Header Ads Widget


PMDB convida Janaína Riva para “projetos maiores”, mas resposta só após embates internos no PSD até julho

Ronaldo Pacheco
Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto
PMDB convida Janaína Riva para “projetos maiores”, mas resposta só após embates internos no PSD até julho
Na busca por novos quadros para a legenda, o presidente regional do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, convidou a deputada estadual Janaína Riva (PSD) e seu grupo para ingressar na agremiação. Ele formalizou o convite durante café da manhã, nesta terça-feira (19), com a parlamentar social democrata, sinalizando até mesmo para a disputa de cargos majoritários – governo e Senado, no futuro.

Bezerra convidou Janaína de olho no espólio do grupo do ex-deputado José Geraldo Riva, ex-presidente da Assembleia Legislativa. São pelo menos 40 prefeitos – podendo chegar a 43 – e aproximadamente 350 vereadores.

Janaína Riva agradeceu ao convite de Bezerra e avisou que consultoria as bases. “É evidente que fiquei lisonjeada com o convite. O PMDB é o maior partido do Brasil e oferece perspectivas para vôos maiores”, revelou ela.

Todavia, lembrou que pretende levar o embate interno no PSD até o final. Na prática, significa que significa chegar às convenções municipais, previstas para meados de julho, enfrentando o grupo do ex-deputado Roberto Dorner, que vai ser nomeado presidente da Executiva Regional, por decisão do presidente nacional do PSD, ministro Gilberto Kassab, das Cidades.
 
O grupo de Janaína Riva, coordenado pelo presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), prefeito Neurilan Fraga (PSD), de Nortelândia, possui até 40 prefeitos no PSD e algo em torno de 350 vereadores. E quase 80 dos prefeitos vão disputar as eleições de 2016.

A reportagem do Olhar Direto apurou que os prefeitos estão insatisfeitos com Gilberto Kassab, porque não foram consultados para escolha de Roberto Dorner, substituto do ex-vice-goverandor Chico Daltro na presidência da Executiva Regional. Parcela considerável dos prefeitos não digere o fato de Dorner ter desistido sua candidatura à reeleição  para a Câmara dos Deputados às vésperas da convenção.

Na prática, a desistência de Roberto Dorner tirou do PSD pelo mínimo uma vaga na Câmara Federal, já que faltaram menos de quatro mil votos para “abrir” a legenda. Caso fizesse mais de 45 mil votos, o que é bem provável,  somada às votações de Chico Daltro e do ex-deputado Eliene Lima, os mais votados da chapa, Dorner possibilitaria até mesmo a segunda vaga social democrata, na Câmara dos Deputados.

“Tenho de conversar com os prefeitos. Ouvi-los.  Conversar com os vereadores e com as demais lideranças do PSD, antes de ter uma opinião formada sobre isso [convite do PMDB], porque temos compromissos a serem honrados”, completou Janaína.

Em reunião anterior, os prefeitos manifestaram desejo de ter representação em pelo menos metade do Diretório. Além de Janaína, falam a mesma língua os deputados estaduais Gilmar Fabris, líder do PSD na Assembleia; e José Domingos Fraga Filho, irmão de Neurilan Fraga.

Postar um comentário

0 Comentários