Header Ads Widget


Taques viaja aos EUA e Fávaro está no comando do Estado pela 1ª vez

O vice-governador, Carlos Fávaro (PP), assumiu a chefia do Executivo, neste domingo (10) à noite, e permanece no cargo até quinta (14), quando o titular, Pedro Taques (PDT), retorna dos Estados Unidos. Nos próximos dias, o governador cumpre agenda em Washington e Nova York em busca de recursos para Mato Grosso. A comitiva conta com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, além da adjunta de Acompanhamento das Políticas e Programas de Desenvolvimento da Casa Civil, Rita de Cássia Oliveira Chiletto, e o presidente da Assembleia, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB).

Em Washington, Taques vai ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde deve apresentar o programa Pró-Pantanal, lançado na última terça (5), no Distrito de Mimoso, em Santo Antônio de Leverger. Taques ainda vai buscar os recursos que foram alocados no BID Pantanal até o início da década passada, ainda na gestão Dante de Oliveira, do PSDB, (já falecido).  O programa acabou extinto sem conseguir a utilização de todo o montante disponível no projeto elaborado inicialmente.

O governador também visitará o Banco Mundial para dialogar sobre investimentos em Mato Grosso, voltados à logística, tendo em vista o grande volume de recursos necessários para realizações de obras de infraestrutura. No mesmo sentido, Taques terá uma agenda com o Fundo de Investimentos Pegasus.

Além disso, o pedetista comparecerá na Universidade Columbia, a mais antiga instituição de ensino superior do estado de Nova York, quinta mais antiga dos Estados Unidos e que está entre as 20 melhores do mundo. Lá, o governador vai apresentar Mato Grosso aos investidores americanos que têm interesses em trazer seus recursos para o Estado. Evento semelhante acontecerá no Clube Harvard, na mesma cidade.

Na programação, Taques vai ao Bank of America discutir a repactuação da dívida do Estado, feita com o banco em 2012. A primeira parcela do empréstimo foi paga em março deste ano. Entretanto, o valor foi acima de R$ 100 milhões, por conta da alta do dólar, o que pesou aos cofres do Estado.


O pedetista ainda integrará a comitiva liderada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que receberá uma honraria da ONG Grupo de Líderes Empresariais (Lide). A agenda também inclui audiência com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Esta é a primeira viagem internacional desde que Taques assumiu o comando do Executivo estadual, em 1º de janeiro. Fávaro, pela primeira vez, assume o Governo em substituição ao titular.

Postar um comentário

0 Comentários