Header Ads Widget


Araguainha no MT registra primeiro homicídio em 22 anos

O município de Araguainha (463km de Cuiabá), considerado o menor município de Mato Grosso e o único dentro de uma cratera formada por um asteróide, registrou seu primeiro homicídio em 22 anos, segundo o Mapa da Violência. O crime aconteceu no sábado (13), em uma festa junina da cidade. O crime chocou os moradores da cidade, que quase lincharam o assassino, preso horas depois.

Segundo informações da Polícia Civil, os quase mil moradores da cidade estavam em uma festa junina do município quando Garcia Ribeiro Barbosa golpeou com três facadas Saulo José de Araújo, que morreu na hora.

“Em depoimento, assim que detido, Garcia disse que estava sendo afrontado pela vítima e por isso agiu e acabou matando seu desafeto”, disse o delegado Carlos Roberto, titular de Alto Garças. A população, inclusive, queria linchar o rapaz quando ele foi preso em sua residência. Foi necessário dar um tiro pro alto para que os moradores se dispersassem.

O que mais chamou atenção dos moradores é que nem em uma cidade pequena e pacata como Araguainha, a paz não teve sossego. Com 46 anos de emancipação, o município não registrava uma ocorrência de qualquer espécie há quase dois meses e a última foi um desentendimento de vizinhos, no qual ninguém acabou preso por causa da boa qualidade do trabalho de prevenção que a Polícia Militar faz na cidade.

A cidade conta atualmente com três policiais militares, sendo um cabo e dois soldados, além de um investigador da Polícia Civil. O Corpo de Bombeiros fica na cidade de Barra do Garças, distante quase 200km de Araguainha e o hospital mais próximo do município fica a 1h30m de viagem.

Existe uma delegacia, onde os infratores são levados para cumprirem pena. O último homicídio em Araguainha foi registrado no ano de 1993, quando um fazendeiro foi assassinado por dois assaltantes que invadiram suas terras para roubar gado. O fazendeiro reagiu ao crime e acabou sendo executado. Os assassinos não eram de Mato Grosso.

Lugar marcante desse pequeno município é o Domo de Araguainha, área erodida de um astroblema (cratera formada pela queda de um asteroide), com 40 km de diâmetro, que resultou do impacto de um corpo celeste de grandes proporções com a superfície da Terra. Pesquisas estimam que o asteroide penetrou 2.400m sob a superfície, abrindo uma cratera de 24 km de diâmetro que hoje, sob efeito da erosão, tem 40 km.


É o maior astroblema conhecido na América do Sul, e a cidade de Araguainha encontra-se dentro dessa cratera. Estudos indicam, ainda, que o impacto ocorreu há aproximadamente 245 milhões de anos e que o local atingido, na época, era um mar de águas rasas. O fenômeno poderia ter sido a causa da extinção de espécies que viviam na época. 

Por: MAX AGUIAR

Postar um comentário

0 Comentários