Header Ads Widget


Ex-deputado José Riva, que já preso, é condenado por promoção

RAFAEL COSTA

O juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Ciro Arapiraca, condenou o ex-deputado estadual José Geraldo Riva (PSD) à perda dos direitos políticos pelo período de três anos por improbidade administrativa. O ex-parlamentar ainda foi condenado a pagar multa civil fixada em R$ 60 mil, o que corresponde a três salários de um deputado estadual, acrescido de juros e correção monetária, proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais.

A punição é resultado de uma ação civil pública por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF).

O magistrado acolheu a acusação de que Riva utilizou indevidamente das obras do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) para promoção pessoal com o uso de dinheiro público. Os outdoors foram espalhados na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, popularmente conhecida como Avenida do CPA, no período de 10 de novembro a 22 de dezembro de 2013 ligando a imagem de Riva à opção do Estado em aderir ao VLT.

Os outdoors traziam os seguintes dizeres: “Esse sonho está mais perto de acontecer. Vale a pena acreditar no progresso de Mato Grosso. Dep. Estadual José Riva”.

A defesa de Riva alegou incompetência absoluta da Justiça Federal e a inexistência de ato de improbidade administrativa, o que foi rechaçado. O MPF reivindicou pagamento por dano moral coletivo no valor de R$ 398 mil, o que não veio a ser acolhido.


Postar um comentário

0 Comentários