19 de junho de 2015

Papa: países ricos devem pagar dívida ambiental do mundo

O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (18) encíclica que exorta economias fortes a tomar medidas sobre mudanças climáticas. O documento faz um pedido moral para a redução do uso de combustíveis fósseis, ressaltando a preocupação com as populações mais pobres do planeta e culpando a indiferença das economias mais poderosas ao longo da História.
“A dívida externa de países pobres se tornou um meio de controle”, escreveu o líder da Igreja Católica no documento que vem sendo aguardado há semanas. “Em várias formas, países em desenvolvimento, onde as mais importantes reservas de recursos naturais são encontradas, continuam a abastecer o desenvolvimento de países mais ricos ao custo de seu próprio presente e futuro. Os países desenvolvidos devem ajudar a pagar essa dívida limitando substancialmente o consumo de energias não renováveis e assistindo países mais pobres a gerar políticas e programas de desenvolvimento sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO!

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Se você se sentiu ofendido com algum comentário aqui publicado, entre em contato imediatamente mandando um email para dorjival@gmail.com