Header Ads Widget


Servidor público de Brasnorte vítima de grave acidente é mostrado no Jornal Hoje.


LEIA A MATÉRIA:

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens no mundo. Nas Américas, os traumatismos provocados pelos acidentes só matam menos que os homicídios.

Nesta quinta-feira (11) os países do Mercosul assinam um acordo para tentar reduzir a violência no trânsito. A situação é tão grave no Brasil, que o primeiro compromisso vai ser evitar que o número de vítimas aumente.

O acidente do paciente Neison Wille foi causado por excesso de velocidade. Ele ficou tetraplégico aos 28 anos. "Se eu estivesse de cinto de segurança, eu não teria sofrido a lesão", fala Wille.
Quando os acidentes não matama, a recuperação é sempre lenta. " É uma freada na cida. As pessoas andam com tanta pressa e depois precisam frear por um ano, meses,. É um minuto que se pensa que se ganha e na verdade se perde com uma imprudência", fala a neurocientista Lúcia Braga, diretora-presidente da Rede Sarah.

Dos pacientes em tratamento na Rede Sarah, vítimas de acidentes de trânsito, a maior parte, 38%, tem entre 20 e 29 anos. O número de jovens que morrem ou sofrem graves sequelas por esse motivo disparou um alerta e há motivos para isso.

A segunda causa de morte entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil, atrás apenas dos homicídios. No geral, em 2009, o Brasil ocupava o quarto lugar no ranking de acidentes de transporte terrestre na região do Mercosul. Hoje está na segunda colocação. A taxa de mortalidade, que era de 18,3 mortes por cem mil habitantes, subiu para 22,5 mortes no mesmo grupo.

Em comparação com países do bloco, o Brasil só perde para a Venezuela que tem uma taxa de 37,2 mortes para cada cem mil habitantes.

No Sistema Único de Saúde (SUS), o reflexo do problema: em 2013, foram 170.805 mil internações por acidentes de trânsito, mais da metade envolve motociclistas - R$ 231 milhões foram usados no atendimento às vítimas.

“Uma verdadeira epidemia. Excesso, exagero que precisa ser enfrentado”, fala o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

As estradas precisam ser mais seguras? Falta equipamento de proteção? A formação de motoristas é deficiente? Tudo isso faz parte de um diagnóstico que vai ser traçado pelos países do Mercosul que  vão assinar nesta quinta-feira (11) um acordo para priorizar a segurança no transito e tentar diminuir as fatalidades que podem deixar marcas para o resto da vida. FONTE: Jornal Hoje

Postar um comentário

0 Comentários