Header Ads Widget


Campanha de vacinação contra a pólio começa no sábado


Começa no sábado (15) a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Em Mato Grosso, a meta é imunizar 95% das 228,2 mil crianças que fazem parte do público-alvo entre os dias 15 e 31 de agosto. Para isso, o Ministério da Saúde entregou ao Estado 285,4 mil doses. O foco são as crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. 

A meta nacional é imunizar 12 milhões de crianças, o que representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças. A vacina é extremamente segura, garantiu a gerente de Vigilância em Agravos Imunopreviníveis da Secretaria de Estado de Saúde, Claudia Soares de Souza Como não existe tratamento para a poliomielite, a única forma de prevenção é a vacinação. "A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%". 

Mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia podem ser vacinadas. Já as crianças com infecções agudas, com febre acima de 38 graus ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina precisam de orientação médica. 

"Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses", explicou a gerente. 

Outra proposta da campanha é aproveitar a ida ao posto de saúde e colocar a vacinação das crianças em dia. Por isso, paralelamente à vacinação contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos. 

Os responsáveis devem levar o cartão de vacinação para avaliação do profissional de saúde, os quais irão avaliar a caderneta infantil, alertando os pais sobre as vacinas que a criança ainda precisa tomar. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com cada situação. (Com Assessoria/SES-MT) 

Postar um comentário

0 Comentários