Header Ads Widget


Ferramenta virtual vai mapear posts ofensivos em redes sociais

ferramenta
Uma ferramenta virtual capaz de fazer uma cartografia das publicações em redes sociais envolvendo minorias será lançada até o final deste mês. O dispositivo, até então nomeado Painel dos Direitos Humanos, poderá ajudar na identificação de casos de violações de direitos humanos, monitorando mensagens de ódio. Segundo os desenvolvedores, o objetivo do mecanismo é contribuir para o empoderamento das minorias sociais.
A ferramenta é resultado de um convênio entre a antiga Secretaria de Direitos Humanos (atual Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos) e o Laboratório de Internet e Cultura (Labic), da Universidade Federal do Espírito Santo. O desenvolvimento do aplicativo, que ainda está na fase de testes, mobilizou cerca de 30 pesquisadores do Labic durante um ano.
A versão 2015 da ferramenta está focada no mapeamento de postagens sobre negros,  indígenas, mulheres e LGBT. A ferramenta integra 15 diferentes softwares que permitem visualizar, no mapa do Brasil, os estados em que as mensagens se concentram e filtrá-las por tempo de publicação: nos últimos 15 dias, sete dias, 24 horas ou mais recentes. A coleta é feita por algoritmos a partir de termos previamente selecionados, como “punição”, “agressão”, “racismo”, “justiça”, “machismo” e “empoderamento”. As palavras são buscadas em publicações do Facebook, Twitter e Instagram.

Postar um comentário

0 Comentários