12 de janeiro de 2015

Taques fará demissões na Seduc e combaterá o analfabetismo


O governador Pedro Taques (PDT) afirmou, nesta segunda-feira (12), que vai realizar cortes no número de professores contratados em Mato Grosso. Para aplicar a medida, ele aguarda um levantamento que está sendo feito pelo secretário de Educação, Permínio Pinto. 

Ele explicou, ainda, que o combate ao analfabetismo é uma das metas de sua gestão e o trabalho será de responsabilidade do Gabinete de Projetos Estratégicos, em em conjunto com a Secretaria de Educação.

Taques lembrou que cerca de 60% dos professores da rede pública estadual não são concursados e reafirmou a necessidade de enxugamento da máquina pública. Ele lembrou, ainda, que Mato Grosso é hoje o terceiro Estado do país em número de professores contratados. 

Ministro confirma uso de bancos públicos para socorrer elétricas

shutterstock_eficienciaenergeticaO ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e o diretor da Aneel (Agência Nacional de energia Elétrica), Reive Barros, confirmaram que três bancos estatais –Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES– serão usados para saldar o rombo bilionário do setor elétrico.
A nova proposta ainda está sendo discutida pelos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga, e da Fazenda, Joaquim Levy.

AGU assegura condenação de mulher que sacou aposentadoria da mãe falecida

A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a condenação de uma mulher do Amapá que sacou por sete anos a aposentadoria rural da mãe dela, mesmo após o falecimento da segurada, em 1998. Ela foi condenada a ressarcir em mais de R$ 38 mil o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os saques só foram suspensos em 2005, quando o benefício foi cortado pela Previdência. Em sua defesa, a filha da segurada admitiu ter sacado os valores, mas disse que tinha a intenção de devolver o dinheiro. Os procuradores federais pediram a condenação da ré a devolver o dinheiro recebido indevidamente e solicitaram o bloqueio dos investimentos financeiros dela para garantir o ressarcimento aos cofres públicos.

Candidatos já podem consultar vagas da primeira edição do Sisu 2015

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (12) as vagas para consulta da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). VEJA AQUI.
Os estudantes podem conferir as opções de vagas por município, instituição ou curso e se preparar para as inscrições que começam na próxima segunda-feira (19) no sitesisu.mec.gov.br. O prazo vai até as 23h59 do dia 22.
sisu-vagas

Delator investigado na Lava Jato pede perdão judicial

A defesa de um dos delatores do esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato pediu à Justiça Federal perdão judicial. Os advogados do executivo Júlio Gerin de Almeida Camargo, ligado à empresa Toyo Setal, alegam que o acusado merece o benefício por ter ajudado a identificar pessoas e detalhes sobre os desvios de recursos na Petrobras.
Em resposta à abertura da ação penal contra Camargo, ocorrida em dezembro passado, a defesa reafirmou todas as declarações dele em depoimento de delação premiada firmado com o Ministério Público Federal (MPF). O executivo confirmou pagamento de U$ 30 milhões ao empresário Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, para intermediar a compra de sondas de perfuração para a Petrobras.
“Desta forma, procedem por completo os fatos narrados na denúncia oferecida nos presentes autos, por serem absolutamente fiéis às declarações prestadas por Júlio Gerin de Almeida Camargo em colaboração premiada e, ainda, aos documentos por ele apresentados”, declarou a defesa.

Kassab diz que Minha Casa, Minha Vida não terá cortes

minha casa minha vidaO ministro das Cidades, Gilberto Kassab, disse hoje (12), após despacho com a presidenta Dilma Rousseff, que o Programa Minha Casa, Minha Vida não sofrerá cortes no orçamento. A declaração foi feita em entrevista ao Blog do Planalto, que divulga ações do governo federal. “O Programa Minha Casa, Minha Vida não sofrerá cortes, é um programa que terá continuidade e que permanecerá como uma prioridade do governo. Isso já é uma definição da presidenta Dilma”, disse Kassab na entrevista.
O Minha Casa, Minha Vida tem como meta reduzir o déficit habitacional no país. No ano passado, Dilma anunciou a terceira etapa do programa com a meta de construir 3 milhões de unidades habitacionais a partir de 2015. Na semana passada, a presidenta limitou gastos mensais da administração pública federal por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União. O bloqueio das despesas corresponde a uma vedação de gastos não obrigatórios. A medida atinge despesas de custeio e investimentos, mas mantém os gastos constitucionalmente protegidos, como desembolsos com pessoal, aposentadorias e benefícios assistenciais.

Cristiano Ronaldo leva pelo 2º ano consecutivo e iguala Ronaldo e Zidane

crboladeouro
PLACAR - Neuer e Messi bem que tentaram, mas 2014 foi mesmo de Cristiano Ronaldo. Nesta segunda-feira, o português foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo. É o seu segundo título do gênero em sequência, o terceiro na carreira – levou a melhor também em 2008.
Pelo Real Madrid, CR7 teve um ano fantástico. No primeiro semestre, ficou com a artilharia do Espanhol 2013/2014, com 31 gols e, principalmente, faturou a décima Champions do clube merengue como goleador máximo do torneio, com 17 bolas na rede. No segundo semestre, ergueu a Supercopa europeia e o Mundial de Clubes.
O retrospecto pela seleção, no entanto, não foi dos melhores. Longe de sua melhor forma física, Cristiano foi à Copa do Mundo como grande estrela, mas saiu ainda na primeira fase com apenas um gol marcado. Cristiano Ronaldo é o segundo português a levantar o prêmio de melhor do mundo da Fifa. Em 2001, Figo conquistou a honra.

Acabaram as férias. Voltamos à blogosfera nesta segunda-feira.

Olá pessoal. 

Após duas semanas de descansos com a família, estamos de volta ao nosso trabalho como blogueiro. 

Neste ano ganharemos uma página nova, super profissional. 

Aguardem o novo Diário de Tangará que será portal e blog.

Abraços

Dorjival Silva
Blogueiro

Polícia Civil apreende veículo do Estado usado indevidamente em Brasnorte


Uma carreta do Governo do Estado que prestava serviços particulares foi apreendida pela Polícia Judiciária Civil, na zona rural de Brasnorte (579 km a Noroeste). O flagrante foi efetuado no sábado (10.01), quando a carreta transportava um trator esteira até uma fazenda no município. 

O veículo pertence a Secretaria de Infraestrutura e Logística e conforme o motorista esta seria a segunda vez que utiliza o caminhão do Estado para transportar maquinário particular. A carreta está na localidade a serviço da empresa Trimec Construções e Terraplanagem LTDA, que tem contrato com o Governo do Estado para manutenção e  recuperação de rodovias estaduais. 

O delegado de Brasnorte, Adil Pinheiro de Paula, comunicou a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz) e e instaurou inquérito para apurar o possível envolvimento de servidores públicos e de  representantes das empresas contratadas pelo Estado, na utilização indevida de maquinário público para fins particulares, o que configuraria em tese o crime de peculato.

De acordo com o delegado, serão ouvidas pessoas citadas nos depoimentos de dois funcionários da  Trimec, bem como os representantes da empresa e requisitados os contratos do Estado do Mato Grosso com as empresas citadas. "Será apurado ainda o uso de combustível pago pelo Estado para fins particulares", disse. 

O caminhão do Estado encontra-se apreendido e a Secretária de Infraestrutura e Logística será oficializada para fazer a liberação do caminhão na Delegacia de Polícia de Brasnorte.

FONTE: Assessoria/PJC-MT