17 de janeiro de 2015

Deputados querem alterar regra no Conselho de Ética para “aliviar” vida de acusados de desvio

Integrantes do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados propuseram uma minuta que altera regras do colegiado para beneficiar parlamentares acusados de desvio de recursos públicos, segundo a revista IstoÉ deste sábado, 17. O texto cria uma espécie de “leniência parlamentar” e permite que o deputado acusado se proponha a devolver o dinheiro desviado. Também estabelece que processos contra parlamentares só podem ser abertos no Conselho se as denúncias tiverem provas materiais.
“A proposta de ressarcimento deverá ser apresentada pelo Conselho de Ética à Mesa, no caso de comprovação de uso indevido pelo representado de recursos públicos ou de recebimento de vantagens indevidas”, diz o documento obtido pela revista. O texto abriria uma brecha para a absolvição dos deputados, mesmo se comprovado o desvio.
Outra proposta pretende proteger a imagem dos parlamentares durante as investigações. O projeto de resolução do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que tramita na Mesa Diretora da Câmara desde dezembro, impõe punições a políticos ou servidores que vazarem informações “comprometedoras”. O texto justifica a medida dizendo que depoimentos em Comissões Parlamentares de Inquérito podem ser tão “comprometedores” que, mesmo após o prazo de sigilo, há chance de “remanescer o risco” a “vida ou integridade” do depoente ou do denunciante.

CONFIRMADO: Indonésia executa brasileiro

Da bbc:


Apesar de pedidos de clemência vindos de ONGs internacionais e mesmo diretamente da presidente Dilma Rousseff, o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, foi executado na tarde deste sábado na Indonésia pelo crime de tráfico de drogas.

O cumprimento da pena capital foi confirmado por um porta-voz da Procuradoria Geral do país à BBC Indonésia.

Preso desde 2003 depois de ser flagrado no aeroporto da capital Jacarta com 13,4kg escondidos em ferragens de uma asa delta, o carioca foi condenado à morte em 2004.

Ele é não apenas o primeiro brasileiro a ser executado no exterior, mas também o primeiro ocidental morto pelas autoridades da Indonésia, país em que o tráfico de drogas é punido com esta pena.

Archer e outros quatro prisioneiros estrangeiros, além de uma mulher indonésia, foram fuzilados pouco depois da meia noite (15h de Brasília) na prisão de segurança máxima da Ilha de Nusakambangan, na costa de Java, no Oceano Índico.


Antes da execução, o brasileiro teve a chance de um encontro com seu parente mais próximo, a tia Maria de Lourdes Archer Pinto, de 61 anos, que viajou do Brasil levando alguns itens para sua última refeição.

Um pai tenta enterrar sua filha viva, porque ela era uma menina

Um pai tenta enterrar sua filha viva, porque ela era uma meninaMenina enterrada viva na Índia | Foto: Daily Mirror
antena3.com  | Madrid | Atualizado 17/1/2015 às 13:34 pm

Um homem foi preso por tentar enterrar sua filha viva 10 anos na cidade indiana de Tripura. De acordo com o jornal britânico Espelho , pouco foi encontrado por vizinhos.A criança foi enterrado metade da cintura para baixo e amordaçado.
O pai da menina, Abdul Hussein, levou sua esposa não estava em casa para levar a menina para a parte de trás do jardim da família e lá começou a cavar um buraco em que depois que ele colocou a menina para semienterrarla.
Quando a mãe voltou, o pai colocou uma cesta acima da menina para continuar enterrando mais tarde. Felizmente, alguns vizinhos viram a menina e deu a voz de advertência .
De acordo com o Daily Mirror, o pai tentou matar sua filha pelo fato de ser uma menina .
Hussein foi imediatamente detido e enfrenta acusações de tentativa de homicídio

Segurança Pública deflagra duas operações contra criminalidade

A Secretaria de Segurança Pública deflagrou duas operações, ao longo da noite de sexta-feira (16), com o objetivo de diminuir a criminalidade e combater o tráfico de drogas, na área metropolitana de Cuiabá.

Por meio da operação "Boca Limpa", a Polícia Militar cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, em dez bairros da Capital. São eles: Jardim Passaredo, Campo Velho, Pedra 90, Jardim Industriário, Sucuri, Santa Izabel, São Matheus, Tijucal, Jardim União e Novo Paraíso.

Durante a operação, os agentes apreenderam cerca de 6 kg de entorpecentes (pasta base e maconha), 4 armas de fogo e 3 balanças de precisão; 23 pessoas foram conduzidas; 22 aparelhos celulares, 3 tabletes, 1 nootbook e aproximadamente R$ 6,3 mil em espécie foram apreendidos.

Filme mostrará Dilma engraçada e péssima cozinheira

Dilma reencontra ex-companheiras da Torre das Donzelas durante a posse de seu segundo mandato
Dilma reencontra ex-companheiras da Torre das Donzelas durante a posse de seu segundo mandato
Dias depois de tomar posse em seu primeiro mandato, em 2011, a presidente Dilma Rousseff foi convidada a cozinhar no programa “Mais Você”, de Ana Maria Braga, e mal conseguiu preparar uma omelete. Pôs a culpa no bate-papo com a apresentadora, mas, segundo ex-detentas que dividiram a prisão com ela na época da ditadura militar, Dilma nunca foi cozinheira de mão cheia.
Essa será uma das revelações do documentário “Torre das Donzelas”, sobre a ala de um presídio de São Paulo onde ficavam confinadas as presas políticas durante a ditadura militar. “Todo o mundo falava isso. Quando era o dia da Dilma na cozinha, algumas colegas se recusavam a comer”, contou ao UOL, por telefone, a diretora do filme, Susanna Lira.
Segundo a diretora, o documentário deve ficar pronto até o final deste ano e se concentrará nas histórias que se passaram na Torre das Donzelas, uma construção redonda, de estilo colonial, que fazia parte antigo presídio Tiradentes. Dilma permaneceu três anos no local, de 1970 a 1972, antes de ele ser desativado e demolido, em 1973, após ter a estrutura abalada por obras do metrô.

Psiquiatra Wafa Sultan dá lição de moral no Islamismo - vídeo

“O confronto que estamos testemunhando no mundo não é um conflito entre religiões, ou um choque de civilizações”, constata na abertura do vídeo a psiquiatra Wafa Sultan. “É um confronto entre dois opostos. É um confronto entre duas eras. É um choque entre uma mentalidade que pertence à Idade Média e outra mentalidade que pertence ao século XXI. É um confronto entre a civilização e o atraso”.
Nascida na Síria há 55 anos, hoje residente nos Estados Unidos, Wafa transformou sua participação no programa da TV árabe Al-Jazeera em desmoralização da conversa fiada que responsabiliza os países ocidentais pela violência endêmica do fundamentalismo islâmico ─ e transforma em culpados os alvos de muçulmanos radicais.
Com a segurança de quem viveu nos dois lados do confronto , com a veemência de quem sabe como as mulheres são tratadas em paragens primitivas e em terras civilizadas, Wafa disse tudo em menos de cinco minutos. Confira.

Pesquisa: 52% dos roubos e furtos de carros são entre 18 e 0h

Um estudo encomendado por duas das maiores seguradoras do país, a Banco do Brasil Seguros e a Mapfre, a que UOL Carros teve acesso em primeira mão, mostra que Carioli corria mesmo mais riscos naquele horário: os índices de roubo (com ameaça ou ação violenta) e furtos de carros são maiores à noite (18h às 24h).
A “temida” madrugada (0h a 6h) na verdade é o período em que há menos ocorrências — mesmo com carros “dormindo” nas ruas e muitas pessoas dirigindo sozinhas. O levantamento, que considera os sinistros registrados em 2014 pelos clientes das duas seguradoras em todo o território nacional, mostra que mais da metade dos crimes, exatos 52%, ocorreu entre 18h e 0h. A madrugada foi palco de apenas 8%.
horaroubo
O dia da semana, porém, não fez a menor diferença na história de Carioli: o risco de perder o carro é o mesmíssimo de segunda a domingo. Cada dia registrou cerca de 14% das ocorrências, com “desempate” apenas nos décimos de ponto percentual.
diaroubo

Dilma já avisou: não existe “ministro de partido”, mas “ministro de governo”

dilma boxeSegundo o blogue do Gerson Camarotti, no G1, a primeira reunião ministerial do seu segundo governo, marcada para o próximo dia 27, a presidente Dilma Rousseff dará um recado para sua equipe: a de que não existe “ministro de partido”. E que todos os titulares do primeiro escalão são “ministros do governo”.
No encontro, haverá uma parte reservada para explicar o ajuste fiscal. A determinação é que todos os ministérios devem ajudar no esforço para controlar os gastos públicos.

Seguidores de Marina Silva articulam criação de novo partido

Marina-Silva-300x242Um novo partido está em processo de criação no Brasil. Dessa vez a futura legenda congrega ex-seguidores de Marina Silva. E nessa articulação, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) foi recebida ontem como visita ilustre na reunião de militantes de um novo projeto político, provisoriamente batizado de Avante, na capital paulista.
Segundo ao Estadão, o projeto envolve pessoas que foram ligadas ao Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, como o historiador Célio Turino, o sociólogo Marcelo Soares e o jornalista Emílio Franco Jr., e conta com outros interessados também. O grupo deixou a Rede decepcionado com a decisão de Marina de apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.

Lula e o PT tentam impedir Marta de deixar o partido

20150117024722_cv_MARTAINACIOPEQUENOimagesCAI6MUGX_gdeA cúpula do PT decidiu sinalizar à senadora Marta Suplicy (SP) que deseja negociar sua permanência no partido, com aval e atuação direta do ex-presidente Lula.
A senadora tem se movimentado para sair do PT e concorrer à Prefeitura de São Paulo ainda em 2016, por outra legenda. Nesse cenário, na avaliação de dirigentes petistas, ter Marta na disputa poderia prejudicar a reeleição de Fernando Haddad (PT).

Empreiteiras querem pagar para se livrar de tudo

20150117014935_cv_EMPREITEIRAPEQUENOimagesCA97EEAQ_gdeAs empreiteiras envolvidas na ‘lava jato’ estudam a possibilidade de um amplo acordo de leniência combinado com delação premiada. O impasse com as autoridades está justamente na libertação dos executivos.
Por meio de seus advogados, algumas empresas acenam com pagamentos milionários a título de multa, além do compromisso de não participar de novas licitações de órgãos públicos pelo período de 3 a 5 anos e até de deixarem de fazer doações eleitorais. Uma das empreiteiras fala em um desembolso de R$ 1 bilhão.

Álcool prejudica o descanso

cervejaTomar uma taça de vinho ou outra bebida antes de se deitar pode ajudar uma pessoa a dormir mais rápido, mas apesar de inicialmente atuar como sedativo, o álcool provoca perturbações no sono que atrapalham mais o descanso, diz estudo publicado ontem on-line em adiantamento à edição de fevereiro do periódico científico “Alcoholism: Clinical & Experimental Research”.
Segundo os pesquisadores, embora a substância promova a atividade das chamadas ondas delta no cérebro, associadas a estágios de sono profundo sem sonhos, ela também traz um aumento na potência das ondas alfa na região frontal do órgão, vistas como reflexo de um sono agitado. “As pessoas tendem a se focar nos relatos das propriedades sedativas do álcool, que se traduzem em um menor tempo para dormir, particularmente em adultos, do que nas perturbações que ele provoca mais tarde na noite — critica Christian L. Nicholas a’O Globo.

Orçamento Impostivo aguarda votação em segundo turno

dinheiro bloqueadoCom o retorno das atividades parlamentares, aumentaram as expectativas para a votação conclusiva do chamado Orçamento Impositivo. Previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 358/2013, ele torna obrigatória a execução de emendas individuais captadas por deputados e senadores. A PEC precisa ser votada em segundo turno na Câmara dos Deputados, antes de ser promulgada.
EM 2014, houve atraso na apreciação da matéria, pois os deputados não concordam com algumas modificações feitas pelos senadores. Pelo texto do Senado, a execução das emendas individuais ao orçamento deve obedecer o limite de 1,2% da receita corrente líquida (RCL) da União realizada no ano anterior. Na Câmara esse limite era de apenas 1%.
Outro entrave está relacionado ao financiamento da Saúde. Os senadores incluíram na PEC regras específicas sobre a ampliação progressiva dos recursos aplicados pelo governo federal no setor. Deve-se nos cinco anos seguintes ao da promulgação da emenda constitucional, alcançar 15% da RCL da União.

Quase R$ 1 milhão para filme sobre Fernando Henrique

20150117022746_cv_FFERNANDOHENRIQUEPEQUENOimages_gdeO Ministério da Cultura autorizou a produtora FBL e Associados a captar 914 000 para um documentário sobre Fernando Henrique Cardoso. Vai se chamar FHC – Caminhos da Democracia, e faz parte de uma série da produtora sobre personalidades brasileiras.
O filme já deveria ter sido rodado, mas a produtora preferiu filmar antes a cinebiografia do ator Sérgio Britto.
A propósito, também está em fase de captação um filme que tem como contexto as privatizações dos anos 1990, durante os governos de FHC. Montanha Russa, do diretor Vinícius Reis e produzido pela Tacacá Filmes, é baseado na história real de um homem que se vê obrigado a se aposentar na empresa onde fez carreira porque ela vai ser privatizada.

Paulo Prado continua no cargo como procurador-geral do Estado por mais dois anos

O governador Pedro Taques (PDT) esperou até o penúltimo dia de prazo. Mas ontem à noite ele definiu que Paulo Prado continua no cargo como procurador-geral do Estado por mais dois anos. O cargo representa o posto máximo na estrutura do Ministério Público Estadual.

A lista tríplice havia sido encaminhada pelo MPE no dia 2 de janeiro com a indicação de Prado, candidato à reeleição, e primeiro colocado, com 147 votos dos 213 votantes.

Em seguida, ficou o promotor de justiça Vinícius Gahyva, com 68 votos, e por último o procurador de justiça Edmilson da Costa Pereira, com 66.

Apesar de um suposto compromisso afirmado durante a campanha eleitoral, quando respondeu por e-mail algumas perguntas feitas pelo MPE, de que nomearia o primeiro colocado da lista, Taques havia afirmado que este critério poderia não ser o adotado por ele, o que gerou grande suspense. Que durou até às 21 horas de ontem.

Ossada humana é encontrada próximo a fazenda em Campo Novo do Parecis


Uma ossada humana foi encontrada ontem (16), em uma mata próxima a uma fazenda no Distrito Itamarati Norte em Campo Novo do Parecis.

A ossada foi localizada próxima uma árvore, coberto por uma manta.

A Polícia Civil foi até o local, mas é impossível no momento identificar a vítima ou mesmo determinar a causa da morte.


A ossada foi transladada para Cuiabá, onde será feita uma tentativa de identificação. Parecis.Net

Ex-vereador Ademir Florão é baleado em assalto em Tangará da Serra


O radialista e ex-vereador tangaraense Ademir Florão (41), foi vítima de assalto seguido de um disparo de arma de fogo, ontem, à tarde, no bairro Alto da Boa Vista, em Tangará da Serra.

De acordo com informações da Rádio Pioneira, o ex-vereador recebeu um disparo na altura do abdômen.

Socorrido por uma unidade do SAMU, Florão foi conduzido a uma clínica particular de Tangará da Serra onde passou por procedimentos cirúrgicos e passa bem.

O veículo do ex-vereador foi localizado ontem mesmo por uma guarnição da Polícia Militar no município de Barra do Bugres. Não há notícia da prisão do criminoso.