22 de janeiro de 2015

Sisu 2015 bate recorde com registro de 2,58 milhões de inscritos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h de hoje (22) 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram. O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes. Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu.

Polícia no BBB

alanBBBA Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro vai ao Projac nos próximos dias para ouvir um dos participantes do Big Brother Brasil 15.
O carioca Luan Patrício, de 23 anos, afirmou ter matado um menor de dezesseis anos no Complexo do Alemão, enquanto servia o Exército, em 2010. Na ocasião, Luan integrava o 8º Grupo de Artilharia que ocupou as favelas da região.
O Exército nega que tenha havido qualquer morte em confronto com esta unidade. Mas o delegado Rivaldo Barbosa quer ouvir os detalhes da história que Luan contou apenas superficialmente diante das câmeras para o país inteiro ouvir.

Aumento do percentual de etanol na gasolina deve ser definido em fevereiro

gasolina2O governo federal deverá definir no início de fevereiro se o percentual de etanol adicionado à gasolina vendida nos postos será alterado. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, haverá uma reunião técnica no dia 28 deste mês e no dia 2 de fevereiro a decisão deve ser anunciada.
Moan reuniu-se hoje (22) à tarde com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. Também participaram do enconro representantes de entidades do setor de petróleo, gás natural e combustíveis. Atualmente, o percentual de etanol anidro misturado à gasolina é 25%. Em setembro do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff sancionou projeto de lei autorizando o aumento do percentual para 27,5%. Entretanto, a viabilidade técnica tem de ser comprovada.

PSD apóia Chinaglia e acirra disputa pela presidência da Câmara

chinagliaA disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, a dez dias da eleição, se intensifica com a decisão anunciada hoje (22), pelo PSD, que tem 36 deputados, anunciou apoio ao candidato do PT, Arlindo Chinaglia (SP), e passa a integrar o bloco formado por PT, PCdoB e Pros.
Ao anunciar o apoio, o líder do partido na Casa, deputado Rogério Rosso (DF), disse que a decisão foi “tranquila. Fazemos isso com muita tranquilidade, com muita convicção, sabemos dos desafios que teremos na próxima legislatura”, disse Rosso durante entrevista coletiva para anunciar o apoio.
Marcada para o dia 1º de fevereiro, a eleição já é considerada a mais disputada dos últimos anos, desde que o então deputado Severino Cavalcanti derrotou o petista Luís Eduardo Greenhalgh em 2005. Além de Chinaglia, também concorrem ao cargo o líder do PMDB, Eduardo Cunha, principal opositor do petista, e o líder do PSB, Júlio Delgado (MG).

Artigo diz que tomar banho uma vez a cada três dias é o ideal

banhoDurante o verão, as altar temperaturas nos faz ter que tomar uma série de banhos para conseguirmos nos sentir confortáveis. Apesar da crise hídrica, não resta muita opção quando não se tem um ar-condicionado sempre por perto. Mas, nas outras épocas do ano, tomar banho constantemente não é algo muito diferente. O brasileiro adquiriu o hábito de tomar ao menos um banho por dia, coisa que nem sempre é feita em alguns países, mesmo os mais desenvolvidos.
Mas você já se perguntou se realmente é necessário tomar banho todos os dias? Segundo o artigo de Rachel Wilkerson Miller, do BuzzFeed, alguns especialistas afirmam que não precisamos tomar banhos com tanta frequência como somos acostumados. Médicos dermatologistas explicaram que devemos tomar banhos de dois a cada três dias, reduzindo assim problemas na pele e possíveis doenças. A autora falou com dois dermatologistas sobre o assunto, e eles explicaram um pouco mais sobre o assunto.

Devedor de MT só pode ser negativado após ser comunicado

PRISCILLA VILELA

A partir de agora, para que uma empresa consiga incluir o nome de devedores em cadastros de negativação em Mato Grosso, será necessário que o devedor seja comunicado sobre a intenção por meio da modalidade de Aviso de Recebimento (AR).

A medida proposta pelo deputado Sebastião Rezende (PR) e aprovada pelo Governo do Estado, tem efeito imediato. As empresas que descumprirem a determinação registrada através da Lei nº 10.260 poderão ser multadas.

Segundo o gerente de fiscalização e controle do Procon, Ivo Vinícius Firmo, a lei é a forma de garantir que a antiga orientação dada as empresas sejam de fato cumprida, garantindo ao consumidor o direito de resgatar dívidas antes que elas sejam executadas.

Relatório que incrimina Eraí Maggi é enviado à PF, MP e Receita

CAMILA RIBEIRO


A Polícia Federal, Receita Federal, Delegacia de Polícia Fazendária (Defaz) e os ministérios públicos Federal e Estadual receberam, nesta semana, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou suspeita de fraude e simulação de negócios na Cooperativa Agroindustrial de Mato Grosso (Cooamat), ligada ao empresário Eraí Maggi (PP).

Conforme consta no relatório entregue aos órgãos, o empresário e proprietário do Grupo Bom Futuro, Eraí Maggi, atuava como dono da Cooamat e 78% das movimentações financeiras da cooperativa eram feitas por ele.

Polícia intensifica operação contra o tráfico em Mato Grosso

ADILSON ROSA

A Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Civil deflagrou, na quarta-feira (21), a Operação "Actio Auctoritatis" para combater o tráfico de drogas na Capital e no interior de Mato Grosso.

A meta é aumentar 10% do número de instauração de inquéritos policiais e a conclusão dos procedimentos, com autoria definida referente aos crimes de roubo, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

Um levantamento da Polícia Militar aponta que, no ano passado, foram quase 3.000 ocorrências, nas quais foram presos suspeitos de tráfico.

Frei Betto: Lula só não será candidato se morrer e o governo Dilma é desafinado

“Em 2018, o ex-presidente Lula só não será candidato a presidente da República se acontecer a desgraça de morrer antes”.
Autor da frase: Frei Betto. Um ferrenho critico do governo Dilma Roussef que em entrevista a Revista IstoÉdeclarou que a atual gestão é um coral desafinado, reportando-se ao novo ministério da presidente.

Auxílio-doença do INSS poderá ficar menor a partir do dia 1º de março

As mudanças no benefício previdenciário poderão reduzir o valor pago para o trabalhador que precisar ficar afastado e, em contrapartida, elevar os custos das empresas com os afastamentos. Atualmente, o auxílio-doença do INSS equivale a 91% da média das maiores contribuições pagas pelo segurado desde julho de 1994.
A nova regra fará com que o benefício não seja maior do que a média das últimas 12 contribuições do trabalhador, independentemente de quando elas foram feitas. No momento da concessão, o INSS irá ponderar qual será o cálculo menos oneroso para os cofres públicos: o sistema das maiores contribuições desde 1994 ou aquele que considera as 12 últimas.

Famoso medium cuida da saúde de Lula

1O famoso médium João de Deus, fundador da Casa Dom Ignácio, em Abadiânia (GO), foi procurado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para curá-lo da reincidência do câncer. Tornaram-se amigos desde que o ex-presidente fez tratamento alternativo com o curandeiro contra o câncer na laringe, já curado.. Lula foi visto em Abadiânia em meados do ano passado, e depois João de Deus passou a visitar o ex-presidente em São Paulo periodicamente.
A reincidência atingiu um órgão vital do ex-presidente, segundo fontes ligadas à família de Lula, e o ex-presidente passou prioritariamente a se tratar durante a madrugada no hospital Sírio Libanês, com medicamento importando e de forte dosagem, ao preço de aproximadamente R$ 30 mil por mês. O que, segundo relatos de quem o acompanha, evita quimioterapia e reduz drasticamente os efeitos no corpo.

Desincompatibilização de servidor público candidato pode passar de três para seis meses

urna-biometrica-2-300x224Os servidores públicos que desejem se candidatar a cargo eletivo poderão ter ampliado o prazo de desincompatibilização exigido de três para seis meses. A alteração na Lei de Inegibilidade consta do PLS 334/2014, apresentado em novembro pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA). O projeto aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
De acordo com a legislação, o afastamento garante a percepção de vencimentos integrais, valendo para servidores estatutários ou não, de órgãos e entidades da administração direta ou indireta da União, dos Estados e dos municípios, inclusive de fundações mantidas pelo Poder Público. Como adequação à mudança defendida pela senadora, ela também apresentou o PLS 335/2014, que transfere o período das convenções partidárias de 10 a 30 de junho para 10 a 30 de abril.

Ministro admite possibilidade de recessão no primeiro trimestre deste ano

joaquim levy
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitiu hoje (21) a possibilidade de o país registrar contração econômica no primeiro trimestre de 2015, mas ponderou que a recessão deve ser momentânea. “Um trimestre de recessão não quer dizer nada em termos de crescimento”, destacou.
Para o ministro, a recuperação da credibilidade e da confiança no país impulsionará o investimento e ajudará a preservar o emprego e o consumo nos meses seguintes. Ele participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, e minimizou o impacto das medidas de ajuste fiscal anunciadas segunda-feira (19) na produção e no consumo em 2015, pois considera que os efeitos dos cortes de gastos e do aumento de tributos devem limitar-se aos primeiros meses de 2015.
Levy também informou que o governo deverá continuar a fazer ajustes para retomar o crescimento. Segundo ele, as medidas de corte de gastos e de aumento de tributos anunciadas nas últimas semanas são apenas o primeiro passo para reequilibrar a economia.

Cúpula do PMDB reage à ascensão de Kassab e Cid

kassabcid
Irritada com o tratamento do Planalto ao PMDB, a cúpula do partido avalia como “desastrosa” a iniciativa do governo de articular uma base aliada “alternativa” no Congresso liderada pelos ministros Gilberto Kassab (Cidades) e Cid Gomes (Educação), membros do PSD e do Pros, respectivamente.
Segundo a Folha de São Paulo, o tema foi tratado por peemedebistas na segunda (19), na casa de Renan Calheiros (PMDB­AL), em Brasília. Participantes reclamaram que o governo está desorientado sobre as disputas para os comandos do Senado e da Câmara e “escanteando” o PMDB e a CNB (Construindo um Novo Brasil), ala majoritária do PT ligada ao ex-presidente Lula, no Congresso.
O objetivo do Planalto ao incentivar uma base “alternativa” é ficar menos dependente do PMDB no Congresso. Peemedebistas ouvidos pela Folha disseram que a ideia de delegar poderes de articulação política à dupla Cid e Kassab é “desastrada”. Segundos eles, a dupla não teria a veia “profissional” da legenda para operar temas espinhosos no Congresso, principalmente em ano de crises iminentes, como os desdobramentos da Operação Lava Jato e reflexos da crise econômica.

Termina hoje prazo de inscrição no Sisu

Hoje (22) é o último dia para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tiraram 0 na redação podem se candidatar a vagas no ensino superior público na página do Sisu até as 23h59. As notas de corte podem ser consultadas no sistema. Elas não garantem a vaga ao candidato, são apenas uma referência.
Segundo o último balanço do Ministério da Educação, até a noite de ontem, 2,3 milhões fizeram a inscrição. A recomendação é que os interessados não deixem para a última hora. Em 2014, cerca de 6,2 milhões fizeram o Enem.
Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. O resultado será divulgado no dia 26. Os candidatos que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.

Petrobras boicota envio de informações à Lava Jato

20150121113058_cv_Petrobrasbr1_gdeA Petrobras tenta impedir o Tribunal de Contas da União (TCU) de enviar informações de um de seus projetos, suspeito de irregularidades, à força-tarefa responsável pela operação “lava jato”. A estatal recorreu contra despacho do ministro André Luís de Carvalho, que determinou a remessa, à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal no Paraná, de processo que apura superfaturamento na construção da rede de gasodutos Gasene. O julgamento do pedido está previsto para esta quarta-feira (21/1), em sessão sigilosa

Paralisação de trabalhadores causa transtornos nos aeroportos do país

tumblr_lqlbhj7H1t1r2o856o2_500Passageiros de voos marcados para a manhã desta quinta-feira (22) enfrentam problemas para embarcar. Os trabalhadores da aviação civil paralisaram por uma hora, das 6h às 7h, todas as decolagens e atendimentos nos aeroportos do país. A mobilização de aeronautas e aeroviários da base da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (Fentac) é para reivindicar um aumento de 8,5% nos salários e demais benefícios recebidos.

Aumento do IOF nas operações de crédito vale a partir desta quinta

Foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que aumenta a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito para as pessoas físicas. A medida entra em vigor nesta quinta-feira (22).
Decreto 8.392/2015 eleva o IOF de 1,5% para 3% ao ano (0,0082% ao dia). O aumento faz parte do conjunto de quatro medidas anunciadas na última segunda-feira pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em estratégia do governo para elevar a arrecadação e melhorar o superávit primário.