Bastidores da Política - Judiciário - Direito - Educação - Gente - Meio Ambiente e Imóveis
1 de fevereiro de 2015
Japão chora a morte de Goto, um repórter preocupado em dar voz aos mais vulneráveis.
As histórias das pessoas mais
vulneráveis, das crianças e dos pobres eram as que impulsionavam o jornalista
Kenji Goto, que teve sua vida tirada brutalmente pelo grupo extremista Estado
Islâmico (EI).
A notícia de seu assassinato em um
vídeo feito por jihadistas mergulhou o Japão em um estado de choque e luto no
domingo, dias depois de sua situação como refém na Síria ter unido muitas
pessoas para orar por sua libertação.
Kenji morreu, e meu coração está
partido. Eu estou sem palavras. A minha única esperança é a que possamos
continuar com a missão de Kenji para salvar as crianças da guerra e da pobreza
— disse a mãe do jornalista, Junko Ishido.
Tiririca assume 2º mandato e diz que circo é mais organizado que Câmara
Guilherme Maluf é eleito presidente da Assembleia de Mato Grosso com 23 votos
DOUGLAS TRIELLI
O deputado
estadual Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PR),foram
eleitos presidente e primeiro-secretário, respectivamente, da Mesa Diretora da
Assembleia Legislativa.
Os deputados
conseguiram 23 votos a seu favor. Apenas um voto foi em branco.
O parlamentar
era apoiado pelo governador Pedro Taques (PDT).
Além de
ambos, a chapa vitoriosa é composta pelo deputado Eduardo Botelho (PSB) na 1ª
vice-presidência e Pedro Satélite (PSD), como 2º vice, Wagner Ramos (PR), como
2º secretário, Max Russi (PSB), como 3º secretário, e Baiano Filho como 4º
secretário.
Aumento de impostos sobre combustíveis começa a valer hoje
A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o óleo diesel aumentará no dia 1º de maio, quando poderá haver a redução do PIS e da Cofins. As medidas fazem parte do aumento de tributos anunciado na semana passada pelo governo, que espera obter R$ 12,2 bilhões com a arrecadação.
A Petrobras informou que irá repassar o aumento dos tributos para o preço dos principais derivados do petróleo nas refinarias. A elevação preço para o consumidor nos postos de combustíveis irá depender da decisão de cada estabelecimento, e deve ocorrer à medida em que os estoques atuais forem renovados.
Mulheres de deputados pedem passagem aérea em verba
Em encontro com um grupo de 20 mulheres de deputados, o candidato à presidência da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu neste sábado (31) apelos para que, se eleito, volte a incluir a previsão de passagens aéreas das esposas na verba de gabinete dos parlamentares.
“Não esqueci”, disse ele a uma das participantes do chá organizado pela deputada Nilda Gondim (PMDB-PB). Mulheres de deputados que estavam no evento afirmaram que Cunha procura sempre incluí-las nas conversas. Esposa do deputado Carlos Marun (PMDB-RS), Luciane Marun afirmou participar dos eventos políticos sempre que necessário. “Atuamos por tabela. Estou aqui para mostrar apoio”, disse.
Embora o partido do seu marido tenha declarado apoio ao adversário Arlindo Chinaglia (PT-SP), Iza Rodrigues, mulher de Remídio da Amatur (PR-RR), era uma das mais animadas: “Cunha é muito receptivo. Não podia deixar de vir. Essa é a opinião lá de casa”.
Ao chegar à reunião, Cunha garantiu já passar de 200 a lista de deputados que se comprometeram com sua eleição. “Campanha é campanha. Buscamos todo tipo de ajuda, tentamos alcançar o maior número de pessoas, não só deputados”. Cunha anunciou aos correligionários o apoio formal de outro partido, o PP, à sua candidatura. ” A campanha transformou a Câmara num verdadeiro centro de debates”.
Dilma precisa explicar ‘o que sabia’ sobre a Petrobras, diz jornal
O jornal britânico “Financial Times” cobrou da presidente Dilma Rousseff que ela explique “o que sabia” do esquema de corrupção na Petrobras e “quando soube” dele. Em artigo publicado na última sexta-feira, o jornal destaca que, apesar de não haver acusações de que Dilma estaria diretamente envolvida no esquema alvo da Operação Lava-Jato, ela deve explicações, já que fez parte do Conselho de Administração da estatal durante boa parte do período investigado. Ao se referir à diretoria da Petrobras, a publicação afirma que “o tempo para ser indulgente já passou”.
No texto, intitulado “Limpando a bagunça na Petrobras”, o “Financial Times” afirma que a empresa “representa o melhor e o pior do Brasil”, referindo-se à competência técnica, de um lado, e à corrupção, de outro. “Isso não tem apenas consequências corporativas”, ressalta o artigo, destacando que as denúncias também ameaçam a economia brasileira e o governo. “A Petrobras é grande demais para fracassar. Mas também é corrupta demais para continuar como está”, argumenta.
Assinar:
Postagens (Atom)