5 de fevereiro de 2015

Justiça afasta prefeito de Barra do Garças porque não pagou piso salarial dos professores

O prefeito de Barra do Garças Beto Farias (PSD) é afastado do cargo por decisão do juiz da 4ª Vara Cível, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior. A medida ocorreu, na tarde desta quinta (5), sob o argumento de descumprimento de determinação judicial, que obrigava a prefeitura ao pagamento do piso nacional aos professores da rede municipal.

No despacho, o magistrado não determina a substituição imediata do social-democrata pelo vice-prefeito Mauro Piauí (PT), mas a apresentação documental que comprove o cumprimento judicial, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. De acordo com o juiz, Beto não poderá, até a juntada dos documentos, assinar atos administrativos ou representar o município em solenidades públicas.

Deputado reproduz na Câmara áudio de Dilma com falsas promessas e deixa petistas desesperados

Em sessão hilária, quer dizer, plenária desta quarta-feira (4) na Câmara Federal, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) encostou um amplificador de gravador no microfone e reproduziu um áudio da então presidente-candidata Dilma Rousseff, no qual ela fazia as promessas que hoje reeleita descumpre, fazendo, na verdade, exatamente o oposto do que prometeu.
A voz de Dilma na Casa, a expressão irônica de Bruno, os aplausos da oposição e, sobretudo, o desespero dos petistas que repetiam para o peemedebista Eduardo Cunha “Presidente! Presidente! Presidente!”, na vã tentativa de impedir a exposição dos estelionatos eleitorais do PT, fazem da cena um marco da tragicomédia brasileira. “O que nós assistimos neste começo de ano é um país absolutamente enganado”, disse o tucano em seguida. “Nós assistimos ao longo desse período a maior traição e trapaça eleitoral da história republicana”.

Governo de Mato Grosso inicia recadastramento de servidores na próxima segunda-feira

Para atender o Decreto 06/2015, a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) realiza a partir da próxima segunda-feira (09.02) o recadastramento de todos os servidores ativos do Governo do Estado. Será possível fazer a Atualização Cadastral Anual Obrigatória deste ano até o próximo dia 10 de abril.

"A ideia é otimizar o tempo e utilizar o momento do Recadastramento para monitorar o exercício do servidor, uma vez o servidor deverá comparecer perante a chefia imediata onde será feito a parte presencial do Recadastramento" Além da alteração na data, tendo em vista que nos anos anteriores o recadastramento foi feito no segundo semestre, o Governo do Estado também acrescentou os empregados de empresas públicas entre os que precisam passar pelo procedimento que será online e presencial.

Diretor e agentes são presos por facilitar fuga em massa de cadeia pública de Nova Mutum

KARINE MIRANDA

A delegada Angelina Ferreira autuou em flagrante
o diretor e agentes da Cadeia Pública de Nova Mutum

O diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá) e dois agentes prisionais foram presos e autuados em flagrante por facilitação da fuga de 28 reeducandos da unidade prisional, na madrugada desta quinta-feira (4).

Os três servidores públicos vão responder por facilitação qualificada de fuga de presos sob sua custódia, além de peculato culposo, pelo furto de armamento da cadeia.

Eles já foram encaminhados para o "cadeião" de Santo Antônio de Leverger (27 km ao Sul da Capital).

O flagrante foi lavrado pela delegada Angelina de Andrade Ferreira, que informou que os profissionais foram negligentes quanto à guarda dos presos.

Deputado federal que faltar à sessão terá desconto no salário

dinheiro 3O novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), anunciou nesta quarta-feira, 04, que fará sessões no plenário da Casa de terça a quinta-feira e, se o parlamentar faltar, terá de arcar com desconto no salário. Até a última legislatura, encerrada em janeiro, o trabalho intenso na Câmara costumava se concentrar nas terças e quartas-feiras. Às quintas, a maioria dos deputados seguia para seus Estados de origem justificando, por meio da liderança de seus partidos, agendas político-partidárias.
“Vamos acabar com a justificativa de falta por liderança. Será somente por licença médica ou missão oficial. Com isso, a gente espera que o plenário volte a votar às quintas-feiras à tarde, normalmente, como se fez há muitos anos”, afirmou Cunha ao final da sessão.

Tesoureiro do PT é levado para prestar depoimento na sede da PF

vacari
O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi levado na manhã de hoje (5) para prestar depoimento na sede da Polícia Federal (PF), no bairro da Lapa, na zona oeste da capital paulista. Vaccari chegou por volta das 9h30. A assessoria de imprensa da PF não informou se ele será ouvido em São Paulo ou em Curitiba, onde a investigação está centralizada.
Ele prestou depoimento a respeito das investigações da Operação Lava Jato que apura desvios de recursos da Petrobras. Além dele, prestaram depoimento hoje (5) duas pessoas – uma delas o empresário Milton Pascowitch.
Vaccari Neto saiu de táxi sem dar declarações à imprensa.

Orçamento impositivo será votado na segunda (09)

A aprovação da PEC do Orçamento Impositivo é uma das prioridades do presidente da Câmara, Eduardo Cunha.
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, marcou a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição do Orçamento Impositivo (PEC 358/13) para sessão extraordinária do Plenário na próxima segunda-feira (9), às 19 horas.
Uma das prioridades de Cunha, a PEC não pôde ser votada nesta semana porque ainda não havia sido cumprido o prazo regimental de cinco sessões ordinárias de interstício entre as duas votações – ela foi aprovada em primeiro turno em 16 de dezembro do ano passado.

MPE investiga empresa suspeita de "pirâmide financeira" em Cuiabá

PRISCILLA VILELA


O Ministério Público Estadual (MPE) determinou a instalação de inquérito para apurar a suposta prática de crime de "pirâmide financeira" pela empresa One Thor, em Cuiabá.

A decisão, assinada pelo promotor Alexandre Guedes, do Núcleo de Defesa da Cidadania e do Consumidor, foi baseada em dados enviados à 7ª Promotoria Cível da capital pelo Ministério Público de Minas Gerais.

Segundo o promotor, a suspeita é de que a One Thor usaria o "disfarce" de empresa de marketing multinível, para aproveitar dados cadastrais de pessoas que se propõem a ser “parceiras” na venda de produtos ofertados em catálogo, para fazer a divulgação do nome da companhia.

PF deflagra nona fase da Operação Lava Jato

Da Assessoria

Curitiba/PR – A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje (5/2) mais uma fase da Operação Lava Jato.
Cerca de 200 policiais federais, com apoio de 25 servidores da Receita Federal, cumprem 62 mandados judiciais*: um de prisão preventiva, três de prisão temporária, 18 de condução coercitiva e 40 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.
Esta fase é fruto da análise de documentos e contratos apreendidos anteriormente pela PF. Também contribuíram para esta nova etapa da operação as informações oriundas da colaboração de um dos investigados, além da denúncia apresentada por uma ex-funcionária de uma das empresas investigadas.
Os envolvidos poderão responder, na medida de suas participações individuais, pelos crimes de fraude a licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

ENTREVISTA COLETIVA
Será concedida entrevista coletiva às 9h30min, no auditório APF Edson Matsunaga na Superintendência da Polícia Federal, localizada na rua Sandália Monzón, 210, bairro Santa Cândida, Curitiba/PR.

*DISCRIMINAÇÃO DOS MANDADOS POR ESTADO
SP – 10 mandados de busca e 2 de condução coercitiva (todos na Capital);
RJ – 12 mandados de busca, 8 de condução coercitiva e 1 de prisão preventiva (todos na Capital);
BA – 2 mandados de busca e 1 de condução coercitiva (todos na Capital);
SC – 16 mandados de busca, 7 de condução coercitiva e 3 de prisão temporária nas seguintes cidades:
•             Itajaí - 8 mandados de busca, 5 de condução coercitiva e 2 de prisão temporária;
•             Balneário Camboriú - 3 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva;
•             Piçarras - 2 mandados de busca;
•             Navegantes - 1 mandado de busca e 1 mandado de condução coercitiva;
•             Penha - 1 mandado de busca;
•             Palmitos - 1 mandado de busca.

ENTENDA O CASO E SUAS FASES
A PF deflagrou a Operação Lava Jato com o objetivo de desarticular organizações criminosas responsáveis por desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em larga escala.
Confira abaixo as fases anteriores da Operação Lava Jato:
1ª fase (17/03/2014) – PF deflagra a Operação Lava Jato em sete estados e cumpre 130 mandados judiciais;
2ª fase (20/03/2014) – PF cumpre 6 mandados de busca e 1 de prisão temporária;
3ª fase (11/04/2014) – PF cumpre 16 mandados de busca, 3 de prisão temporária e 6 de condução coercitiva;
4ª fase (11/06/2014) – PF cumpre 1 mandado de busca e 1 mandado de prisão preventiva;
5ª fase (01/07/2014) – PF cumpre 7 mandados de busca, 1 de prisão temporária e 1 de condução coercitiva;
6ª fase (22/08/2014) – PF cumpre 15 mandados de busca e 1 de condução coercitiva;
7ª fase (14/11/2014) – PF cumpre 49 mandados de busca, 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária e 9 de condução coercitiva;
8ª fase (14/01/2015) – PF cumpre 1 mandado de prisão preventiva.

Projeto de Vicentinho prevê investigação da PF em crimes contra jornalistas

Seridoense de Acari, o deputado federal Vicentinho (PT/SP) apresentou projeto de lei determinando a investigação da Polícia Federal em crimes contra jornalistas. “Eu apresentei o projeto, atendendo um pedido da diretoria do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo”, disse o parlamentar.

Petrobras divulga nomes de diretores que renunciaram junto com Graça Foster

A Petrobras informou que a renúncia da presidenta da companhia, Graça Foster, e de cinco diretores da empresa, anunciada hoje (4), valerá a partir de sexta-feira (6), dia em que o Conselho de Administração vai se reunir para eleger os novos membros da diretoria. A informação foi transmitida à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na noite de hoje (4) para esclarecimento sobre mudanças na administração.
O comunicado indica, ainda, que, além de Graça Foster, renunciaram o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Almir Guilherme Barbassa; o diretor de Exploração e Produção, José Miranda Formigli; o diretor de Abastecimento, José Carlos Cosenza; o diretor de Gás e Energia, José Alcides Santoro; e o diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais, José Antônio de Figueiredo.

Consultor diz que pagou R$ 15 milhões de propina a ex-diretores da Petrobras

dinheiro_sacosEm novo depoimento prestado hoje (4) em uma das ações penais da Operação Lava Jato, o ex-consultor da empresa Toyo Setal Júlio Gerin de Camargo confirmou ter pago R$ 15 milhões em propina aos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato Duque, responsáveis pelas diretorias de Abastecimento e Serviços e Engenharia, respectivamente.
De acordo com as declarações de Camargo, que firmou acordo de delação premiada com o Ministério Público, o valor foi dividido entre os ex-diretores para que o consórcio Ecovap, formado pelas empresas Toyo Japão, OAS e Setal Óleo e Gás, assinasse contrato com a estatal. Segundo ele, os valores destinados a Costa eram depositados em contas no exterior, indicadas pelo doleiro Alberto Youssef.
Em outro depoimento prestado nessa terça-feira (3), Júlio Gerin Almeida Camargo confirmou que pagou R$ 12 milhões a Renato Duque. Camargo afirmou que atuou para garantir que o consórcio formado pela Camargo Correa e a Setal Óleo e Gás assinasse um contrato com a estatal para a ampliação da Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, obra orçada em R$ 2,4 bilhões.

Justiça Federal bloqueia bens do empresário Eike Batista e família

eike
A Justiça Federal do Rio mandou bloquear todos os bens do empresário Eike Batista, dos filhos Thor e Olin, da atual mulher, Flávia Sampaio, e de Luma de Oliveira, ex­mulher.
A Folha apurou que os efeitos da sentença vão além dos bloqueios efetuados no ano passado, que atingiram somente os saldos de contas bancárias. Desta vez, avançam também sobre imóveis, barcos, aeronaves e participações societárias. Assim, eles não poderão vender nem transferir seus bens.
A defesa do empresário disse que não teve acesso à decisão. O objetivo, segundo a decisão do juiz federal Flávio Roberto de Souza, da 3ª Vara Federal Criminal é assegurar a retenção de até R$ 3 bilhões para indenizações e multas em caso de condenação em ações penais por crimes contra o mercado financeiro.

Em bate-boca, Renan chama Aécio de ‘estrela’

Com dedos em riste, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB­AL), e o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), protagonizaram um duro bate-boca no plenário da Casa na noite desta quarta-feira. A troca de acusações ocorreu em meio a escolha dos cargos para a Mesa Diretora do Senado. Os gritos entre os dois senadores ocorreu logo após o tucano criticar suposta manobra arquitetada pelo alagoano para excluir o partido da Mesa Diretora.
Renan não contou com apoio dos tucanos na disputa realizada no último domingo em que foi reeleito para o comando da Casa. Na ocasião, a bancada do PSDB apoiou o nome do senador Luiz Henrique (PMDB), derrotado por Renan. O senador alagoano considera que os tucanos romperam com o acordo da proporcionalidade, uma vez que tinha sido escolhido pela maioria da bancada do PMDB para a presidência do Senado.
Confira no vídeo abaixo:

Nova CPI da Petrobras será instalada hoje com assinaturas de 52 governistas

As previsões de que o Planalto não terá vida fácil em 2015 são reforçadas a cada dia neste começo de ano legislativo. Além da derrota do candidato governista à presidência da Câmara e do início de votações que não interessam ao Executivo, Dilma Rousseff tem que lidar com um grupo de dissidentes da própria base.
Dos 182 deputados que assinaram, na noite de terça-feira, o pedido de instalação de uma nova CPI da Petrobras, 52 são governistas. Sem essas firmas, a oposição da Casa não seria capaz de atingir os 171 nomes necessários para protocolar o documento, formulado pelo líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP). A CPI deve ser instalada hoje, dia seguinte à saída de Graça Foster da presidência da estatal (leia mais nas páginas 8 a 11), e o novo foco de tensão é a briga pelos cargos do colegiado.

Hoje é o Dia Nacional da Mamografia

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Porém, se diagnosticado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro, apresenta elevado percentual de cura. Para isso, basta que a mulher, especialmente, a partir dos 40 anos faça o exame de mamografia. Até dezembro de 2014, 1.257 pessoas estavam em tratamento contra a doença, em Mato Grosso.