12 de fevereiro de 2015

Propina mata


Bandalheira continua: Cunha oferta Comissão de Justiça a réu no STF

O novo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ofertou o comando da Comissão de Constituição e Justiça a um deputado do PP de Alagoas. Chama-se Arthur Lira. Enquadrado na Lei Maria da Penha e denunciado pela Procuradoria da República, tornou-se réu no STF em dezembro de 2013. É acusado noprocesso de agredir com “tapas, chutes e pancadas” uma ex-companheira, Jullyene Cristine Santos Lins.
A denúncia contra Arthur Lira foi convertida em ação penal por maioria de votos. Posicionaram-se a favor do arquivamento os ministros Luiz Fux (relator), Dias Toffoli e Gilmar Mendes. Votaram a favor do envio do deputado ao banco dos réus os magistrados Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso. Faltaram à sessão o então ministro Joaquim Barbosa e a ministra Cármen Lúcia, em viagem oficial na época.

Deputados entraram na Assembleia do PR em caminhão da polícia

PMPR
Deputados estaduais do Paraná usaram um caminhão do Pelotão de Choque para entrar na Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta quinta-feira (12). Os parlamentares entraram escoltados pelo Bope, que serrou as grades do portão para adentrarem ao prédio.
Os deputados estaduais que estavam no camburão são da base de apoio do governo e as informações que circulam do lado de fora da Assembleia é de que operação foi coordenada pelo secretário de Segurança, Fernando Francischini. Spray de pimenta e bombas de efeito moral foram jogados contra os manifestantes,que desde terça-feira ocupam o prédio da Assembleia.
A entrada dos deputados é para que seja realizada a Comissão-Geral para votação dos projetos de lei que preveem cortes de benefícios previdenciários o que permitiria ao governo do Estado ter acesso a R$ 8 bilhões do fundo de Previdência dos servidores. A sessão já teve início, com 44 dos 54 deputados estaduais presentes. Ela está sendo realizada no restaurante da Assembleia.

Maiores partidos querem reforma política como prioridade

PMDB, PT, PSDB e PP são os quatros maiores partidos com representação na Câmara dos Deputados e já definiram suas prioridades para o ano legislativo. Juntas, as quatro legendas somam 225 deputados. Todos querem a reforma política, apesar das divergências quanto a pontos específicos das mudanças no sistema politico-eleitoral.
A Reforma Tributária é outra muito citada pelos líderes partidários. Já temas polêmicos, como o ajuste fiscal e a investigação de irregularidades na Petrobras, dividem opiniões de acordo com a tendência governista ou oposicionista do partido.

Brasil é 99º em ranking sobre liberdade de imprensa

dia-mundial-da-imprensaO Brasil ficou na 99ª posição no ranking de liberdade de imprensa, divulgado hoje (12) pela organização Repórteres Sem Fronteira (RSF) com a análise das condições de trabalho para a imprensa em 180 países, o que representa um ganho de 12 posições em relação à 111ª posição, conquistada pelo país em 2013.
No relatório apresentado hoje, a RSF comenta que o Brasil perdeu o título de país mais mortífero do Ocidente para jornalistas, assumido atualmente pelo México, que ocupa a 148ª posição no ranking geral de liberdade de imprensa. No ano passado, dois jornalistas foram assassinados no Brasil por motivos diretamente relacionados ao seu trabalho, enquanto três foram mortos no território mexicano.

Judiciário nega pedido de Riva e 21 ações vão para 1ª Instância

LUCAS RODRIGUES
DO MIDIAJUR

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou, na tarde desta quinta-feira (12), recurso interposto pelo ex-deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), que pretendia manter no âmbito do tribunal as 21 ações penais nas quais ele é réu.

As ações haviam sido remetidas pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva à Vara Especializada de Combate ao Crime Organizado, Ordem Tributária, Econômica e contra a Administração Pública da Capital, no início de fevereiro.

A medida foi tomada em razão do término do mandato do deputado que, consequentemente, levou ao fim do foro privilegiado que ele possuía.

Desembargadora dá 10 dias para Taques explicar o não cumprimento de lei; sindicato comemora

Desembargadora dá 10 dias para Taques explicar o não cumprimento de lei; sindicato comemora
A presidente do Sindicato dos Escrivães do Estado de Mato Grosso (Sindepojuc), Genima Evangelista, comemorou a decisão da desembargadora Nilza Maria Possas de Carvalho que solicitou que o governador Pedro Taques (PDT) apresente em 10 dias contestações em relação a um mandado de segurança para o cumprimento da Lei 540/2014, sancionada pelo ex-governador Silval Barbosa (PMDB) que prevê a reestruturação salarial da carreira. No acordo, ficou definido que escrivães e investigadores receberiam um aumento de 5% no salário no mês de janeiro e mais 10% em outubro deste ano. No estado, existem cerca de 600 escrivães.

Caminhoneiros em Mato Grosso manifestam contra aumento do diesel; atualizada

Caminhoneiros em Mato Grosso manifestam contra aumento do diesel; atualizada
 Caminhoneiros estão realizando, por conta própria, paralisações contra o aumento “abusivo” do óleo diesel. Diversos bloqueios em rodovias federais e estaduais estão sendo registrados pelo Brasil afora. Em Mato Grosso há relato de manifestação iniciada em Tangará da Serra desde a última segunda-feira (09) no entroncamento da MT-358 e o Anel Viário do município, nas proximidades da rotatória conhecida como "Trevo da Melancia". Em Campo Novo dos Parecis, na BR-364, cerca de 50 caminhões estão parados no anel viário da rodovia na saída para Diamantino.

Diversas manifestações estão sendo realizadas pelos motoristas no país, na semana passada houve registro de caminhões bloqueando a BR-163 em Campo Grande (MS).

MPF investiga denúncia de que Unic estaria privando alunos inadimplentes de fazer prova

O Ministério Público Federal de Mato Grosso (MPF) instaurou um inquérito civil público para investigar uma denúncia de que a Universidade de Cuiabá (Unic) estaria aplicando penalidades pedagógicas aos alunos inadimplentes durante o semestre letivo. Os discentes estariam sendo privados de fazer provas e assistir as aulas no centro de ensino, o que é contra a Lei.

De acordo com o procurador da República, Ronaldo Pinheiro de Queiroz, o artigo 6º, caput, da Lei nº9.870/99 dispõe que “são proibidas a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento, sujeitando-se o contratante, no que couber, às sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor, e com os arts. 177 e 1.092 do Código Civil Brasileiro, caso a inadimplência perdure por mais de noventa dias”.

Acidente com brasnortense causou muitos danos materiais


Registrado por volta das 10h, desta sexta-feira (12), mais um acidente automobilístico na MT – 170, já chegando à cidade de Brasnorte.

Conforme informações passadas ao nosso escritório de jornalismo, Luciana Eleutério (31) acompanha da uma criança, vinha conduzindo sua caminhonete da cidade de Campo Novo do Parecis com destino a esta cidade.

Nas proximidades da localidade da Balança, cerca de 2 km de Brasnorte, ela perdeu o controle da direção do veículo. Saiu da pista e capotou algumas vezes.

Socorrida por uma equipe do SAMU, recebeu atendimentos médicos no hospital da cidade e juntamente com a criança passa bem.

O acidente envolvendo Luciana Eleutério deixou boa parte dos brasnortenses preocupada, isso porque a maioria de seus parentes reside neste município. 

Lula sobre Dilma: ‘A mulher não dá uma risada!’

dilma-zangada-300x168Lula , que aponta internamente, no PT, o que considera problemas do governo, adicionou nova crítica, ao estilo da presidente. “A mulher não consegue dar uma risada”, tem dito ele a interlocutores frequentes. A informação está na coluna de Mônica Bergamo, hoje, na Folha de S.Paulo. E diz mais a colunista:
‘A relação do PT com Dilma Rousseff pode evoluir de tensa para uma situação de “conflito aberto” até junho, mês em que será realizado o congresso nacional da legenda. O partido não estaria disposto a pagar o alto preço da política de ajuste fiscal adotada pelo governo.

Justiça italiana autoriza extradição de mensaleiro

pizolato globo
A Corte de Cassação de Roma autorizou nesta quinta-feira (12) a extradição do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Ele foi condenado, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão, no Brasil, por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas fugiu para o país europeu há um ano e cinco meses com um passaporte falso.
Agora, caberá ao ministro da Justiça, Andrea Orlando, decidir se acata ou não a medida. Assim que o ministério for notificado oficialmente, o país terá 20 dias para tomar a decisão. Segundo os juízes que analisaram o caso, existem no Brasil todas as condições para garantir a segurança de Pizzolato em um presídio. O argumento da falta de respeito aos direitos humanos nas prisões brasileiras foi usado pela defesa para pedir que o ex-diretor continuasse a morar na Itália.

Dilma e Graça Foster não escaparão da Justiça… Americana!

foster dilma
Lula está rouco de tanto repetir que o julgamento dos mensaleiros foi político e não jurídico. E que por isso eles acabaram injustamente condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Sabemos que não foi assim, mas não importa. Lula e Dilma nomearam a larga maioria dos ministros do STF. Que teria então se voltado contra eles? Foi isso o que aconteceu?
Menos, gente. Menos. Adiante.
Quando o Tribunal de Contas da União (TCU) bloqueia os bens de 10 ex-diretores da Petrobras, mas deixa de fora os de Graça Foster, ex-presidente da empresa, do que se trata?
De julgamento jurídico? Ou de um julgamento político?
O TCU também livrou Dilma, presidente do Conselho de Administração da Petrobras na época da compra da refinaria Pasadena, no Texas.
Pasadena representou um prejuízo de US$ 792,3 milhões para a Petrobras, que a comprou de um grupo belga. Os jornais de Bruxelas celebraram a venda como “o negócio do século”. Para os belgas.
Em qualquer país minimamente cumpridor de regras, e escravo do bom sem senso, seria impossível isentar a ex-presidente da empresa da compra da… Empresa.
Dá-se o mesmo com os membros do Conselho de Administração. Por ora, eles desfilam como inocentes. Mas a Petrobras já responde nos Estados Unidos a três processos.
Lá não haverá conversa. É mais do que provável que sobre para Graça, Dilma e o resto do Conselho.
Vida que seguirá.
Por Ricardo Noblat

PF faz operação na casa de Luma e leva 2 Toyota Hilux e BMW X5

g1 lumaA Polícia Federal realiza, na manha desta quinta-feira (12), uma operação na casa da ex-modelo Luma de Oliveira no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio. Os agentes chegaram cedo na casa da ex-mulher de Eike Batista. Eles ameaçaram invadir a casa, antes de serem autorizados a entrar. Pouco depois, o empresário chegou ao imóvel.
Às 8h25, os agentes já tinham apreendido três veículos: duas Toyota Hilux e uma BMW X5. Pouco depois, a equipe deixou o local. O G1 tentou entrar em contato com os advogados de Eike, mas, até este horário, não obteve retorno.
O bloqueio de bens foi decretado pela Justiça para garantir o pagamento de possíveis indenizações. O empresário responde por seis crimes, como manipulação de mercado e formação de quadrilha. Desde sexta-feira (6), a corporação tem apreendido bens do empresário Eike Batista, ex-marido de Luma, em propriedades dele no Rio e em Angra dos Reis, na Costa Verde.

Saiba agora detalhes do Prefeito matou mulher por ciúmes enquanto ela dormia

prefeitopiA Polícia Civil do estado do Piauí disse nesta quarta-feira (11) que José de Arimatéia, conhecido como Zé Simão (PT), prefeito de Lagoa do Sítio, a 240 km de Teresina, é o autor do tiro que matou a primeira-dama Gercineide Monteiro, de 34 anos, crime ocorrido na madrugada da terça-feira (10). Segundo a polícia, a empregada do casal, Noêmia Maria da Silva, de 46 anos, tinha um caso com o gestor e também tem participação no assassinato. Os dois serão investigados por homicídio duplamente qualificado pelos seguintes agravantes: vítima indefesa e motivo fútil.
Os suspeitos estão presos: José de Arimatéa na Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) e Noêmia na Penitenciária Feminina, ambos em Teresina. Os dois negam a autoria do crime e não foram indiciados pela Polícia Civil, que tem 30 dias para finalizar o inquérito. Caso sejam condenados pelo o homicídio, podem pegar até 30 anos de prisão. O advogado do prefeito, Lucas Villa, disse que está trabalhando na defesa de seu cliente e que não vai se pronunciar sobre o caso por enquanto. Noêmia Maria ainda não constituiu advogado para sua defesa. Segundo a polícia, o prefeito matou a mulher por ciúmes, ao suspeitar que era traído. As investigações mostram também que a empregada doméstica do casal Noêmia Maria participou do homicídio ao esconder a arma do crime.

BBom se livra de ação por crime contra sistema financeiro

BBOM logoO Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou as acusações de que os responsáveis pela BBom cometeram crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, como acusa o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP). O negócio, entretanto, continua suspeito de ser uma pirâmide financeira que, segundo o procurador da República responsável pelo caso, faturou R$ 2 bilhões e atraiu um milhão de pessoas em cerca de seis meses.
Com a decisão, o dono da BBom, João Francisco de Paulo, e os demais acusados afastam a Polícia Federal e o MPF das investigações criminais de que são alvo e reduzem a possibilidade de serem presos caso venham a ser condenados. Na útlima sexta-feira (6), o STJ decidiu que os processos criminais contra a BBom, iniciados pelo MPF-SP em 2013, devem ser enviados da Justiça Federal para a Justiça Estadual. O relator do habeas corpus pedido pela BBom foi o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) Walter de Almeida Guilherme, ministro convocado do STJ.
Guilherme entendeu que operações de pirâmide financeira “sob disfarce de marketing multinível” – suspeita que recai sobre a BBom – podem ser consideradas crimes contra a economia popular, que são de competência da Justiça Estadual, mas não crime contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN) , de competência federal.Como os crimes contra a economia popular têm pena mínima de seis meses de prisão, os réus podem pedir a suspensão condicional do processo, comprometendo-se a cumprir algumas regras como se apresentar regularmente à Justiça.

jovem de Brasnorte, Luciana Eleuterio se envolve em acidente na MT 170 - veja fotos




Registrado um acidente nas proximidades de Brasnorte envolvendo a jovem Luciana Eloutério. Ainda não sabemos maiores detalhes sobre o estado de saúde dela. O pouco que sabemos é que a caminhonete em que ela viajava saiu da pista da MT 170, adentrou ao mato vindo a capotar.


Mais informações a qualquer momento. 

Governo vai aumentar multa a empresa que não assina carteira

Ministério do Trabalho  anunciou hoje (11) pacote de medidas de fiscalização visando a arrecadar R$ 5,1 bilhões até o final do ano. Do total, R$ 2,5 bilhões virão da execução do Plano Nacional de Combate à Informalidade. O restante, R$ 2,6 bilhões, será proveniente das medidas combate à  sonegação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Para fechar o cerco em relação à sonegação, o pacote inclui o envio ao Congresso Nacional de projeto de lei para aumentar o valor da multa para o empregador que mantém o empregado sem carteira assinada. Atualmente, o valor da multa é R$ 402 por trabalhador identificado em situação irregular. A pasta prometeu também capacitar 1,5 mil auditores fiscais para tornar mais eficiente o trabalho de fiscalização.

Governo desiste de estender horário de verão

2014-10-09_08-35-27_1O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse nesta quarta-feira (11) que o governo desistiu da proposta de estender o horário de verão. De acordo com ele, estudos indicaram que a economia de energia gerada nesse período seria muito pequena e, portanto, não valeria a pena. A decisão foi tomada durante uma reunião entre Braga e a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
O governo estudava ampliar em um mês o horário de verão, que está em curso desde o dia 19 de outubro com previsão de término em 22 de fevereiro, para economizar energia.

Outdoor da Skol para o Carnaval causa indignação

skol dedo
Uma campanha da Skol veiculada em outdoors da cidade de São Paulo está causando polêmica nas redes sociais, depois que duas amigas resolveram dizer o que pensam da ação. Em resposta às críticas, que receberam apoio de centenas de pessoas, a marca de cerveja prometeu retirar as mensagens de circulação.
A campanha feita para o Carnaval traz mensagens do tipo “Esqueci o não em casa” e “Topo antes de saber a pergunta”. Indignadas com a ação, a publicitária e ilustradora Pri Ferreira e a jornalista Mila Alves acrescentaram a seguinte frase ao outdoor: “E Trouxe o NUNCA”, feita com fita isolante preta.
O resultado da intervenção feita nesta quarta (11) em um ponto de ônibus da Rua Vergueiro, uma importante avenida da capital, foi postado no Instagram e no Facebook das meninas e já atingiu mais de 8 mil pessoas.

Governo prepara cartilha sobre economia de energia para a população

luz_rep160Apesar de continuar descartando um racionamento de energia, o governo federal decidiu nesta quarta-feira que vai elaborar uma cartilha para ensinar os consumidores a reduzir o consumo energético. As recomendações devem ser publicadas na internet. “Vamos abrir para todo e qualquer cidadão que quiser fazer adesão a um guia desenvolvido por técnicos e que já está testado em laboratórios para ter uma economia de 30% no uso da energia”, disse o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
As dicas de economia são fruto de um guia elaborado pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) e pela Eletrobras. O governo também deve divulgar orientações para a redução no consumo de água. Como parte das medidas para reduzir o consumo energético, o Ministério do Planejamento também elaborou uma portaria com novas regras para que todos os prédios públicos federais reduzam o consumo de energia em aproximadamente 30%. As determinações devem ser publicadas no Diário Oficial desta quinta.

Governo federal desembolsou R$ 26,6 bi para Bolsa Família em 2014

bolsa familia 2Ainda como uma política pública de governo, mas cada vez mais próximo de se tornar uma política de Estado, R$ 26,6 bilhões foram pagos pelo Bolsa Família em 2014. Desde 2003, o governo federal já transferiu 159,5 bilhões a famílias de baixa renda, se considerados os valores constantes (atualizados pelo IGP-DI, da FGV).
O benefício é pago a 13,9 mil famílias e atinge cerca de 50 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Sendo assim, dividido o valor total gasto com o programa no ano passado, cada família recebeu em média R$ 159 mensais. Contudo, a parcela concedida pode mudar de acordo com o perfil de cada núcleo familiar.

Anderson Silva é pego novamente no antidoping

anderson-silvaO que era considerado impossível, e o maior pesadelo para Anderson Silva e para o próprio MMA brasileiro, aconteceu. Segundo informações apuradas pelo Combate.com com fontes próximas ao Ultimate, o resultado do exame antidoping feito por Anderson Silva no dia 31 de janeiro, data da sua vitória sobre Nick Diaz no UFC 183, deu positivo para substâncias proibidas. O exame ainda não foi divulgado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada, apesar da requisição de nossa equipe para o envio de uma cópia dos testes.
Com o segundo resultado positivo (o primeiro foi no exame do dia 9 de janeiro), o peso-médio deve ser suspenso por um período que varia de nove meses a dois anos. Spider, por sua vez, ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas deve ser ouvido na próxima terça-feira, 17 de fevereiro, em audiência da sede da NSAC, em Las Vegas. Seu rival, Nick Diaz, também foi convocado para comparecer à mesma reunião para explicar os resultados positivos para metabólitos de maconha em seu exame pós-luta.
Anderson Silva foi flagrado pela primeira vez em um exame antidoping no teste feito dia 9 de janeiro, que continha em sua amostra de urina a presença de dois esteroides anabolizantes: androsterona e drostanolona. Em entrevista ao Combate.com na terça-feira, o diretor da NSAC, Bob Bennet, afirmou que o lutador ainda não tinha dado entrada no pedido de contraprova, e que teria até o dia 3 de março para fazê-lo.

Deputado mais rico do Brasil faliu 27 empresas

kaeferAlfredo Kaefer (PSDB-PR), considerado o deputado federal mais rico do Brasil na atual legislatura, com patrimônio declarado de R$ 108,6 milhões em 2014, enfrenta desde o final do ano a falência da Diplomata S/A, “holding” que controlava outras 26 empresas de Cascavel (PR). A falência do grupo foi decretada pela Justiça após serem identificadas fortes evidências de “fraudes processuais e confusão patrimonial”.
Kaefer era dono de várias empresas, incluindo o Aeroporto do Oeste do Paraná, shopping center e até administradora de cartões de crédito. O ex-ricaço Kaefer alegou pobreza para conseguir advogado gratuito e não pagar custas processuais no valor de R$ 910. Mas foi rejeitado. De uma canetada, foi decretada nesta quarta (11) a falência de todas as empresas da Diplomata, incluindo distribuidora, supermercados etc. O grupo Diplomata, de Alfredo Kaefer, responde a mais de 5 mil ações judiciais, grande parte delas na área trabalhista.

Por que Xuxa ainda não assinou o contrato com a Record?

XUXA
Ao menos de acordo com o que circula na alta direção da Record, não tem perigo de dar zebra a ida de Xuxa para a emissora. O motivo da demora em anunciar oficialmente – e com muita festa – a contratação da apresentadora é que os advogados das duas partes ainda estão terminando de se acertar a respeito de um imbróglio jurídico entre Xuxa a Record.
Há quatro meses, Xuxa venceu o processo contra a Record por causa da exibição de fotos feitas há mais de vinte anos no extinto Programa do Gugu. Nas fotos Xuxa aparecia pelada. A Record recorreu da decisão que a obrigou a indenizar a apresentadora em 100 000 reais por dano moral e a pagar uma quantia que poderia passar dos 10 milhões de reais por danos materiais. Agora, Xuxa e Record negociam como acabar com esse processo.
Por Lauro Jardim

Caso Dorothy: situação de réus gera sensação de impunidade

dorothystangApesar da condenação, benefícios concedidos no cumprimento da pena a alguns dos réus no caso do assassinato da missionária Dorothy Stang mantêm a sensação de impunidade comum a casos de homicídios no campo. Ela foi morta em Anapu (PA) no dia 12 de fevereiro de 2005. Depois de vários julgamentos e até mesmo do cancelamento de um veredicto, os dois mandantes do crime, Vitalmiro Bastos de Moura e Regivaldo Pereira Galvão, não estão atrás das grades. De todos os cinco envolvidos no crime, apenas Regivaldo, condenado a 30 anos, não cumpriu pena, pois aguarda em liberdade um recurso no Superior Tribunal de Justiça.
Há ainda mais três envolvidos condenados pela morte da missionária. Clodoaldo Batista, um dos autores do assassinato condenado a 18 anos de prisão, cumpre pena em regime semiaberto em um centro de recuperação em Belém. Rayfran das Neves Sales, autor dos disparos, foi condenado a 27 anos de prisão, cumpriu quase nove anos na cadeia e teve direito à progressão de regime, com prisão domiciliar. Em outubro de 2014, entretanto, ele foi detido novamente acusado de envolvimento em outro assassinato. Amair Feijoli Cunha, indicado como intermediário e condenado a 17 anos, cumpre prisão domiciliar em Tailândia, no sudeste do Pará.

Deputados mato-grossenses estariam discutindo migrar para um novo partido político

Começa a ganhar força dentro da Assembleia Legislativa a possibilidade de se formar um novo bloco partidário que contaria com alguns nomes de peso que saíram chamuscados da eleição da mesa diretora que chegou a ter duas listas com 15 assinaturas, várias delas repetidas.

A novidade é que além do bloco de oposição, os deputados estariam discutindo migrar para um novo partido político e para não colocarem em risco seus mandatos, diante do entendimento da Justiça Eleitoral quanto à fidelidade partidária, estariam procurando uma nova sigla que estaria sendo criada para resguardarem suas situações e não terem seus mandatos reclamados.

Nesta condição estariam o Rede Sustentabilidade, que está em fase de criação e consolidação e é liderado pela ex-senadora e que disputou as últimas eleições presidenciais, Marina Silva e também a refundação do Partido Liberal – PL, que se fundiu ao Prona para criar o Partido da República, atual partido de Mauro Savi.

O PL estaria sendo criado pelo atual presidente nacional do PSD e ministro de Estado, Gilberto Kassab, que foi prefeito de São Paulo pelo DEM até criar o PSD, que hoje está na base de apoio da presidente Dilma Rousseff.

Grileiros invadem fazenda utilizada para pesquisa científica, em Cotriguaçu

Uma fazenda utilizada para pesquisa científica, no município de Cotriguaçu (944 km a noroeste de Cuiabá), tem sido invadida por grileiros de terra para extração ilegal de madeira. As propriedades do município são as últimas do Estado com bolsões de floresta Amazônica, porém se tornaram alvo constante dos criminosos ambientais.

A Fazenda São Nicolau é sede de Projeto Poço de Carbono Florestal Peugeot-ONF, que há mais de 15 anos tem a área para realizar pesquisas. A fazenda conta com parecerias diversas universidades do Estado e de outros países.

De acordo com Cleide Arruda, engenheira florestal e gestora do ONF Brasil (Escritório Nacional de Florestas), a fazenda tem 10 mil hectares e é utilizada para recuperação ambiental, pesquisa científica e formação acadêmica.