13 de março de 2015

Explosão em gabinete da Assembleia Legislativa de Mato Grosso; há feridos

Um acidente causou queimaduras graves em um homem que fazia a colocação de carpete em um dos gabinetes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Outros dois homens também ficaram feridos, mas com menos gravidade. Eles são funcionários de uma empresa que realiza o serviço no início da noite desta sexta-feira (13).

Segundo informou um policial militar que acompanhou o resgate, feito pelo Samu, as informações são de que os homens usavam solvente e um aparelho, usado no serviço, produziu uma faísca.

Teria havido uma explosão e o fogo se alastrou pelo local, atingindo os três.

Os homens foram levados ao Pronto-Socorro de Cuiabá. Com Mídia News

Fracassa em Cuiabá o movimento pró-Dilma; presidente, agora prepare ouvidos

Todo mundo está inquieto com o governo Dilma. Uns mais revoltados; outros menos. E os contentes (acredito que sejam minoria) se esforçam para defender o indefensável. Dilma afundou o governo em crise.  E está sitiada. Não pode andar nas ruas. O tema do impeachment deixou de ser tabu e passou a fazer parte da pauta política, mesmo que ainda de forma incipiente. A expectativa de multidões saírem para protestar no domingo vem forçada por agravantes. Um deles é a desorganização da economia. Soma-se ao desarranjo das contas públicas. Paralelo, os escândalos de corrupção.
Não é preciso ser especialista em economia para notar que a inflação sobe e a recessão se instala. Esse é o momento econômico que vivemos. Preços, que antes eram mantidos artificialmente baixos, disparam, como a taxa de câmbio e os custos de energia elétrica e de combustíveis. Esses reajustes deflagram ondas inflacionárias de repasses de custos que se difundem por toda a economia. A crise política torna tudo mais difícil. E quando mexe no bolso, todos viram onça.
Nesta sexta, em quase todos os Estados, estão ocorrendo manifestações em favor de Dilma, do governo, da Petrobras e do PT, convocadas pela Central Única dos Trabalhadores. O PT afundou a Petrobras. Agora, sai em seu socorro. Em Cuiabá, poucos atenderam ao chamamento da CUT. A manifestação fracassou.
E a de domingo, 15 de março? Quanto menos partidário, mais expressivo será o movimento. Diversas cidades se organizam para o ato antigoverno. O impeachment de Dilma depende de povo na rua. E tem de ser muita gente e por muito tempo, assim como na reta final da campanha pelas Diretas-Já. Os políticos temem perder o controle do processo. No dia em que o povo acordar, os governantes perderão o sono. Não se pode calar diante da flagrante degradação moral e do desastre econômico-social promovido pelo petismo. É o sentimento de indignação ganhando as ruas de novo para o bem da democracia e do país.
Na luta pela redemocratização do país, o povo foi protestar, apanhou da polícia do regime ditatorial, do qual a própria Dilma fora vítima, e ainda cantava versos de Geraldo Vandré: “Caminhando e cantando/ E seguindo a canção/ Somos todos iguais/ Braços dados ou não”.
Hoje, volta às ruas com a percepção de que "não somos iguais" e com Dilma presente, mas do outro lado dessa história como uma das responsáveis por desgraçar o país. Presidente, prepare os ouvidos! Romilson Dourado

Operadoras são proibidas de fazer bloqueio permanente nos celulares

telefone noiteO Ministério Público Federal na Paraíba (MPF) obteve vitória em ação civil pública cujo objeto era impedir as empresas de telefonia celular de comercializarem aparelhos móveis com o sistema “hard lock”, ou seja, com bloqueio técnico permanente implantado pelas fabricantes de celulares que os tornavam insuscetíveis de uso em mais de uma operadora. O processo transitou em julgado em 11 de março de 2014.
Em cota, datada de 20 de fevereiro de 2015, o MPF manifestou-se pela extinção da execução do processo, tendo em vista que a empresa Claro informou, nos autos, que não mais comercializa equipamentos com tal bloqueio.

Fazer sexo com a melhor amiga da esposa é principal fantasia dos infiéis

20150313105551683692oÉ muito comum que sites de relacionamentos elaborem pesquisas com os usuários cadastrados para tentar avaliar o comportamento e traçar parâmetros de perfil daqueles que se interessam por encontros virtuais. A mais recente, que entrevistou 3.287 homens brasileiros, revelou que fazer sexo com a melhor amiga da esposa é a fantasia sexual número um dos infiéis cadastrados na plataforma Victoria Milan, rede social para pessoas comprometidas que desejam ter um caso. Mas calma.
De acordo com o professor da Faculdade de Psicologia da PUC Minas, Roberto Chateaubriand, existe uma distância entre o que se fantasia e a prática. “No cardápio da sexualidade, existem as fantasias para serem fruídas e aquelas que não saem do campo da imaginação. Esse resultado não quer dizer que a fantasia vá se materializar”, afirma.

Janaína Riva repudia tentativa de difamação com falsas fotos íntimas divulgadas em redes sociais

A deputada estadual, Janaína Riva (PSD), repudiou nesta sexta-feira (13), através de sua assessoria de imprensa, a circulação de fotos íntimas, que supostamente seriam da parlamentar, em diversos aplicativos de comunicação móvel. A declaração, postada em seu instagram e no site oficial, classifica que o fato tem “verdadeira índole difamatória”. Janaina ainda aproveitou para defender as mulheres que sofrem com este tipo de ação.

“Fotos anônimas têm circulado na internet e em aplicativos de comunicação móvel como se supostamente fossem da deputada Janaina Riva. Embora as fotografias não sejam da deputada, o que facilmente pode ser identificado, alguns meios de comunicação insistem em conferir ao fato atenção absolutamente inapropriada, atuando, ao que parece, com verdadeira índole difamatória, em desespero por visibilidade”, diz trecho da declaração.

Ela ainda acrescenta que “esses e outros boatos de índole pessoal que, mesmo não condizendo com a realidade, vêm sendo propagados de modo irresponsável, sem qualquer compromisso ético e em detrimento da vida privada alheia”. A deputada ainda aproveitou para discursar em defesa das mulheres que sofrem com estas ações.

“Como é sabido, inúmeras mulheres têm sofrido com a divulgação de fotos íntimas, ainda que falsas. Esse tipo de ultraje, na maioria das vezes, é levado à prática, não apenas por licenciosidade, mas por homens que tentam diminuí-las, nivelá-las: em suma, coisificá-las. Seguro de seu anonimato, quem se presta a esse tipo de divulgação deturpada não imagina o quanto tal prática liquida com a autoestima da mulher que sobre si pesa a divulgação de fotos intimas (mesmo que falsas), dada a velocidade com que as imagens circulam a um sem número de destinatários virtuais”, relata outro trecho.

A declaração da deputada foi dada após supostas fotos íntimas dela circularem por aplicativos de comunicação móvel, como por exemplo o WhatsApp. Esta foi a primeira vez que a parlamentar tocou no assunto de forma pública. Foi acrescido ainda pela assessoria de imprensa de Janaína Riva que as medidas jurídicas deverão ser tomadas.
Confira nota na íntegra: 
"NOTA DE REPÚDIO!
Fotos anônimas têm circulado na internet e em aplicativos de comunicação móvel como se supostamente fossem da Deputada Janaina Riva. Embora as fotografias não sejam da Deputada, o que facilmente pode ser identificado, alguns meios de comunicação insistem em conferir ao fato atenção absolutamente inapropriada, atuando, ao que parece, com verdadeira índole difamatória, em desespero por visibilidade.
Diante disso, a assessoria da Deputada Janaina Riva, sem prejuízo da adoção de outras providências, veemente repudia esses e outros boatos de índole pessoal que, mesmo não condizendo com a realidade, vêm sendo propagados de modo irresponsável, sem qualquer compromisso ético e em detrimento da vida privada alheia.
Como é sabido, inúmeras mulheres têm sofrido com a divulgação de fotos íntimas, ainda que falsas. Esse tipo de ultraje, na maioria das vezes, é levado à prática, não apenas por licenciosidade, mas por homens que tentam diminuí-las , nivelá-las: em suma, coisificá-las. Seguro de seu anonimato, quem se presta a esse tipo de divulgação deturpada não imagina o quanto tal prática liquida com a autoestima da mulher que sobre si pesa a divulgação de fotos intimas (mesmo que falsas), dada a velocidade com que as imagens circulam a um sem número de destinatários virtuais.
Como alertado pela defensora dos direitos da mulher, Mary Wollstonecraft, seria um tarefa sem fim traçar a variedade de maldades, cuidados, e tristezas, em que as mulheres são submetidas pela opinião prevalecente. Nesse sentido, não podemos permitir que os avanços tecnológicos da contemporaneidade atuem na contramão dos direitos custosamente conquistados pelas mulheres, agregando mais augúrios aos tantos outros desafios encontrados de nossa sociedade."
    

Brasnorte terá mobilização pró-impeachment no domingo (15)


Torcida Jovem do Flamengo é punida com um ano de afastamento dos estádios

B__yKL3UkAATHoU
A Torcida Jovem do Flamengo foi afastada dos estádios pelo período de um ano. Em decisão da Justiça, conseguida pelo Ministério Público de Rio de Janeiro (MPRJ), nesta sexta-feira, a facção organizada rubro-negra fica proibida de utilizar qualquer tipo de identificação ou entoar cantos em eventos esportivos e também em seus entornos, num raio de 5 km. Caso descumpra a ordem, será cobrada uma multa de R$ 20 mil por integrante identificado.
Segundo O Globo, a decisão se dá por conta da invasão da feita ao vestiário do estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, na partida entre Flamengo e Macaé, no último dia 31 de janeiro, pela primeira rodada do Campeonato Carioca. Na oportunidade, membros da Torcida Jovem foram filmados entrando no espaço destinado ao time da cidade, furtando pertences e agredindo o goleiro Ricardo Berna. As imagens, divulgadas na internet, foram utilizadas no julgamento para comprovar os fatos citados pelo Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe).

Reforma política domina pauta do Plenário na próxima semana

senado nova
Na próxima semana o Plenário do Senado deve continuar imerso nos projetos de reforma política. A orientação do presidente da Casa, senador Renan Calheiros, é que cada projeto pronto para votação seja colocado na pauta para discussão até que a reforma política vá, aos poucos e de maneira fatiada, tomando corpo. “Nenhum dos temas obteve acordo, nenhum alcançou consenso. Por isso a orientação tem sido votar os projetos na ordem com que chegam ao Plenário”, explica o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello.
A prioridade da semana deve ser a proposta, dos ex-senadores Francisco Dornelles e José Sarney (PLS 268/2011), que institui o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais. A tirar pela votação do tema na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ocorrida em 2011, deve ser uma votação disputada.

Hoje e domingo, Cuiabá será palco de manifestações pró e contra Dilma

Fonte: RD News
O centro deCuiabá será palco de duas manifestações, hoje (13) e no domingo (15), sendo uma pró e outra contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Os eventos foram convocados via redes sociais. O evento desta sexta, com início à 11h, na praça da República, é organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT). Segundo o sindicato, a manifestação é em defesa da Petrobrás, dos direitos trabalhista, da democracia e da reforma política, masd não teria relação com o protesto de domingo, que pede o impeachment da petista. O curioso é que o evento foi marcado justamente devido às articulações chamando a população contra a presidente.
Entre os principais pontos de pauta estão a defesa da Petrobrás, da Caixa Econômica 100% Pública, e o descontentamento com as MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro-desemprego, abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença. De acordo com o presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, as mobilizações fazem parte das lutas que irão acontecer até 1º de maio, com objetivo de combater o suposto  golpismo e fortalecer a democracia. “A CUT não deixará que a classe trabalhadora pague o ônus de medidas fiscais e não permitirá que a Petrobrás e a Caixa sejam entregues aos especuladores internacionais. Defender os trabalhadores é lutar contra medidas de ajuste fiscal que prejudicam a classe”.
Além da CUT, assinam o manifesto a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). O protesto tem o apoio também de outras entidades como a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Central dos Movimentos Populares (CMP).  
Manifesto de domingo
Para próximo domingo (15), em Cuiabá, a mobilização está marcada para às 16 horas, na praça Alencastro, em frente a prefeitura. A principal bandeira defendida pelos manifestantes é o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, assim como pedido de basta à corrupção.
O movimento surgiu devido a suspeita de que Dilma teria participado (direta ou indiretamente) de escândalos recentes do governo PT, como é o caso do Petrolão - pagamento de propina à políticos utilizando a estatal, investigado pelo Operação Lava Jato. A expectativa dos organizadores é de que se repita o que ocorreu em 2013, quando milhares de pessoas foram as ruas protestar contra a corrupção e o preço da passagem de ônibus.
Foi elabora inclusive uma lista de regras para organizar o movimento, conforme lista abaixo e que corre nas redes sociais.
Queremos que tudo transcorra de forma ordeira e pacífica. A pauta do movimento se baseará em:
  • * Cenário político atual (Não queremos ser a nova Venezuela!)
  • * Impunidade (Corruptos na cadeia já!)
  • * Petrolão e BNDES (Tirem as mãos do que é nosso!)
  • * Regulação da mídia (Abaixo o controle da mídia e das redes sociais!)
  • * Contra o plebiscito constituinte convocado pelo PT! ( Das mãos de vocês não queremos nada!)
  • *Impeachment Dilma
  • Regras para a marcha:
  • 1 - Bandeiras de partidos políticos e outras organizações ligadas aos mesmos não serão permitidas. Caso apareçam, serão tomadas.
  • 2 - Esta marcha é do povo e ninguém a utilizará para autopromoção.
  • 3 - Viu qualquer movimento ou atitude suspeita? Utilize da melhor arma que tem para isso: seu celular. Filme tudo e entregue o arquivo para a organização do ato, a fim de que providências legais sejam tomadas.
  • 4 - Se surgir qualquer foco de violência ou vandalismo contra o patrimônio público todos deverão sentar-se até que os policiais que farão a escolta, fardados ou a paisana, capturem o meliante.
  • 5 - Se houver provocações oriundas de qualquer grupo estranho ao ato apenas ignore. Eles estão desesperados pois tudo o que construíram está ruindo. Nós somos a ameaça aos seus interesses escusos. Somos o golpe de misericórdia contra o PT.
  • 6 - Atenção às mensagens que serão enviadas do carro de som!
  • 7 - Não use roupas vermelhas ou pretas. Elas lembram o PT e os Black Blocs. Não compareça no evento com camisetas em alusão a partidos políticos.
  • 8 - Verde e amarelo são as cores ideais para este dia de indignação. Pinte o rosto!
  • 9 - Confeccione faixas, cartazes. Leve bandeiras do Brasil, use nariz de palhaço. Leve cornetas, apitos, faça barulho! Leve também balões azuis, amarelos e verdes. Vamos chamar atenção para nossa causa.
  • 10 - Durante a marcha, fique atento aos cânticos que serão puxados pela organização! Nada de coros que não são pertinentes ao ato. Lembre-se, você está nas ruas para reivindicar direitos.
  • 11 - A polícia é nossa amiga. Gente ordeira e trabalhadora não teme aqueles que nos protegem. Eles estarão presentes para garantir que tudo ocorra bem. Não trate estes bravos servidores públicos de forma hostil.
  • 12 - Convide amigos e vizinhos. Vá com sua família ao ato! Ensine seus filhos desde pequenos que política é algo bom e deve ter à frente pessoas de bem. Ensine-os a fazer parte da história e não apenas a vê-la passar. Um povo que luta por seus direitos e participa é respeitado por seu governo.
  • 13 - Respeite os veículos que se aproximarem da marcha. Não bata nos vidros e tampouco na lataria dos carros. Não jogue lixo no chão. Recolha papéis e outros objetos e deposite em
  • lixeiras. Somos civilizados.
  • 14 - Permaneça no roteiro da marcha. A intenção é mostrar nossa força e não travar o trânsito.
  • 15 - Se chover, vá mesmo assim! Leve seu guarda-chuva, mas não deixe de comparecer. Não somos feitos de açúcar. Temos força e raça! Nada impedirá nossa luta pelo Brasil que queremos!
  • 16 - Caso alguém passe mal no evento, forneça ajuda e contate a organização.
  • 17 - Qualquer crítica/sugestão será bem recebida.
  • 18 - Leve água para se hidratar durante o percurso. Respeite crianças e idosos.
  • 19-  Desejamos uma ótima Marcha a todos!!
  • Hino para ser  cantado na Passeata:

Farid Tenório dos Santos, ex-prefeito de Arenápolis é penalizado por falhas na realização de show de Réveillon

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), durante a sessão plenária do dia 03 de março, julgou procedente a representação interna em desfavor do ex-prefeito de Arenápolis, Farid Tenório dos Santos.

Trata-se de uma despesa lesiva ao patrimônio público efetuada para a realização do show de Réveillon 2009/2010 em que foram constatadas irregularidades.

O relator do processo, conselheiro Sérgio Ricardo, entendeu que as despesas realizadas não foram precedidas de regular processo de dispensa de licitação e, também, que não houve abertura de processo administrativo para o registro dos gastos.

Além disso, pontuou que a realização do evento, assim como as despesas previstas, não foram devidamente planejadas e, por isso, não poderia ser montada estrutura para o evento sem garantia de recursos financeiros.

Assim, o conselheiro determinou que o ex-gestor, Farid Tenório dos Santos, restitua os cofres públicos com o montante de R$11.351,80 e acrescentou à atual gestão da Prefeitura de Arenápolis que somente realizem despesas seguindo as previsões constitucionais e legais. A decisão foi acolhida pela Corte de Contas por unanimidade.

Taques afirma que atuação de OSS em MT é “uma picaretagem”

CAMILA RIBEIRO


O governador Pedro Taques (PDT) classificou como “picaretagem” a atuação de algumas Organizações Sociais de Saúde (OSS) em Mato Grosso.

“Existem algumas organizações sociais que funcionam, outras não. Vamos pegar o caso do Ipas, que administrava o Hospital de Colíder e o Metropolitano de Várzea Grande. No Metropolitano, eles contrataram 9 mil procedimentos de alta complexidade e só realizaram 324. Quer dizer, isso aí é picaretagem”, afirmou ele.

Energia elétrica deve subir 38,3% neste ano, estima Banco Central

conta de luzO preço da energia elétrica deve subir 38,3% neste ano, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Banco Central. Em janeiro deste ano, o BC previa uma alta menor para a energia elétrica: de 27,6%. A previsão faz parte da ata da última reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) do BC, ocorrida na semana passada, quando a taxa básica de juros da economia avançou para 12,75% ao ano – o maior patamar em seis anos.
De acordo com o Banco Central, a estimativa de alta no preço da energia elétrica é reflexo do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento que foram contratadas em 2014. Como o governo anunciou, no início deste ano, que não pretende mais fazer repasses à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – um fundo do setor que financia ações públicas – em 2015, os custos passam para os consumidores. As contas de luz podem sofrer neste ano, ao todo, aumentos bem superiores aos registrados em 2014. O aporte do governo estava estimado em R$ 9 bilhões.

Brasil está entre países com mais conteúdo impróprio para crianças na internet

criancanetQue a internet é terreno fértil para conteúdo impróprio para menores não é novidade, mas um estudo divulgado nesta quarta-feira, 11, mostra que esse cenário representa um problema sério aos pais e responsáveis. Elaborada pela Kaspersky Lab, a pesquisa intitulada “crianças online” descobriu que mais de dois terços (68%) dos internautas já toparam com algum material adulto ou perigoso na rede.
O conteúdo mais fácil de achar é pornografia, vista sem querer por 59,56% dos internautas. Depois disso aparecem jogos de azar, com 26,66%, armas (26,66%), linguagem e violência quase empatados com 19,93% e 19,53%, respectivamente; álcool, tabaco e drogas (19,63%) ; e formas de acessar a rede anonimamente (8,1%).

Ministro quer tirar a PF da investigação da Lava Jato

teori
A cúpula da Polícia Federal está em chamas diante de uma manifestação de Teori Zavascki na decisão que autorizou a abertura os inquéritos da Lava Jato. Escreveu Teori:
– O modo como se desdobra a investigação e o juízo sobre a conveniência, a oportunidade ou a necessidade de diligências tendentes à convicção acusatória são atribuições exclusivas do procurador-geral da República, mesmo porque o Ministério Público, na condição de titular da ação penal, é o verdadeiro destinatário das diligências executadas.
Em português, Teori disse que apenas o procurador-geral poderá pedir diligências nas investigações da Lava Jato, praticamente excluindo a Polícia Federal do processo.

Deputados contestam ex-presidente sobre impossibilidade de descobrir corrupção na Petrobras

gabrielli
Integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras contestaram nesta quinta-feira (12) as afirmações do ex-presidente da estatal petrolífera José Sérgio Gabrielli quando este disse que é impossível para a Petrobras descobrir internamente as ações de corrupção na estatal.
Os pagamentos milionários de propinas foram denunciados pelos ex-dirigentes da Petrobras Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco, delatores da Operação Lava Jato da Polícia Federal, que investiga desvio de cerca de R$ 10 bilhões. “Não é possível que o sistema de governança da Petrobras captasse. Não há possibilidade de que internamente se captasse essa situação. Tanto é que, depois da denúncia não se chegou a uma conclusão ainda”, disse. Membros do colegiado, a maioria de partidos da oposição, contestaram com veemência as afirmações.

Presidente do TSE defende nova cláusula de barreira para conter a criação de partidos políticos

Dias-Toffoli-300x225Em palestra proferida nesta terça-feira (10), durante audiência pública promovida pela Comissão Especial sobre Reforma Política da Câmara dos Deputados, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, disse que é preciso alterar a legislação para conter a fragmentação dos partidos políticos. Segundo Toffoli, a solução seria a aplicação da cláusula de barreira. “A restituição de uma cláusula de barreira com a manutenção da base proporcional é necessária, desde que ela seja instituída de maneira gradual, novamente como fora no passado”.
O ministro lembrou que, atualmente, dos 32 partidos políticos registrados, 28 têm representatividade no Congresso Nacional. Na visão dele, isso acontece porque a legislação facilita a criação dessas legendas. “Caso a cláusula de barreira estivesse vigente teríamos apenas sete partidos políticos existentes”, afirmou.

Genes Oliveira Rios, ex-prefeito de Castanheira, está internado numa UTI

O ex-prefeito do município de Castanheira Genes Oliveira Rios foi internado esta semana para uma Angioplastia.

Rios está internado em Vitória-ES. De acordo com informações da família ele está estável e deverá sair da UTI ainda nesta quinta-feira (12).

A angioplastia é uma cirurgia realizada com o intuito de desobstruir uma artéria do paciente. Para a realização de angioplastia não são necessários cortes ou pontos na pele.

Essa técnica hemodinâmica é realizada por punção e utiliza um minúsculo balão na ponta de um cateter, que é insuflado dentro da artéria obstruída com placas de gordura e sangue, restituindo o fluxo sanguíneo.

Em alguns casos é necessário a utilização de uma mini tela de aço chamada stent que impede que placa de gordura volte a obstruir a circulação.

Genes Rios foi prefeito do município de Castanheira no período de 2004 a 2008. Nas redes sociais familiares agradecem a todos pelas orações.


Fonte: Cleber Batista/JNMT

Centrais sindicais vão às ruas nesta sexta-feira 13

159209

Com uma infinidade de bandeiras e reivindicações, as centrais sindicais, divididas, vão  hoje às ruas de 27 capitais em todo o País. As divergências ocorrem entre as centrais e até mesmo dentro delas. Enquanto a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) buscam um discurso integrado que combine críticas ao ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff com a defesa do mandato da própria presidente, outras organizações grandes, como a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), ficarão oficialmente de fora das ruas.

Cuba pressiona profissionais do Mais Médicos por volta de parentes à ilha

O governo cubano está pressionando profissionais do programa federal Mais Médicos, bandeira da presidente Dilma Rousseff, para que seus familiares (cônjuges e filhos) que estejam no Brasil retornem imediatamente a Cuba. Caso contrário, ameaça substituí-los por outros médicos que já estariam selecionados, aguardando vaga. Até dezembro, dos 14.462 profissionais trabalhando no Mais Médicos, 11.429 –quase 80%– eram cubanos. Não há estimativa de quantos estão com as famílias no Brasil.

Projeto limita aumento de despesa com programas sociais em ano eleitoral

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 8147/14, do deputado Júlio Lopes (PP-RJ), que define critérios para o aumento de despesa com programas sociais em ano eleitoral. Pelo texto, o acréscimo não poderá ultrapassar a média orçamentária nos três anos anteriores ao do pleito.
A proposta também estabelece que, caso os programas tenham sido instituídos em prazo inferior a três anos, o aumento não poderá exceder o total de gastos efetuados no ano anterior ao da eleição. Segundo Lopes, o objetivo do projeto é proibir que agentes públicos, em ano eleitoral, ordenem despesas não autorizadas, abram crédito orçamentário ou paguem despesas de programas sociais.