19 de março de 2015

Antônio Pereira Barbosa é preso por estelionato em escolas de Tangará da Serra

O fato veio à tona com a prisão de um homem na manhã desta quinta-feira (19). Ele estava na Escola do Jardim dos Ipês onde provavelmente faria novas vítimas, se não fosse pela ação de alguns professores que já haviam sido vitimados.
Antônio Pereira Barbosa se apresentava nos estabelecimentos como representante da Editora Abril para vender uma revista que, segundo professores é muito utilizada nos trabalhos em sala de aula.
“Ele chegou à escola como vendedor da Editora Abril. Ele trazia uma revista que eu já assinava e usava como trabalho na escola. Mas, a revista até não era da Editora Abril, mas ele disse que a editora havia comprado e que estava fazendo uma promoção. Como é uma revista interessante, nos interessamos e compramos. Mas, ele disse que voltaria ontem para trazer os brindes e que ele viria nos entregar os brindes. Como nada chegou ontem, imaginei que pudesse ser um golpe e entrei em contato com outras pessoas que também fizeram a assinatura”, contou a Professora Simone.

Deputados do PT pedem que Aécio Neves seja investigado na Lava Jato

aecio davila
Deputados da bancada do PT em Minas Gerais pediram hoje (19) à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) seja investigado na Operação Lava Jato. A representação foi protocolada pelos deputados federais Adelmo Leão, Padre João e pelo deputado estadual Rogério Correa.
Em depoimentos de delação premiada, Aécio Neves foi citado pelo doleiro Alberto Youssef, mas, em atendimento a um pedido da procuradoria, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que não há indícios mínimos para abertura de inquérito contra o senador.

Beijo Gay: A Globo é capaz de tudo para ganhar audiência

beijo das veias
O beijo das personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, na estreia de “Babilônia”, abriu o caminho.
No dia seguinte à exibição do capítulo, quatro mulheres, entre 50 e 70 anos, entraram, em dois cartórios do Rio, com pedidos de formalização da união com suas companheiras.

‘As pessoas não engolem mais pacotes requentados’, afirma Cássio Cunha Lima

cassiopacote
Ao comentar as medidas contra a corrupção anunciadas pela presidente Dilma Rousseff, o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB), afirmou em Plenário, nesta quinta-feira (19), que “as pessoas não engolem mais pacote requentado”. Segundo o parlamentar, “as pessoas querem providências, ação e governo, que não têm”.
O senador advertiu que a crise tende a se tornar mais aguda, porque “o governo não consegue se encontrar, nem olhar para a cara do povo brasileiro, tamanhas as mentiras apregoadas durante a campanha eleitoral”. Cássio citou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que, conforme disse, foi usado para vender ilusão a milhões de jovens “a fim de se ganhar uma eleição”.
Agora, conforme o parlamentar, o governo adota a “desculpa esfarrapada” de que o site do programa está com problema, mas, verdade, “quebraram o país e não há mais dinheiro para financiar os estudantes”. Problema idêntico, ainda de acordo com o senador, aconteceu com as famílias beneficiadas pelo Minha Casa Melhor e pelo Pronatec, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Peemedebistas defendem menos ministérios e veto ao aumento do Fundo Partidário

A bancada do PMDB na Câmara decidiu hoje (19), durante reunião que durou quase quatro horas, trabalhar pela aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 299/13, que define o número máximo de 20 ministérios; pela aprovação da desoneração do PIS/Pasep para o óleo diesel; pelo ajuste fiscal;  e pelo veto ao aumento do Fundo Partidário. O líder, deputado Leonardo Picciani (RJ), disse que esses quatro pontos são consenso na bancada do partido na Câmara.
Sobre o aumento do Fundo Partidário, Picciani ressaltou que, durante a reunião, a bancada foi unânime na decisão de solicitar à presidenta Dilma Rousseff que vete o dispositivo aprovado no Orçamento Geral da União deste ano. Ele eleva em quase três vezes o valor do fundo. O líder reconheceu que a aprovação foi um erro de todo o Congresso, e que houve falta de atenção.

Governo de Mato Grosso percorrerá Nortão e Xingu para conhecer realidade das estradas

iviane Petroli
Foto: Lucas Ninno/GCom-MT
Na primeira quinzena de fevereiro uma expedição foi realizada por 400 Km de estradas de chão de Alto Garças até Guiratinga, pela MT-110
Na primeira quinzena de fevereiro uma expedição foi realizada por 400 Km de estradas de chão de Alto Garças até Guiratinga, pela MT-110
 Mais de mil quilômetros deverão ser percorridos entre as regiões Norte e do Xingu em Mato Grosso pelo governo do Estado entre os dias 20 e 22. A 'Expedição', realizada por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (sinfra), tem como objetivo conhecer de perto a realidade das rodovias estaduais destas duas regiões mato-grossenses.

A Expedição abrange, de acordo com a Sinfra, sete municípios e distritos nas regiões Norte e Nordeste (Xingu) de Mato Grosso próximas das divisas com o Pará e o Tocantins.

Comissão de Direitos Humanos da AL tem líder evangélico e coronel processado por tortura; veja lista

Jardel P. Arruda
Foto: ATribunaMT
Taborelli nos tempos da ativa
Taborelli nos tempos da ativa
Conhecido por ter sido um comandante “linha-dura” e ser alvo de um processo por tortura e outro por abuso de poder, o coronel da reserva da Polícia Militar e deputado estadual Pery Taborelli (PV) é um dos integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Amparo a Criança, Adolescente e ao Idoso na Assembleia Legislativa, a qual tem a missão, entre outras, de analisar as propostas de leis voltadas para as minorias e as direitos básicos, como a liberdade e igualdade.

Senado conclui votação de projeto que cria uma política contra o bullying

O Senado aprovou nesta quinta-feira, em turno suplementar, projeto que cria o Programa de Combate à Violência Sistemática, o chamado bullying. Na verdade, a proposta é uma carta de intenções, um manual para subsidiar campanhas educativas de combate ao bullying, principalmente nas escolas. O texto já tinha sido aprovado, numa primeira votação, na semana passada pelo Senado. Mas, como se trata de um substitutivo, foi preciso fazer um turno suplementar nesta quinta-feira.

Agora, a proposta voltará agora a ser examinada pela Câmara, porque o Senado aprovou um substitutivo da Comissão de Direitos Humanos. O texto do projeto define o bullying como uma sequência de episódios de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, praticado reincidentemente por um indivíduo ou grupo contra outro indivíduo ou grupo, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas, produzindo na vítima prejuízos psicológicos, físicos ou morais.

O Programa de Combate a violência sistemática irá orientar ações do Ministério da Educação e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, além de outros órgãos que tenham relação com o tema. Caberá a essas pastas qualificar profissionais de educação para implementar ações de discussão, prevenção e solução do problema. O controle de casos de violência nas escolas será feito através de relatórios anuais. As famílias das vítimas, que receberão ajuda psicológica, social e jurídica contra os agressores, também serão orientadas para identificar e administrar situações de bullying.

“É imperativo o estímulo a uma cultura de não violência, na qual as crianças e adolescentes, em particular, são orientadas no sentido de aceitarem a pluralidade do mundo em que vivem” diz a ex-senadora Ana Rita (PT-ES), no texto do substitutivo de sua autoria na Comissão de Direitos Humanos.


A proposta original é do deputado Vieira da Cunha (PDT-RS).

TJ condena juiz à aposentadoria compulsória por favorecer advogados e venda de sentença

Flávia Borges
Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto
TJ condena juiz à aposentadoria compulsória por favorecer advogados e venda de sentença
 Por unanimidade, os desembargadores do Tribunal de Justiça decidiram pela aposentadoria compulsória do juiz Almir Barbosa Santos, que atuou nas Comarcas de Comodoro, Campo Verde e Primavera do Leste, sob a acusação de favorecimento a advogados e vendas de sentenças em processos judiciais e administrativos.

Ele chegou a ser afastado preventivamente do cargo, mas conseguiu retornar após uma decisão do desembargador Orlando Perri de Almeida, ex-presidente do Tribunal de Justiça. Para defendê-lo no processo disciplinar, o magistrado contratou o advogado paraense Ophir Cavalcante, ex-presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e também o ex-conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Jorge Hélio.

O Pleno votou ainda pela remeça da peça processual ao Ministério Público do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional/MT), e a Corregedoria-Geral da Justiça, para abrir sindicância a fim de apurar a conduta do juiz Wendell Karielli Guedes Simplício, da Comarca de Alta Floresta.

A Globo é a maior patrocinadora do homossexualismo do Brasil, diz Malafaia

beijo das veias
O teor de algumas cenas do primeiro capítulo da novela Babilônia, quando duas personagens idosas trocaram beijos e carícias, foi alvo de críticas severas nas redes sociais por parte dos evangélicos. E o pastor Silas Malafaia pegou o bonde das reclamações.
O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) publicou um pequeno artigo afirmando que “a Rede Globo é a maior patrocinadora da imoralidade e do homossexualismo no Brasil”.

Fifa muda tudo: final da Copa do Mundo de 2022 será dia 18/12

copaqatar
A Fifa finalmente bateu o martelo. Em reunião na sede de entidade nesta quinta-feira, em Zurique, na Suíça, foi decidido que a final da Copa de 2022, no Qatar, será disputada no dia 18 de dezembro. A decisão do torneio será disputada uma semana antes do Natal, como queriam os clubes europeus e a Uefa. O início do torneio, que será disputado pela primeira vez na história no fim do ano, será no dia 21 de novembro.
O Mundial de 2022 será disputado no fim do ano para fugir do forte calor de até 50º nos meses de junho e julho, período em que normalmente é disputado a Copa.
Mas as datas da final causavam discórdia entre os membros da Fifa e das confederações. No final do mês passado, um grupo de estudos da Fifa propusera a realização da Copa no fim do ano, mas havia a possibilidade de a decisão ser marcada no dia 23 de dezembro. Nesse caso o torneio começaria no dia 26 de novembro.
A proposta de realização do torneio no fim do ano foi apoiada por todas as seis confederações, mas a final tão perto do Natal contrariava os europeus. Nesta semana, o presidente da Uefa, o ex-jogador Michel Platini, havia dito que não gostaria de passar o Natal em um avião.
– O comitê pediu a final no dia 23 de dezembro, mas o presidente Blatter não quer e eu estou totalmente de acordo com ele. A final poderia ser no dia 18, um domingo. Eu não quero e acredito que ninguém queira voltar para casa na noite de Natal – disse.
O Globo

CURIOSIDADE? Quem vai votar o pacote anticorrupção!


Novo protesto contra Dilma está marcado para 12 de abril

Movimento Brasil Livre e Revoltados On Line, dois dos grupos que organizaram o ato de 15 de março contra a presidente Dilma Rousseff, confirmaram o próximo para 12 de abril. Ambos defendem o impeachment.
vaisermaior

Líderes de contratação, comércio e construção civil demitiram mais

Segundo dados do ministério do Trabalho, dois campeões de contratações – comércio e construção civil – encabeçaram as demissões no mês de fevereiro de 2015. A retração na economia levou as duas áreas a fechar, respectivamente, 30 mil e 25 mil postos.

Pendências impedem duas creches de entrar em funcionamento na cidade de Brasnorte; cerca de 200 crianças esperam por vaga

Creche do Renascer: empreiteira espera conclusão de pagamento
pela obra a um ano e dois meses

Duas creches que estão prontas a mais de um ano na cidade de Brasnorte, região noroeste de Mato Grosso, ainda estão sem previsão de entrar em funcionamento. É que ambas têm problemas pendentes para ser resolvidos.

A que está localizada no Bairro Arco Iris, de acordo com informações passadas ao blogue, mesmo com toda a obra já quitada com a construtora contratada (de Juína), ainda faltam a ligação elétrica e todo mobiliário.

A que foi construída no Bairro Renascer, ainda está sem atender a população porque tem uma pendência financeira superior ao valor de R$ 317 mil com a Poli Engenharia, empreiteira responsável pela obra.

Neste caso, o engenheiro e empresário conhecido por Kiko disse ao Diário de Tangará que não entrega a obra para a prefeitura municipal porque primeiro quer receber o restante do pagamento acertado, o que corresponde a 25% do valor total de gastos com a obra.

I
Creche do Arco Íris está pronta, mas falta energia elétrica e mobiliário
niciada no dia 30/04/2012 e com término previsto para 30/10/2012, a creche (escola de educação infantil) do bairro Arco Íris, custou aos cofres públicos da União e do município de Brasnorte, o valor de R$ 1.311,920,93.

As obras da creche do Bairro Renascer que tiveram início em 08/03/2012 e tinham previsão de ser concluídas no dia 08/10/2012 custaram aos cofres publicas (União e Município) R$ 1.298.681,37.

Em entrevista exclusiva ao Blogue, o engenheiro Kiko, dono da empreiteira Poli Engenharia foi categórico: só entrega a creche do Renascer para a prefeitura se receber os 25% restantes do combinado.

CRIANÇAS NA FILA
O problema é que, enquanto as pendências apontadas não são resolvidas pelos responsáveis, no caso, União ou Prefeitura, conforme cálculo da população, aproximadamente 200 crianças esperam na fila a mais de ano por vagas nas referidas creches.

Há uma semana, a reportagem do Diário de Tangará e do Jornal da Amazônia (Rádio Amazônia FM de Brasnorte) esteve na Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município para obter informações sobre a situação das creches, conclusão das obras e previsão de início de funcionamento. Mas, funcionários da Secretaria disseram que a gestora da pasta não se encontrava no momento e outros chefes não quiseram se manifestar. 

PT diz que prefeito preso recebendo propina era “uma figura de pouca expressão”

Mauro-HenriqueA direção do Partido dos Trabalhadores no decidiu, na noite desta quarta-feira (18), expulsar sumariamente da legenda o prefeito de São Sebastião do Alto (RJ), Mauro Henrique Chagas.
Chagas foi flagrado e preso pela Polícia Federal, nesta quarta, ao receber propina exigida por ele a empresários para aprovação de obras de saneamento e saúde no município. A decisão do diretório será referendada em reunião no próximo domingo (22).
“Apesar de filiado ao PT, ele era uma figura de pouca expressão e nenhum envolvimento na vida partidária. No domingo, a reunião do Diretório Estadual irá referendar esta medida”, diz nota da legenda.

Pedreiro encontra parte de corpo humano em construção; polícia tenta localizar resto da vítima

Patrícia Neves
Foto: Paranatinga News
Pedreiro encontra parte de corpo humano em construção; polícia tenta localizar resto da vítima
O delegado municipal de Campo Verde, Fernando Vasco, instaurou inquérito para apurar um assassinato na região. Na noite de quarta-feira, 18, foram encontrados pedaços de um corpo humano em meio a uma construção da cidade.  A localização só foi possível depois que um pedreiro chegou para trabalhar e se deparou com a situação.
Os membros inferiores, ainda dentro de uma calça jeans, foram deixados no bairro Jardim Jupiará, região central da cidade, de acordo com a Polícia Militar. A construção onde o 'material' foi localizado fica em um cruzamento das avenidas Santa Tereza esquina com a rua da Alegria.
 

MPF investiga compra de maquinários sem licitação em Rondonópolis

LAICE SOUZA
DO BLOG DO ANTERO

O prefeito Percival Muniz, que fez
 compra de maquinários sem licitação

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil para investigar a compra feita pela Prefeitura Municipal de Rondonópolis, sem procedimento licitatório, de patrulhas mecanizadas com recursos federais.

A investigação foi aberta, segundo consta em portaria, por haver indícios de lesão ao erário por meio de contratação e compra mediante dispensa de licitação.

De acordo com a portaria, o procurador da República Guilherme Rocha Gopfert irá verificar a regularidade da aplicação da verba relativa ao convênio de nº 782859/2013, firmado entre a prefeitura de Rondonópolis e a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste).

O prefeito Percival Muniz (PPS) autorizou a dispensa da licitação (Termo nº 38/2013) e contratou a empresa Guimarães Agrícola Ltda. O valor total da dispensa foi de R$ 336.368,00.

Foram adquiridos dois tratores, duas grades aradoras, duas carretas agrícolas e duas ensiladeiras.

Veja o teor da portaria do MPF:

PORTARIA Nº 12, DE 16 DE MARÇO DE 2015

Converte a Notícia de Fato 1.20.005.000019/2015-52 em Inquérito Civil visando verificar a regularidade da aplicação de verba federal relativa ao convênio nº782859/2013 estabelecido a prefeitura municipal de Rondonópolis-MT e a SUDECO.

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, por intermédio do Procurador da República signatário, com fundamento no art. 129, I e VI,da Constituição da República e nos termos do que dispõe a Resolução nº 77/2004 do Conselho Superior do Ministério Público Federal, bem como a Resolução nº 13/2006, do Conselho Nacional do Ministério Público;

Considerando as informações constantes na Notícia de Fato 1.20.005.000019/2015-52;

CONSIDERANDO os indícios de lesão ao erário por meio de contratação e compra de patrulhas mecanizadas mediante dispensa de licitação.

CONSIDERANDO que é atribuição do Ministério Público a proteção do Patrimônio Público e Social. (CF Art. 129, III)

RESOLVE INSTAURAR o presente Inquérito Civil, determinando-se:

1. O registro e a autuação da presente Portaria nos sistemas de informação adotados pelo Ministério Público Federal, como “visando verificar a regularidade da aplicação de verba federal relativa ao convênio nº 782859/2013 estabelecido entre a Prefeitura Municipal de Rondonópolis e a SUDECO.”;

2. A comunicação da instauração do presente Inquérito Civil à 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, nos termos dos art. 7º da Resolução 77/2004 do CSMPF e art. 5º da Resolução 13/2006 do CNMP;

3. O cumprimento das diligências constantes do despacho que determinou a presente instauração.

GUILHERME ROCHA GÖPFERT
 Procurador da República

Prefeito é preso em flagrante ao receber R$ 100 mil de propina no RJ

Mauro Henrique Chagas (PT), prefeito de São Sebastião do Alto, na Região Serrana do Rio, foi preso pela Polícia Federal na BR-101, em Macaé, nesta quarta-feira (18). Segundo a PRF, ele foi abordado durante o pagamento de uma propina no valor de R$ 100 mil, exigida por ele mesmo, para que um empresário pudesse começar obras nas áreas de saúde e saneamento no município. O valor representa 10% de duas licitações para a execução dos serviços.


Gaeco monitora suspeito fazendo saque de R$ 210 mil em agência bancária de Cuiabá; veja

O site MidiaNews teve acesso exclusivo a um relatório de informações feito pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), em 2009, sobre o suposto esquema de desvio de dinheiro público na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

A investigação dá detalhes sobre um saque de R$ 210 mil, feito pelo empresário Leonardo Maia Pinheiro, na agência do Banco do Brasil, na Avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande.

Na sequência, segundo o Gaeco, o dinheiro foi levado até o Edifício Monreale, em Cuiabá, onde morava o então servidor da Assembleia Legislativa Edemar Nestor Adams, falecido em 2010.

O Ministério Público Estadual (MPE) considera que Adams era o homem que operava o suposto esquema a mando do ex-deputado José Riva.

Com base nas investigações, o MPE propôs ação criminal contra Riva e outras 14 pessoas (veja abaixo), por peculato e formação de quadrilha. Eles são acusados de desviarem R$ 62 milhões (valor já corrigido) entre 2005 e 2009.


O ex-deputado foi preso, em 21 de fevereiro passado, com base nesta ação.

GUERRA À CORRUPÇÃO: Estado vai instalar comitê para recuperar dinheiro desviado

DOUGLAS TRIELLI

O secretário-adjunto de Segurança, Fábio Galindo:
meta é recuperar dinheiro desviado dos cofres públicos
O governador Pedro Taques (PDT) vai instalar, até a próxima semana, o Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que será responsável por buscar o ressarcimento de prejuízos causados por ações fraudulentas.

O comitê, do qual Taques será o presidente, também terá como objetivo combater crimes de corrupção, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

O decreto que criou o comitê foi publicado no Diário Oficial do Estado em fevereiro.

Suíça bloqueia mais de R$ 1,3 bilhão desviados da Petrobras

dinheiro bloqueadoO procurador-geral da Suíça Michel Louber anunciou nesta quarta-feira o bloqueio de US$ 400 milhões, o equivalente a R$ 1,3 bilhão, de pessoas e empresas investigadas por fraudes em contratos de empreiteiras com a Petrobras. Deste total, US$ 120 milhões (cerca de R$ 391 milhões) já foram liberados para a repatriação e US$ 90 milhões já estão em contas da Justiça brasileira.
O dinheiro foi bloqueado a partir de nove investigações abertas na Suíça sobre corrupção e lavagem de dinheiro desviado da Petrobras. “Não toleramos o uso do sistema bancário suíço para corrupção e lavagem de dinheiro”, disse Lauber em entrevista ao lado do procurador-geral da República Rodrigo Janot e do secretário de Cooperação Internacional, Vladimir Aras.

Para Cid Gomes, combate a corrupção afasta presidente de aliados

cid gomes
Antes de colocar os pés na Câmara nesta quarta-feira (18), Cid Gomes, ainda ministro da Educação, confidenciou a amigos: “eu não vou me humilhar”. Suas duras declarações diante de uma base congressual arredia à presidente da República motivaram sua demissão relâmpago.
Entre o abandono da tumultuada sessão e o anúncio de sua demissão pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), decorreram menos de 30 minutos. Já na condição de ex-ministro, Cid Gomes afirmou a jornalistas ao deixar o Palácio do Planalto que a presidente Dilma enfrenta uma crise na relação com o Legislativo justamente por sua atitude contra desvios éticos. “E é isso que fragiliza sua relação com boa parte dos partidos, que querem isso [corrupção]”.

‘Corrupção não é insuperável’, diz juiz da Operação Lava Jato

sergiomoro
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, afirmou nesta quarta-feira durante a entrega do prêmio de “Personalidade do Ano”, do jornal O Globo, que o combate a corrupção é o “único objetivo comum” em uma democracia plural, em referência aos protestos realizados no País no último fim de semana. O magistrado disse acreditar que a corrupção não é insuperável e que é possível vencê-la com “apoio das instituições democráticas”.
“Por mais plural que seja a democracia, existe um consenso. Todos são contra a corrupção e todos concordam, seja aqueles à esquerda, seja à direita, que a corrupção, quando identificada e provada, deve ser punida. Brasil já enfrentou desafios muito maiores. A corrupção é mais um. Não vejo nenhum problema como insuperável. Com apoio das instituições democráticas, conseguiremos acabar com ela”, discursou o magistrado.

O ministro da Comunicação Social será o próximo a deixar o governo

thomas_traumann
Somente um governo que faz água por todos os lados seria capaz de produzir tantos atos desastrosos ao mesmo tempo. Cid Gomes saiu – ou foi saído ontem – do Ministério da Educação. A presidente Dilma espera a volta do ministro Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), para que ele deixe o governo. Traumann poderá pedir demissão se preferir. Ou ser demitido. Ao gosto dele. O ministro voou aos Estados Unidos para acompanhar o estado de saúde de uma irmã, muito doente. Voltará no inicio da próxima semana.
Na ausência dele foi publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo um documento atribuído à Secom com duras críticas ao trabalho de comunicação do governo. Nem a Secom escapou das críticas. O documento circulou entre líderes do PT. Um deles caiu nas mãos de Lula. Foi escrito em papel sem timbre. Ninguém o assina.
O governo credita o documento a Traumann porque ele não negou a autoria em conversa com jornalistas por telefone. A parte do documento considerada por Dilma a mais ofensiva é quando diz que “o governo enfrenta o caos político”. E que será difícil driblá-lo.
Se tivesse dependido de Traumann, ele já teria deixado a Secom desde o final do governo passado. Enfrenta problemas familiares. Sua mulher mora no Rio. E cobra a volta dele ao Rio. Traumann sonha em ocupar o cargo de responsável pela área de comunicação da Petrobras.
O PT sonha com a vaga de Traumann na Secom. A verba de publicidade, ali, é uma das maiores do governo. Se ela cair sob o domínio do PT, o partido planeja usá-la para adoçar a boca de jornais, emissoras de rádio e de televisão regionais, por sua fraqueza dependentes de verbas do governo. Está nos planos do PT investir mais no financiamento de sites e blogs que apóiam o governo, e que também dependem dele para sobreviver.
Por Ricardo Noblat