23 de março de 2015

Novas informações sobre o Avião que caiu nesta segunda-feira entre Diamantino e Campo Novo; piloto morreu

Mais um avião agrícola caiu em Mato Grosso, na tarde desta segunda feira (23), em uma propriedade rural localizada entre os municípios de Diamantino e Campo Novo dos Parecis. A Polícia Civil do município confirmou a queda da pequena aeronave, inclusive, a morte do piloto.

O Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), com sede em Brasília, encaminhou a Mato Grosso uma equipe para apurar as circunstâncias do acidente.

“A investigação vai apurar quais foram os fatores que contribuíram para este acidente, bem como, a prevenção reativa para que isso não se repita. Não se trata de uma averiguação criminal”, disse o capitão Vínicios Voltolini, investigador do Seripa VI.

O capitão não soube informar o nome do piloto, idade e onde ele reside. Informações complementares em instantes.

Dilma descarta Aloizio Mercadante no MEC

mercadante enem
Após reunião com ministros, a presidente Dilma Rousseff decidiu manter Aloizio Mercadante na posição de presidente da coordenação política e descarta transferi-lo para o Ministério da Educação. “Em nenhum momento foi discutida a questão do Ministério da Educação”, afirma o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
No fim de semana, uma fonte do governo informou à agência Reuters que Dilma analisa o nome de Gabriel Chalita, que está à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para comandar o Ministério da Educação. “A presidente quer um nome ligado à educação, e Chalita corresponde a isso”, disse a fonte, que acompanha o tema e pediu anonimato. O deputado federal do PMDB assumiu a Secretaria de Educação este ano, indicado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), que já foi ministro da Educação.

Vox Populi: 67,9% dos eleitores consideram Lula culpado pela corrupção na Petrobras

20140902114347_cv_INACIOdilmalula1_gde67,9% dos eleitores consideram o ex-presidente Lula culpado pela corrupção investigada na “Operação Lava Jato”. Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira mostra que o petista é desvinculado do propinoduto por apenas 23,7% das pessoas.
Também citada no questionário, Dilma Rousseff tem um resultado pior que o de seu padrinho. Para 68,9% dos entrevistados, a presidente é culpada pela existência do propinoduto. O percentual de “absolvição” é de 23,7%.
Ao todo, 2.002 pessoas foram entrevistadas entre os dias 16 e 19 de março. Apenas a parcela (85%) que declarou acompanhar ou ouvir falar as denúncias envolvendo a Petrobras foi contabilizada na base de dados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Silval, em que teia foi se envolver!

Silval Barbosa deve estar arrependido da experiência de ser governador por quase cinco anos. Seria melhor não ter passado por essa experiência. O que julga de realização de "grandes feitos", como construção de trincheiras, viadutos e da Arena Pantanal, em Cuiabá, não é reconhecido pela maioria da população. Isso é péssimo para quem se gaba de ter deixado serviços prestados à população.

Na vida privada, ele já era um empresário milionário. A exploração de garimpo lhe trouxe ouro e diamante. Comprou terra, gado, imóveis, empresas de comunicação. Expandiu os negócios.

CNT/MDA: 59,7% são favoráveis ao impeachment de Dilma

DO TERRA NOTICIAS

Pesquisa realizada pelo instituto MDA, divulgada nesta segunda-feira, aponta que 59,7% da população é favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), mostra que a desaprovação do governo da petista é de 64,8%, enquanto o desempenho pessoal tem resultado negativo de 77,7%.

O MDA ouviu 2.002 pessoas, em 137 cidades de 25 unidades federativas, das cinco regiões, entre os dias 16 e 19 de março de 2015. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Defensora do governo Dilma encara ato a favor do impeachment

Relator da CPI já investigou obras da Copa entre 2011 e 2014, sem demonstrar resultados

LAICE SOUZA

O relator da Comissão Parlamentar de  Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades na execução das obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, em especial a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos, participou da comissão de acompanhamento das obras na gestão passada, que não demonstrou nenhum resultado para a sociedade. O deputado Mauro Savi (PR) era membro suplente da comissão da Copa, como era chamada.

Além dele, o deputado Wagner Ramos, que também foi escolhido para compor a CPI, atuou na antiga comissão. Da atual legislatura também passaram pela comissão os deputados Emanuel Pinheiro (PR), Baiano Filho (PMDB), Ondanir Bortolini “Nininho” (PR) e Guilherme Maluf (PSDB).

Armados com arco e flecha índios Enawene Nawe "invadem" gabinete do prefeito de Juína

Reivindicando uma área que foi doada à associação, cerca de 50 índios da etnia Enawene Nawe ocuparam o gabinete do prefeito de Juína, Zulmar Curzel, armados com arco e flecha.

O prefeito, vereadores e secretários reuniram com eles e foram cobrados da doação definitiva da área onde funcionava o lar dos idosos. O terreno fica no bairro Módulo-5.

Segundo o cacique Dudai Enawene Nawe, a ocupação do gabinete foi motivada após um grupo de pessoas terem tentado ocupar a área, neste final de semana. A intervenção foi feita pelos próprios índios.

A área será usada para construção de um centro de apoio com alojamentos para hospedagem, quando os índios estiverem na cidade. Um projeto para construção será encaminhado ao executivo a fim de se obter aprovação no legislativo e então iniciar as obras.

Cemitério municipal tem sepulturas destruídas por vândalos em MT

Os policiais da cidade de Campo Novo do Parecis investigam um ato de vandalismo praticado, provavelmente, na madrugada de hoje (23), no cemitério municipal. Ao menos três sepulturas foram destruídas e uma de um bebê foi violada

De acordo com a administração do local, os vândalos arrombaram o portão e entraram no recinto. Várias cruzes foram arrancadas dos túmulos.

O caso foi descoberto na manhã desta segunda-feira, quando o zelador chegou ao local para trabalhar. As autoridades policiais foram comunicadas e registraram a ocorrência. Acredita-se que foi a ação foi por puro vandalismo, já que não houve registros de furtos.


O caso está sendo apurado.

Juiz abre ação penal contra 27 investigados na Operação Lava Jato

sergiomoro
O juiz federal Sérgio Moro aceitou hoje (23) denúncia contra 27 investigados na Operação Lava Jato, entre eles o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. A ação penal inclui o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco, além de outros investigados na décima fase da operação, deflagrada semana passada. A partir de agora, os envolvidos serão chamados a prestar depoimento, poderão apresentar defesa e indicar testemunhas.
Entre os acusados que também tornaram-se réus estão o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e executivos de empreiteiras, já investigados em outras fases da Operação Lava Jato. Todos são acusados dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção e formação de quadrilha. Na denúncia, os procuradores apontam novos desvios de recursos em contratos com a Petrobras. Desta vez, as obras investigadas foram a Refinaria Getúlio Vargas, em Araucária, no Paraná, e a Refinaria de Paulínia, em São Paulo.

Ex-senadora Serys sai do PTB e recebe convites de outros partidos

Laíse Lucatelli
Foto: Rogério Florentino Pereira/OD
Ex-senadora Serys sai do PTB e recebe convites de outros partidos
A ex-senadora Serys Slhessarenko afirmou que se desfiliou do PTB e agora avalia convites para aderir a outro partido. Após passar o período eleitoral em crise com a direção estadual do partido, apoiando o candidato a senador de outra coligação, Rui Prado (PSD), a ex-parlamentar decidiu buscar novos ares.

“Simplesmente não deu certo no PTB. Eu tinha a expectativa de fazer um trabalho diferenciado na formação de alianças, no posicionamento do partido nas eleições. Acabei me licenciando do partido após o período eleitoral, e agora oficializei a saída”, justificou Serys.

Defesa de Riva ingressa com novo HC; ministra Maria Thereza é relatora novamente

Flávia Borges
Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto
Defesa de Riva ingressa com novo HC; ministra Maria Thereza é relatora novamente
Atualizada às 16h30 - Os advogados do ex-deputado José Riva ingressaram com novo pedido de habeas corpus junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). O pedido foi distribuído novamente à ministra Maria Thereza de Assis Moura, a mesma que negou monocraticamente o primeiro pedido interposto pela defesa de Riva.

AL oficializa criação das CPIs da Saúde, Copa e dos Incentivos

CAMILA RIBEIRO

Leonardo Albuquerque é o autor da CPI que
investirá as Organizações Sociais de Saúde
As três primeiras Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) instauradas pela 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa (AL) foram oficializadas em publicações no Diário Oficial do Estado, que circula nesta segunda-feira (23).

Com a criação dessas três CPIs, a Assembleia atinge o limite de investigações "paralelas". Uma nova comissão só pode ser realizada assim que uma dessas for concluída.

Entre as CPIs, está a que irá investigar os contratos firmados pelo Estado com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) e que foram alvo de duras críticas por parte da população.

Dada a má gestão de algumas dessas organizações atualmente, existem três unidades que eram geridas por OSSs e que hoje estão sob a intervenção do Estado. São elas os hospitais regionais de Sinop, Colíder e Alta Floresta.
 

Em mobilização nacional, Cuiabá volta pra rua no dia 12 de abril; Dilma, se prepare!

Vêm aí novos protestos país afora. Um será no próximo dia 12 e, o outro, em 21 de abril. Gritos de "Fora, Dilma", "Fora, PT", "Impeachment" e "cadeia para os corruptos" vão ecoar de novo da garganta de milhões de brasileiros. Cuiabá e outras cidades mato-grossenses prometem voltar às ruas.

A manifestação espontânea de 15 de março empurrou para a avenida Getúlio Vargas, da praça Alencastro, no centro, à Oito de Abril, em frente ao Chopão, mais de 30 mil pessoas. Muitas delas estão preparando novamente camisetas com frases de efeito, cartazes, máscaras e bandeiras para protestar contra a presidente e o PT. O discurso hegemônico da manifestação reforçará pedido de impeachment da presidente e a ligação do petismo e seus ladrões com o escândalo de corrupção na Petrobras.

É provável até que o número de manifestantes para o próximo ato supere o de 15 de março, que já foi considerado o maior protesto político desde as Diretas-Já. Em suas páginas no Facebook, o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, organizadores dos atos, registram milhares de confirmações para o 12 de abril. Não há dúvida de que a crise econômica e as denúncias de corrupção estão inflando as manifestações.

Os grupos querem aproveitar o considerado sucesso do movimento para entrar com um pedido de impeachment. Entendem que Dilma cometeu ato de improbidade ao ser negligente no processo de compra da refinaria de Pasadena quando ela era presidente do conselho da Petrobras entre 2006 e 2008. Dilma, prepare os ouvidos! Romilson Dourado

TANGARÁ DA SERRA: Rubens Jolando entra nas fileiras do PDT e poderá ser candidato a prefeito com apoio do governador


Por Dorjival Silva

O empresário tangaraense Rubens Jolando confirmou ao blogue Diário de Tangará, na manhã desta segunda-feira (23), sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Sua ida para a nova legenda decorre em atendimento a convite do governador Pedro Taques, ainda nas eleições do ano passado. Antes de entrar nas fileiras pedetistas, o empresário se desfiliou do Partido da República (PR), legenda pela qual concorreu à prefeitura de Tangará da Serra, nas eleições de 2012.  

Com a vinda de Jolando para o PDT, a sigla, além de passar por um processo de reorganização no município, deverá passar a trabalhar seu nome como virtual candidato à prefeito nas eleições de 2016.

O empresário, apesar de entender ser muito cedo para discutir o assunto, não esconde o desejo de voltar a disputar a chefia do poder executivo tangaraense. Desta vez, com o apoio de Pedro Taques e lideranças locais ligadas ao governador.

DIRETÓRIO – Um grupo de pedetistas tangaraenses deve se reunir nos próximos dias em Cuiabá com o presidente regional da legenda, deputado estadual Zeca Viana e o próprio governador Pedro Taques. É completamente possível que o empresário Rubens Jolando assuma a presidência do diretório do PDT no município.  

Riva teria montado esquema de triangulação entre Janete, Mendonça e Multimetal para desviar verbas do VLT e aeroporto

Arthur Santos da Silva
Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto
Riva teria montado esquema de triangulação entre Janete, Mendonça e Multimetal para desviar verbas do VLT e aeroporto
A denúncia formulada pelo Ministério Público Federal (MPF) e acatada pela Justiça no último dia 11 de março afirma que a ex-candidata ao governo de Mato Grosso, Janete Riva, utilizou a conta corrente do delator na operação Ararath, Junior Mendonça, para lavar R$ 700 mil e adquirir, em continuação da operação financeira, 40% de capital social da empresa Multimetal Engenharia de Estruturas LTDA (BAGGIO E CIA LTDA.), prestadora de serviço para o consórcio responsável pelas obras do VLT e integrante do consórcio que responde pela reforma do Aeroporto Marechal Rondon. O esquema teria sido formulado a mando de José Riva e objetivava o desvio de verbas destinadas às obras da Copa do Mundo 2014.

Brasil que se vire com as arenas vazias após Copa, diz Fifa

Menos de um ano depois da Copa do Mundo que rendeu um lucro recorde para a Fifa, a entidade não quer nem ouvir falar do Brasil.
Nesta semana, a Fifa reuniu a sua cúpula em Zurique e, na agenda, apenas os Mundial de 2018, 2022 e 2026. Questionados pela reportagem se haviam discutido os estádios vazios do Brasil, os cartolas foram claros: “Esse problema é de vocês”.
Para a Fifa, o Brasil de fato garantiu a “Copa das Copas”. A renda e os lucros bateram todos os recordes, como o jornal O Estado de S.Paulo revelou com exclusividade em sua edição de quinta-feira. No total, a receita chegou a quase R$ 16 bilhões e os lucros superaram a marca de R$ 8,3 bilhões. A Copa foi o evento esportivo mais lucrativo da história.

Doações registradas a 15 políticos são investigadas

A Procuradoria-Geral da República (PGR) vai fazer uma varredura em ao menos R$ 62,6 milhões de doações eleitorais declaradas à Justiça para verificar se dinheiro desviado da Petrobras foi destinado por empreiteiras para abastecer campanhas.
Segundo a Folha, a suspeita é que parte da propina de empresas a políticos e a partidos tenha sido paga por meio de doações registradas para campanha. Os recursos, na verdade, viriam de contratos superfaturados de obras da Petrobras.
A apuração será realizada nas prestações de contas de 2010 de siglas e de políticos que tiveram pedido de investigação autorizado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Nos pedidos, a PGR questionou R$ 32,8 milhões de contribuições de empreiteiras para o PMDB, R$ 9,8 milhões ao PT e R$ 9 milhões ao PSDB.

Empresa alemã investiga denúncias de propina em Copa no Brasil

ingresso copa 2A empresa alemã de engenharia e serviços Bilfinger está investigando se empregados de uma subsidiária pagaram propina a funcionários públicos no Brasil em conexão com pedidos relacionados à Copa do Mundo. Por meio de comunicado publicado neste domingo, a companhia informou que começou uma investigação no ano passado sobre contratos de cerca de 6 milhões de euros (R$ 21 milhões) para equipar centros de controles de segurança em diversas cidades grandes brasileiras.
A empresa contratou os auditores da Ernst & Young, da Deloitte e de uma empresa de advocacia brasileira para ajudar a esclarecer se propinas foram pagas por empregados da afiliada Mauell a funcionários públicos e membros de companhias estatais. “As suspeitas estão substanciadas. A investigação, no entanto, ainda não está completa”, disse a Bilfinger, acrescentando que acionaria a Justiça se essas alegações forem confirmadas.

O clima é de confronto nas ruas

A previsão é de muita turbulência. O PT e o PSDB vão intensificar o embate nas ruas, inaugurado no dia 15. Há protestos previstos para 12 e 21 de abril. O ex-presidente Lula decidiu que não vai assistir o PT e o governo Dilma desintegrarem.
Os petistas planejam promover marchas e caravanas, nas ruas, em defesa das transformações econômicas e sociais do país que dizem ter patrocinado em seus três mandatos na presidência. A reação petista será delineada na reunião da Executiva do dia 30. Ela terá como componente o programa nacional de TV de 5 de maio. Lula e o presidente do PT, Rui Falcão, trataram desse embate na sexta-feira.
Os tucanos têm se reunido e definiram que vão ficar colados na indignação social. Sob a batuta do senador Aécio Neves, a linha é de não baixar a guarda. O PSDB vai atuar para estabelecer um elo direto entre a reeleição da presidente Dilma e a corrupção na Petrobras.
A oposição não quer esperar 2018, prevendo o caso. Ela acredita interpretar a vontade popular e prega mudança agora. Seus líderes dizem que não há mais mediação possível, e explicam que isso de deve à entrada de Lula na disputa política.
Por Ilimar Franco, em O Globo

Funcionários dos Correios estão pagando 25,9% do salário para cobrir rombo em fundo de pensão

correiosCada servidor dos Correios pagará 25,9%do salário para cobrir déficit de R$ 5,6 bi. Funcionários dos Correios tentam evitar por meio de uma batalha judicial e de greves que os participantes do Postalis, fundo de pensão da estatal, tenham redução de um quarto nos seus salários a partir de abril de 2015 pelo período de 15 anos e meio. A conta é resultado de um déficit atuarial de R$ 5,6 bilhões no Postalis, controlado pelo PT e PMDB, provocado por investimentos suspeitos, pouco rentáveis ou que não tiveram ainda rendimento repassado ao fundo.
Também sob influência dos dois partidos políticos, o Funcef, dos empregados da Caixa Econômica Federal (CEF), e a Petros, da Petrobrás, contabilizam prejuízos bilionários. Partiu do conselho deliberativo do Postalis a decisão de impor aos funcionários a contribuição extra que terá forte impacto sobre os salários. No primeiro momento, ficou definido um corte de 25,98% nos contracheques. 

Que país é esse? Pesquisa revela que governo de Lula foi mais corrupto que o de Collor

Que país é esse?
Datafolha foi às ruas no ato do domingo passado para aferir a opinião do leitor sobre os últimos governos mais corruptos do país.
Enquanto Lula foi citado por 47% como o que teve “mais casos de corrupção” o do ex-presidente FernandoCollor de Mello obteve apenas 11%.
Collor ficou de peito lavado. E hoje estão todos juntos e misturados.