29 de março de 2015

Semelhanças no método de cooptação de jovens pelo Estado Islâmico e os traficantes do Brasil

Por Dorjival Silva

Por sugestão do amigo advogado Cláudio Rolim, li o artigo “A relação entre o EstadoIslâmico e a redução da maioridade penal”, publicado no último dia 27, pelo site Consultor Jurídico.

O texto impressiona quando aponta semelhanças entre os métodos de cooptações de jovens para o mundo do crime pelo chamado Estado Islâmico e o Crime Organizado no Brasil. 

“Ou seja, o mencionado grupo terrorista procura jovens em razão de sua vulnerabilidade, em razão de, nesta fase, estarem buscando propósitos para suas vidas e terem a necessidade de ser parte de algo maior. Explora-se a “janela de oportunidade” existente neste momento da vida em que, embora já exista uma boa maturidade intelectual, os impulsos emocionais e da psique ainda são incompreendidos. Basicamente, é esse o mecanismo utilizado pelo Estado Islâmico para cooptar fileiras inteiras de jovens por todo o mundo”, diz o texto.

Situação não se difere muito do que acontece com nossas crianças e jovens pobres que moram em favelas e outros lugares ainda mais carentes no Brasil. Também sabendo que esses meninos têm sonhos e se vêem impossibilitados de os realizarem pela via normal do trabalho, traficantes os atraem sob a promessa de lucro fácil e rápida ascensão social. 

Tanto os terroristas quanto os traficantes do Brasil se aproveitam de um vácuo deixado pelo Estado que não vem investindo como deveria na integral formação da juventude. 


“Se reconhecemos a efetividade, por assim dizer, da estratégia de cooptação dos “de fora”, é necessário, também, reconhecer que, aqui em Terra Brasilis não é diferente. É necessário seguir o caminho inverso e dar aos jovens as condições necessárias para que vejam um outro caminho possível: o Estado precisa mostrar que deseja acreditar na juventude e dar a ela as ferramentas necessárias para se desenvolver de maneira ampla e realizar todas as suas potencialidades sem recorrer ao crime para tanto”, conclui o texto publicado pelo Consultor Jurídico. 
E você o que tens a dizer sobre o tema?

COMENTÁRIOS:
Silvana Zagonel Muito complexo isso!!!! As vezes falta interesse também, aqui em Água Boa não foi possível abrir duas turmas de cursos do SENAC, por falta de interessados, um era de Logística o outro não me lembro de cabeça!! Foi feita a campanha em todas as escolas, tem uma ajuda de custo pro aluno, mesmo assim, não fechou turma! É claro que existem casos e casos, mas que há falta de interesse, isso há!!!! A tentação do caminho mais fácil também é questão de educação dos pais!!!! Pra mim, quem poderia fazer a diferença são as famílias, instituição que como sabemos em muitas realidades sociais está à beira da falência!!!!

Décio Adams Julgo ser uma questão de estrutura. A orígem está, a meu ver, ancorada na desestruturação da família, pois a educação vem sem dúvida do lar e as escolas, cursos, treinamentos e atividades gerais, se encarregam de instrumentalizar os jovens com as habilidades necessárias ao desempenho profissional. A ética, moral e bons costumes são coisa um pouco fora de moda. Dessa forma os jovens acabam buscando alternativas para preencher as lacunas, optando em geral pelo que "brilha" mais forte. Muito raramente escolherão o caminho mais árduo.

Carla Silva Olha e como a Silvana Zagonel disse é complexo!! Mas além tudo isso o que vale é o caráter não adianta a gente oferecer a vara de pescar com todo a boa vontade de ensinar como pescar um peixe se a criança ou adolescente de índole duvidosa gosta mesmo é do peixe já assado !! Então escola tem a pra todos ,professores se matando se desdobrando pra chamar a atenção e fazer diferente agora se eles não quer e a família não insentiva é complicado trabalho nunca matou ninguem pois trabalho desde dos meus 9 anos de idade e graça a Deus estou firme e forte aqui um doce a mais ou menos nunca fez de mim uma assaltante tem coisa que nunca tive e nunca me fez falta então meu filho a vida é justa a gente aprende por bem ou por mal o fato é que ela ensina.

Claudio Rolim Possuo um pensamento mais crítico em relação a essa questão. Na verdade existe um jogo de empurra empurra entre o Governo Federa, os Estados, Distrito Federal e Municípios, pois cada um atribui a resolução do problema ao outro e ai nada ou pouco é feito. Além disso passa por a questão relacionada ao ego dos gestores que entendem que isso não dá voto. Na minha visão a responsabilidade primeira está com a família e com o município, pois o problema esta em casa, ou seja, nos limites do município. E esse debate serve apenas para uma coisa. A eterna discussão da elevação da imputabilidade penal de nossos jovens quando o problema é outro. Busca-se com isso atacar, momentaneamente o efeito pela causa, quando na realidade temos que combater a causa. Neste sentido é muito importante que a sociedade se aprofunde no tema para que não venhamos a adotar medidas paliativas, pois a redução da imputabilidade penal não irá resolver os problemas da estrutura familiar, da falta de programas sérios (como politica pública) para atender as necessidades, aspirações e sonhos de nossos jovens. O que vemos são jovens imaturos como nós fomos, mas que não tem hoje o atendimento sério que a questão requer. Só para dar um exemplo, verifiquem no orçamento municipal os valores, geralmente ínfimos ou inexistentes, destinados a ações voltadas à crianças e adolescentes. Vale lembrar que nenhum de nós nasce com o rótulo de assassino, ladrão ou qualquer outra definição. Não! Todos nós nascemos e temos que ter as oportunidades para o desenvolvimento, é bem verdade que temos uma vantagem maior por termos nascido em famílias bem estruturadas aliado ao meio social que nos desenvolvemos. É bom lembrar, e essa é minha opinião, que o ECA surgiu não para possibilitar que as famílias e a sociedade virassem as costas para a educação familiar ou a orientação da escola e da sociedade para com seus jovens. Não de forma alguma! Ele nasceu para que a proteção da criança e do adolescente seja integral, acontece que é mais fácil NÃO fazer nada e por a culpa na lei, é mais cômodo. A proteção não significa deixar a criança ou adolescente fazer o que bem entender, de forma alguma, muito provavelmente essa ideia foi passada às pessoas por pura falta de interesse em atacar os problemas sociais e culpabilizar a lei. O tema é muito instigante, mas precisamos, como sociedade fazer a "mea culpa". Pergunta-se: Quem de nós já sentou com o poder público para buscarmos alternativas para as crianças e adolescentes de nossa cidade, principalmente exigindo maiores investimentos? Quem de nós já procurou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes da cidade para se inteirar das dificuldades de recursos e de projetos sociais?

Décio Adams Por que não iniciar uma coleta de assinaturas para dar sustentação a um projeto de lei ou emenda constitucional de iniciativa popular e obrigar os legisladores a apreciar o que o povo quer e não o que eles julgam "relevante"? Geralmente para eles a relevância tem a ver com alguma forma de melhoria das vantagens pessoais, emendas orçamentárias que são trocadas por votos e coisas assim.

Marlucia Bezerra Do Prado Todos nós fomos crianças adolescentes jovens e hj somos adultos pais e mães de família, e garanto que não conseguimos educar nossos filhos da maneira como fomos educados, com a rigidez dos nossos pais. Muitos vão dizer que os tempos são outros. Realmente são mas cultura caráter valores moral e bons costumes deveriam ser os mesmos. A Internet, a TV, as amizades, as prioridades acabam nos conduzindo e aos nossos filhos por caminhos que nossos pais não tiveram. É necessário que os laços familiares sejam firmes, que os exemplos em casa sejam dignos. As nossas mães em sua maioria se dedicavam a educação dos filhos, hj em sua grande maioria tem absurdas jornadas de trabalho, pois o ter se tornou mais importante que o ser, e assim seguimos, sempre achando um culpado. Vale ressaltar que se cada família acompanhar seu filho na escola, não delegar a formação íntegra do cidadao apenas aos professores, pois a instituição escola oferece educação formal, mas valores a família transmite. ...Garanto que é preciso se fazer algo pois do jeito que está não podemos ficar. ...



Adolescentes são encontradas ao entrar em contato com a avó após 24h de sumiço

Stéfanie Medeiros
Foto: Arquivo Pessoal
Gabriela Martins
Gabriela Martins
As adolescentes que estavam desaparecidas desde a tarde deste sábado (28) foram encontradas por volta das 17h20 deste domingo (29). Gabriela Martins de Oliveira e Caroline Vitória, ambas de 13 anos, sumiram após serem deixadas em frente ao Shopping Três Américas. De acordo com os familiares, Gabriela entrou em contato com a avó depois de 24h de seu desaparecimento.

De acordo com os pais de Gabriela, a adolescente ligou para a avó e dirigiu-se a residência dos familiares. Caroline Vitória estava junto com a amiga. O avô de Gabriela falou com o Olhar Direto e disse que ele e os familiares já estão junto das meninas. Segundo ele, Gabriela e Caroline ainda não disseram onde estavam. “Rebeldia”, disse o avô sobre os atos da neta.

Entenda o caso


(Gabriela Martins e Caroline Vitória)

Gabriela Martins e Caroline Vitória desapareceram por volta das 17h30 de sábado (28), após terem sido deixadas na porta do Shopping Três Américas. De acordo com a avó de Gabriela, Selma Coutinho, o avô da adolescente a deixou na porta e combinou de buscá-la no mesmo local às 19h. Quando Gabriela não apareceu no horário combinado, o avô saiu para procurá-la e, até o fechamento do shopping, não teve sinal da neta.

Segundo Selma, a última vez que Gabriela olhou seu celular foi às 16h30 de sábado (28), de acordo com o registro do whatsapp. Os celulares das duas adolescentes ficaram desligados de sábado para domingo. Os pais das adolescentes reportaram o desaparecimento à Polícia Civil.

Através de uma nota, a assessoria do Shopping Três Américas informou que as adolescentes não chegaram a entrar no shopping. Nas filmagens de segurança, as duas são vistas andando na calçada próxima ao Big Lar e em direção ao viaduto. A assessoria também informou ao Olhar Direto que desde fevereiro deste ano não é permitida a entrada de menores de idade no shopping sem acompanhamento dos responsáveis.

Caminhão tomba na rodovia e deixa uma pessoa morta e duas feridas; veja

ADILSON ROSA

Uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas – sendo uma delas, uma criança – após um caminhão tombar em uma rodovia próximo da entrada do Distrito de Bonsucesso, em Várzea Grande.

O acidente ocorreu na tarde deste domingo (29). A identidade das vítimas ainda não foi confirmada.

O veículo saiu para fora da pista e as vítimas, que viajavam na cabine, tiveram que contar com a ajuda do Corpo de Bombeiros para serem retirados das ferragens.

Os feridos foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, onde passaram pelo box de emergência e seguem internada em observação.

Segundo policiais da Delegacia de Delitos de Trânsito, que atenderam a ocorrência, a cena chamou a atenção das pessoas que passava pelo local.


“Isso acaba tumultuando o trabalho dos policiais, bombeiros e peritos”, queixou-se um policial.

Rede Sustentabilidade diz ter assinaturas suficientes para registro no TSE

rede logoApós dois dias reunidos em Brasília para discutir ações para os próximos meses, os membros do Elo Nacional da Rede Sustentabilidade informaram que vão ingressar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fim de abril com as assinaturas necessárias para sua validação como partido. Segundo o porta-voz da agremiação, Basileo Margarido, 80 mil assinaturas estão em processo de certificação. Para a concessão do registro pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE), faltam 32 mil.
“Até o final de abril devemos ingressar com as assinaturas validadas que faltam para que o TSE possa analisar e julgar o pedido de registro da Rede Sustentabilidade”, afirmou Basileo Margarido, observando que cerca de 450 mil assinaturas já foram reconhecidas pelo TSE em 2013. “Oitenta mil estão em processo de certificação nos cartórios. Então, temos grande margem, mais que o dobro do que falta, considerando que nem todas as assinaturas serão validadas pelos cartórios”, acrescentou.
O porta-voz da Rede disse que a coleta de assinaturas também continuará até o registro do novo partido. Ele também afirmou que, até lá Marina Silva, maior expoente da agremiação, continuará filiada ao PSB, partido ao qual se integrou para participar da campanha presidencial de 2014, após a Rede Sustentabilidade não conseguir o registro.

Eduardo Cunha afirma que “finge estar no Governo”

eduardo cunhaEm entrevista ao jornal O Globo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, admitiu a relação extremamente difícil com o Governo Federal e disse que “finge estar no Governo”.
“Na prática, a gente finge que está lá (no governo). E eles fingem também (que o PMDB está no governo)”, disse ele, na entrevista. Ele lamentou que os ministros do PMDB “não estejam em pastas relevantes”.

Reforma política terá que ser assim...senão não serve

Link permanente da imagem incorporada

“O CUSTO DA BURRICE”: "Exame" cita VLT de Cuiabá como exemplo de obra mal planejada no país

LISLAINE DOS ANJOS

A revista Exame, publicação de circulação nacional da Editora Abril, traz, em sua edição que já está nas bancas, uma reportagem que mostra a obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá como exemplo de “um dos fiascos da história recente das obras públicas no Brasil”.

Intitulada “O Custo da Burrice”, a matéria assinada pelos jornalistas Flávia Furlan e Bruno Villas Bôas afirma que “quase todas as grandes obras brasileiras esbarram na pura falta de inteligência” e que casos como o do VLT de Cuiabá mostram que, “mesmo quando se põe mãos à obra, as coisas custam a avançar por falta de puro bom senso”.

Adolescentes de 13 anos desaparecem após serem deixadas no shopping; Família pede ajuda

Duas adolescentes desapareceram na tarde deste sábado (28) depois de terem sido deixadas no Shopping Três Américas. Gabriela Martins de Oliveira e Caroline Vitória, ambas de 13 anos, foram ao local às 17h30 para lanchar e estão desaparecidas desde então.

De acordo com a avó de Gabriela, Selma Coutinho, o avô da adolescente a deixou na porta do Shopping às 17h30 e combinou de buscá-la no mesmo local às 19h. Quando Gabriela não apareceu no horário combinado, o avô saiu para procurá-la e, até o fechamento do shopping, não teve sinal da neta.

Selma contou ainda ao Olhar Direto que a última vez que Gabriela olhou seu celular foi às 16h30 de sábado (28), de acordo com o registro do whatsapp. Os celulares das duas adolescentes encontram-se desligados. A avó de Gabriela então publicou na sua página de facebook sobre o sumiço da menina e o pai de Caroline entrou em contato com ela, informando que sua filha também estava desaparecida.

Adolescente de 16 anos tentar matar o próprio pai a golpes de canivete

Um adolescente de 16 anos foi detido pela Polícia Militar após tentar matar o próprio pai com um canivete. O fato aconteceu na noite desta terça-feira (17), no bairro Altos da Glória em Cuiabá.

O pai, visivelmente atônito com a situação, contou a reportagem da TV CUIABÁ que o filho começou a enforcar o irmão de oito anos. “Ele fez isso para me ameaçar, pois queria que eu desse a chave do carro, mas eu neguei”.

Mas ao ver o rapaz enforcando o irmão, o pai cedeu e jogou a chave no chão para que o filho a pegasse.

“Eu joguei a chave, mas mesmo assim ele veio pra cima de mim com um canivete. Eu entrei em luta corporal com ele, rolamos no chão, até que eu consegui imobilizá-lo e chamei a polícia”, narrou o pai. O adolescente foi apreendido por tentativa de homicídio.

Os policiais que atenderam a ocorrência informaram que o jovem estava muito transtornado e confessou que tentou tirar a vida do pai.

O adolescente disse a PM que estava muito nervoso devido às ameaças de morte que vem recebendo. Ele detalhou que participa de uma gangue no CPA 1 e que havia comprado drogas para vender, mas não conseguiu pagar os fornecedores que, desde então, passaram a fazer as ameaças.


Ele foi encaminhado a Central de Flagrantes de Cuiabá (Cisc) onde foi feito o Boletim de Ocorrência. O jovem vai responder a tentativa de homicídio na Delegacia Especializada em Delitos do Adolescente (DEA).  

O que é corrupção?


Corrupção vem do latim corruptus, que significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.
A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime. Veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.
* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.
* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.
* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

Deputado potiguar José Dias garante emenda para reforma do Parque de Exposição Agropecuária de Umarizal

Da Assessoria


O deputado potiguar José Dias (PSD) inicia sua agenda de trabalho para o município de Umarizal,  interior do Rio Grande do Norte, onde já começa destinando emenda parlamentar no valor de R$100 mil para a recuperação e reforma do Parque de Exposição e Comercialização Agropecuária de do município, conhecida por “feira dos animais”.

Na última quinta-feira passada, o ex-prefeito e atual secretário adjunto da agricultura Adson Luis acompanhado do vereador umarizalense Armando Araújo participaram de audiência com o secretário de estado da agricultura Haroldo Abuana. Na pauta da reunião os políticos levaram pleitos como a instalação de poços tubulares e a discussão sobre a reforma do parque de exposição de Umarizal. No encontro o secretário da agricultura destacou que aquela audiência estava sendo decisiva para o município de Umarizal conseguir pactuar aqueles pedidos, pois a equipe da secretaria estava finalizando o seu plano de ação para o ano de 2015 e já garantiu que os pleitos de Umarizal seriam inseridos no cronograma do Governo do Estado.

Rede foi vítima de lei de partidos, afirma Advogado

20141019071242_cv_MARINAres20130214013445485875u_gdeO advogado especialista em direito eleitoral Ricardo Penteado avalia em entrevista ao Estadão que a Rede, partido que a ex-presidenciável pelo PSB, Marina Silva, pretende criar, foi “vítima” da nova regra que altera a Lei dos Partidos, sancionada pela presidente Dilma nesta semana.
“Como a Rede não terminou o recolhimento das assinaturas de apoiamento, vai ser assim violentamente atingida. Porque todos os nomes que ela já trouxe e mais aqueles que ela deve trazer terão de ser rechecados pela Justiça para saber se são ou não filiados a um partido político”, afirmou o advogado sobre trecho da nova regra, segundo o qual só podem assinar fichas de apoiamento para a criação de novos partidos pessoas sem filiação partidária. Mas, de acordo com Penteado, a regra é inconstitucional e será questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
A nova lei também tenta impedir que a regra da fidelidade partidária seja burlada e determina que a fusão de partidos só pode ocorrer cinco anos depois de criados. Para Penteado, que atuou em campanhas do PSB e do PSDB nas eleições de 2014 e já advogou para o ministro Gilberto Kassab (Cidades), a regra é “conservadora”. “O que se pretende aqui é: Não queremos perder parlamentares, não queremos uma dança de cadeiras. Mas essa dança de cadeiras, quando é a criação de novos partidos, é legítima”.

Brasil vence o Chile por 1 a 0 em amistoso

brasil1
A Seleção Brasileira venceu seu último amistoso antes da Copa América neste domingo (29), em amistoso disputado em Londres, Inglaterra. O time de Dunga bateu o Chile por 1 a 0, com gol de Firmino. A partida foi dura e de poucas jogadas de criatividade. Brigado, o jogo terminou com muitas faltas. O craque brasileiro Neymar foi o principal alvo das fautas chilenas, mas no final a Seleção foi a equipe mais faltosa.
O primeiro tempo terminou sem gols. No segundo tempo, Dunga substituiu o atacante Luiz Adriano por Roberto Firmino. Foi Firmino quem decidiu a partida. Aos 27 minutos do segundo tempo, ele recebeu um ótimo lançamento em profundidade de Danilo, driblou o goleiro e marcou o gol.
Dunga usará as duas partidas amistosas disputada nessa semana – esse contra o Chile e a vitória contra a França – para definir a escalação dos jogadores na Copa América. Os convocados deverão ser anunciados em junho. A Copa América de 2015 será disputada entre 11 de junho e 4 de julho, no Chile. O Brasil enfrentará, na primeira fase, Colômbia, Peru e Venezuela.

Assembleia vai concentrar custeio de cada deputado em R$ 65 mil, fora salário, e espera economizar quase 20%

Ronaldo Pacheco
Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto
Ondanir Bortolini Nininho: "Se for depender do salário, que hoje é cerca de R$ 20 mil líquido, deputado não sobrevive”
Uma das principais novidades do projeto de reforma administrativa em análise na Assembleia Legislativa de Mato Grosso será a auto-gestão de recursos por cada gabinete de deputado estadual. Cada parlamentar terá R$ 65 para manutenção de seu gabinete, além do salário, com a expectativa é de que a medida gere em torno de 20% de economia no custeio. Atualmente, a verba indenizatória é de R$ 35 mil.

A projeção partiu do primeiro-secretário do Poder Legislativo,  deputado estadual Ondanir BortoliniNininho (PR), ao revelar que a comissão especial de reforma pretende reduzir despesas e otimizar a qualidade dos serviços.

DEPOIMENTO À PF: Empreiteiro diz que Amaggi seria beneficiada por obra pública

DOUGLAS TRIELLI

Sede do Grupo Amaggi, que estava em fase
 final de construção, e asfaltamento no entorno
O empresário Robison Todeschini afirmou, durante depoimento à Polícia Federal, em maio de 2014, que o Grupo André Maggi, de propriedade do senador Blairo Maggi (PR), seria beneficiado por uma obra de drenagem e pavimentação asfáltica, no seu entorno, feita com recursos públicos.

Robison é filho do empresário Waldir Todeschini, dono da Constil Construções e Terraplanagem, ao lado do também empresário João Carlos Simoni.

A construtora foi a responsável pela duplicação da Avenida Hélio Ribeiro, que passa em frente ao Cenarium Rural, espaço de eventos da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso), e pelo fundo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

A obra, orçada em R$ 2,1 milhões, foi realizada em 2011, mesmo ano em que a nova sede da Amaggi estava em construção.

À época, uma reportagem exclusiva do MidiaNews revelou que funcionários da Constil, e caminhões do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) estavam sendo usados no asfaltamento do entorno da sede do grupo (leia abaixo).

O jornal O Estado de S.Paulo repercutiu a reportagem, em sua edição impressa.

"Agrado"

O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou um procedimento investigatório para apurar o fato. Segundo denúncia, o Governo do Estado teria se aproveitado da proximidade da obra para fazer um "agrado" ao ex-governador, asfaltando a lateral e os fundos das futuras instalações do grupo.
  
O senador Blairo Maggi, que preferiu não falar sobre o depoimento do empreiteiro Em seu depoimento, Todeschini revelou que a empresa queria desistir da duplicação da avenida, pois planilhas feitas por engenheiros demonstravam que a obra iria trazer prejuízos, pois os cálculos da Caixa Econômica Federal (CEF) estariam defasados.

O senador Blairo Maggi, que preferiu
 não falar sobre o depoimento do empreiteiro
“João Carlos tentou convencer Blairo Maggi de que a rescisão do contrato seria a melhor opção. Ele teve essa conversa com Blairo para que a decisão ocorresse numa boa, sem atrito. Blairo insistiu a Joao Carlos que concluísse a obra, pois a empreiteria tinha interesse em abandonar a obras em razão dos prejuízos, que já ultrapassava R$ 700 mil”, diz trecho do depoimento.

“Posteriormente, João Carlos afirmou que não teve jeito e que, para não se indispor com Blairo, atenderia ao pedido dele e concluiria a obra, pois o Blairo teria dito a João Carlos que ‘depois compensaria lá na frente’”, afirmou Robison.

Segundo Robison Todeschini, após a reportagem publicada pelo MidiaNews, a Amaggi e a Constil firmaram um contrato visando regularizar o pagamento da obra.

"Após a denúncia se tornar pública pela imprensa, houve um contrato celebrado entre a Amaggi e a Constil, visando regularizar o pagamento da obra"
"Me recordo de ter visto na imprensa de que teria uma denuncia no MPE que relatava que na obra do entorno da Amaggi, área particular, foram utilizados caminhões do DNIT, e que havia suspeita de que o Governo do Estado estaria pagando essa obra", disse.

"A obra não fazia parte do contrato publico, e seria feita de graça, um presente, pois já que estávamos executando a obra, 'bastava dar uma esticadinha'", completou Todeschini à Polícia Federal.

“Após a denúncia se tornar pública pela imprensa, houve um contrato celebrado entre a Amaggi e a Constil, visando regularizar o pagamento da obra”, disse em seu depoimento.

Outro lado


A reportagem tentou entrar em contato com o senador Blairo Maggi. Ele não atendeu as chamadas feitas ao seu celular. Sua assessoria informou que iria consultá-lo sobre o assunto, mas não retornou ao site.

Meteu a colher..: MPF dá "parecer" sobre vida amorosa de Riva


Deu no MidiaJur: "Diz o ditado popular que, 'em briga de marido e mulher, não se mete a colher'. No entanto, o Ministério Público Federal (MPF), em denúncia relacionada à Operação Ararath, resolveu 'meter a colher'. Num 'parecer informal' sobre a separação, ocorrida há alguns anos, entre o ex-deputado estadual José Riva e a ex-secretária de Estado Janete Riva, que disputou o Governo do Estado nas eleições passadas.

Para o MPF, a separação teria “ares de fachada” e "fins espúrios", pois mesmo divorciados, eles ainda residiriam sob o mesmo teto.


Veja o trecho em que o MPF cita o fato:

Renan adia ida de Henrique Alves para o Ministério do Turismo

henrique renan congresso
O Estado de S. Paulo destaca que, insatisfeito com a perda de influência na Esplanada, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi o responsável por segurar a ida para do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para o Ministério do Turismo. Embora a nomeação de Henrique Alves seja considerada certa pelo Palácio do Planalto, o atual ministro do Turismo, Vinícius Lages (PMDB), é um afilhado político de Renan, que ainda não deu o aval para a troca.
Deputado federal por onze mandatos consecutivos e derrotado na eleição para o governo do Rio Grande do Norte no ano passado, Henrique Alves deve ir para a Esplanada por ser aliado próximo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Mas, para colocá-lo no Turismo e desalojar Lages, Dilma precisa contemplar Calheiros com mais espaço. O presidente do Senado e seus aliados do PMDB trabalham para emplacar um nome no Ministério da Integração Nacional, pasta com grande capilaridade no Nordeste, mas que hoje é comandada pelo PP, que está enfraquecido por ser a legenda com o maior número de representantes investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato.

Congresso vai custar R$ 1,4 milhão a mais por dia em 2015

congresso-nacional-brasilia-20060713-size-598
Nos últimos quatro meses, o Congresso Nacional contou com o aumento de diversos benefícios para os parlamentares. Os salários subiram 26,6% e chegaram a R$ 33.763,00. Na Câmara dos Deputados também foram elevados gastos com verba de gabinete, auxílio-moradia e cota de atividade parlamentar. O impacto dos ajustes já está no orçamento: o Congresso custará R$ 1,4 milhão a mais por dia em 2015.
A Câmara dos Deputados e o Senado Federal devem gastar juntos, este ano, R$ 9,3 bilhões, o equivalente a R$ 25,4 milhões por dia, ou pouco mais de R$ 1 milhão por hora. A maior parcela é para a Casa dos deputados, que contará com orçamento de R$ 5,4 bilhões. Já o Senado tem R$ 3,9 bilhões autorizados para despesas.
No ano passado, o orçamento autorizado para as Casas foi de R$ 8,7 bilhões, isto é, R$ 24 milhões por dia. Houve então, uma alta anual de 6,9% na previsão dos dispêndios do Congresso. Sendo que R$ 4,9 bilhões foram orçados para Câmara e R$ 3,7 bilhões para o Senado.

A importância do Domingo de Ramos para a comunidade católica

domingo de ramos
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples, que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia havia poucos dias e estava maravilhado. Ele tinha a certeza de que este era o Messias anunciado pelos profetas; mas esse mesmo povo tinha se enganado no tipo de Messias que Cristo era. Pensavam que fosse um Messias político, libertador social que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão.
Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, mas o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos dá o início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.
Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que esta é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levamos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.
O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro, tão transitório, que se gasta tão rapidamente. E nos mostra que a nossa pátria não é neste mundo, mas sim na eternidade, que aqui nós vivemos apenas em um rápido exílio em demanda da casa do Pai. A Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos causados pelas mãos do soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do Cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, Seu diálogo com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.