2 de abril de 2015

Eduardo Cunha é malhado como Judas em Fortaleza


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi malhado como Judas, em cortejo que o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará (Sindsaúde) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizaram na manhã desta quinta-feira, 2, em Fortaleza. "Escolhemos o Eduardo Cunha, porque ele representa o que há de mais atrasado na política brasileira", disse Marta Brandão, presidente do Sindsaúde.

O grupo, formado por 300 pessoas, partiu da Praça da Lagoinha e andou por quase um quilômetro até a Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, onde foi lido o seguinte "testamento" do boneco que simbolizava o presidente da Câmara: "Tendo por alvo os direitos dos nossos trabalhadores, vamos fazendo os ajustes nesse planalto de dores, cercado de chantagistas, vilões e achacadores, relembrando a Via Crucis, que estremece a Nação, expondo o trabalhador à constante humilhação com restrição de direitos e à terceirização".

Relatório do TCE vai nortear investigações de CPI sobre irregularidades em incentivos fiscais e técnicos serão cedidos

 Ronaldo Pacheco
Foto: Thiago Bergamasco / Agência Phocus
Relatório do TCE vai nortear investigações de CPI sobre irregularidades em incentivos fiscais e técnicos serão cedidos
Antes de definir os rumos das investigações, a CPI da Sonegação na Assembleia Legislativa vai se debruçar em análises sobre as auditorias do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O compromisso foi firmado entre o presidente do TCE, conselheiro Waldir Júlio Teis, e os deputados da CPI da Sonegação e Renúncia Fiscal, Zé Carlos do Pátio (SD), Max Russi (PSB) e Wancley Carvalho (PV).

Solidariedade quer pedir o impeachment de Dilma em maio

dilmacoletiva
O partido Solidariedade acredita que até o final de maio terá recolhido um milhão de assinaturas no abaixo assinado com o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Até o momento já foram recolhidas mais de 200 mil assinaturas só em São Paulo. Na petição online, no site do partido (www.solidariedade77.org.br), quase cinco mil pessoas também assinaram o pedido.
O partido está intensificando a campanha de assinaturas com a ajuda dos grupos Revoltados OnLine, Vem Prá Rua, e Movimento Brasil Livre, que convocaram as manifestações contra o governo Dilma no último dia 15 de março e que aderiram à campanha do impeachment.
As próximas manifestações estão marcadas para 12 de abril. Nelas, e nas comemorações do 1º de Maio, o partido acredita que conseguirá chegar a um milhão de assinaturas. Além disso, o Solidariedade conta com os pareceres dos juristas Ives Gandra Martins e Sérgio Ferraz para dar embasamento jurídico ao pedido de impeachment por “crime de responsabilidade por improbidade administrativa” que teria sido cometido por Dilma.

Tudo junto e misturado na fusão DEM/PTB

agripinomensagem
O presidente do DEM, senador José Agripino, tem admitido aos mais próximos a fusão com o PTB. Nessa hipótese, prevaleceria o nome do Partido Trabalhista Brasileiro, mas ficaria o número da legenda 25, doDemocratas.

Esquema evita encontro de Riva e Eder, que divide cela com traficante no Carumbé


Ex-secretário Eder Moraes está preso
 com mais 2 e proibido de falar com  Riva
Preso desde ontem (1º de abril), no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), antiga Polinter, em razão da sétima Operação da Ararath, deflagrada pela Polícia Federal, o ex-secretário estadual de Fazenda e da Secopa, Eder Moraes, divide uma cela de 4 m² com mais duas pessoas que respondem por tráfico de drogas e pensão alimentícia. O recinto comporta até quatro pessoas.

O local onde Eder Moraes se encontra possui um ventilador, uma TV, cama de concreto reforçada com colchão. O Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) possui 19 internos, mas tem capacidade para 24 presos.

O ex-secretário está no mesmo local que o ex-deputado estadual, José Riva (PSD), preso há 42 dias em decorrência da Operação Imperador. Esta situação, inclusive, fez com que fosse montado um esquema para evitar o encontro de ambos. Isso porque, quando Eder foi solto, a Justiça o proibiu de conversar com inúmeras pessoas, entre elas, o social-democrata.

Segundo a secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Riva e Eder estão em alas diferentes e que em momentos de banho de sol e café da manhã são realizados por alas. “Cada ala tem o seu horário e local de banho de sol e são separados”, diz a assessoria da pasta.

Encaminhado para o Centro de Custódia, Eder autorizou a visita de sua esposa Laura Tereza Dias, que também é investigada pela Ararath, das duas filhas, de sua mãe e um amigo não identificado. Por questão de precaução, a Sejudh não quis revelar o nome do tal amigo de Eder. Até agora sem receber visitas, os primeiros encontros de Eder e seus familiares devem ocorrer do  domingo (5), das 8h30 às 10h30 e 13h30 às 15h30. As terças também são autorizados os encontros.

O único a visitá-lo foi o advogado de Eder, Ronan Oliveira. O jurista afirma que irá protocolar hoje (2), o pedido de habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília. “Acredito que hoje mesmo tem uma decisão em relação à soltura”, finaliza.

Advogado de Eder diz que prisão é ilegal e entra com pedido de HC na 5ª

Esta é a segunda vez que Eder é preso devido à Ararath. Conforme informações da PF, recentemente foi descoberto que o investigado realizava transações imobiliárias fraudulentas, com valores inferiores aos praticados no mercado e que foram adquiridos veículos de alto padrão, sempre em nome de terceiros (laranjas), com o intuito de ocultar a real propriedade e impedir o cumprimento de decisão judicial de sequestro/arresto de bens.

CRIME: Silval sofre ameaça de morte nas redes sociais e avalia processar autor

JACQUES GOSCH
DO RDNEWS

O ex-governador Silval Barbosa (PMDB), que deixou o Palácio Paiaguás em 1º de janeiro e enfrenta denúncias de corrupção na execução do VLT e das obras da Copa, sofreu ameaça de morte nas redes sociais. Um internauta comentou postagem no Facebook, dizendo que o peemedebista merece um “tiro na cabeça” e tem que ser “queimado vivo” pela população.

A ameaça de queimá-lo vivo remete à chamada "chacina de Matupá", cidade onde Silval foi prefeito, ocorrida em 1990. Na ocasião, três homens foram incendidados e tiveram que "pedir perdão a Deus" após executarem um assalto com reféns que durou mais de 15 horas.

Os comentários, assinados por Vinícius Krommebaeurs, foram postados na foto que circula nas redes sociais mostrando Silval usando bermuda e camisa pólo, enquanto bebia cerveja. A imagem foi captada no show de MPB do cantor Caio Costa, que o ex-governador prestigiou acompanhado pela ex-primeira-dama Roseli Barbosa e pelo filho, o cantor Ricardo Barbosa.

O advogado Ulisses Rabaneda, que presta assistência jurídica a Silval, afirma que as pessoas acreditam que podem se “esconder atrás do computador” para atentar contra a honra e ameaçar vítimas impunemente. Entretanto, lembra que existe a Lei dos Crimes Cibernéticos e que o Poder Judiciário tem demonstrado rigidez ao tratar deste assunto.


De acordo com Rabaneda, os comentários ainda serão analisados, mas tudo indica que podem configurar delitos como crime contra a honra, ameaça e incitação ao crime. “Vamos analisar a situação e tipificar os possíveis crimes. O ex-governador vai tomar ciência da situação e decidir se vale à pena processar o autor”, disse em entrevista ao Rdnews.
Reprodução da postagem em que aparece o comentário de Vinicius, que ameaça ex-governador Silval

Prefeito sofre acidente; um morre e carro fica destruído-veja


Uma pessoa morreu em um acidente envolvendo o prefeito de Água Boa, Mauro Rosa Silva, o Maurão (PPS), no início da noite de ontem (1º de abril), na GO-070, próximo a cidade de Itauçu, em Goiás. O carro, uma Pajero da prefeitura, colidiu frontalmente com uma motocicleta Honda CG 150, pilotada por Sandra Inácio da Costa, 43, que morreu.

Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a motocicleta trafegava com o farol apagado e não foi vista pelo prefeito, que fazia uma ultrapassagem no momento do acidente. Sandra se deslocava de Goiânia, onde residia, para a casa de familiares na cidade de Itaberaí, distante 93 km da Capital goiana.

A frente do veículo conduzido por Maurão ficou praticamente destruída com o impacto. Ele estava acompanhado pelo chefe de gabinete da prefeitura, José Larri, e ia para Goiânia. Ambos tentaram socorrer a vítima, mas aguardaram a chegada da PRE, prestaram depoimentos na Delegacia Municipal de Itauçu e depois foram liberados. (Com informações do Aguaboanews)

É preciso ter humildade, diz Mercadante sobre queda da aprovação do governo

ministro mercadanteO ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloizio Mercadante, comentou a pesquisa CNi/Ibope que aponta queda no percentual de pessoas que consideram o governo Dilma Rousseff ótimo ou bom. Segundo ele, os índices exigem “mais trabalho e atenção” do governo, principalmente a um “caminho sólido para a retomada do crescimento”.
“O governo tem que ter humildade, trabalho, trabalho e trabalho. O nosso compromisso é para quatro anos e três meses de governo; é apenas o início de processo. A fotografia não é boa, mas o filme vai ser muito bom”, disse, comparando os resultados da pesquisa a uma fotografia de apenas um momento.
Pesquisa encomendada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada hoje (1º) indica que o percentual de pessoas que avaliam o governo da presidenta Dilma Rousseff como ótimo ou bom caiu 28 pontos pencentuais, passando de 40% em dezembro de 2014 para 12% em março deste ano.

… E Dilma diz que Brasil exportará petróleo em 2020 - vídeo

Surgiu do gogó de Dilma Rousseff, numa entrevista à Bloomberg, agência de notícias americana: a Petrobras está na bica de tornar-se autossuficiente na produção de óleo. Em cinco anos, passará da condição de importadora para a de exportadora de petróleo.

Investimentos da Petrobras têm pior desempenho dos últimos sete anos

20150121113058_cv_Petrobrasbr1_gdeOs investimentos da maior empresa do país parecem não ter suportado a pressão da crise. As aplicações em obras e na compra de equipamentos da Petrobras caíram em quase 20%, em termos reais, no primeiro bimestre de 2015 na comparação com o mesmo período de 2014. O valor é o menor desde 2009 para os meses de janeiro e fevereiro.
A queda se une a outros indicativos ruins, como o aumento de gastos com importação de combustíveis, a explosão do endividamento e a diminuição do lucro. Como consequência, as ações despencaram na bolsa e o valor de mercado da companhia derreteu.
Nos dois primeiros meses deste ano a Petrobras investiu R$ 11 bilhões contra os R$ 13,3 bilhões aplicados em 2014. A previsão das aplicações também caiu de um ano para o outro. Em 2015, R$ 83,5 bilhões foram autorizados no orçamento de investimento da estatal. Para 2014, a dotação no período era R$ 84,6 bilhões.
Apesar disso, apenas um terço dos investimentos previstos na Lei Orçamentária Anual já está autorizado a ser desembolsado, o que representa R$ 27,8 bilhões no caso da Petrobras. A delimitação acontece porque o orçamento ainda não foi sancionado pela presidente da República. Assim, o que vale até o momento é medida provisória que autoriza a execução das aplicações.

Internet faz você se sentir mais inteligente do que é, diz estudo

jovens-internetPesquisar qualquer resposta na internet dá a impressão de que sabemos tudo. No entanto, desconectados, somos bem menos inteligentes do que acreditamos. Um estudo liderado pela Universidade Yale, nos Estados Unidos, revela que procurar informações online faz com que as pessoas se sintam mais espertas do que realmente são. A prática é como um estimulador de autoestima, inflando a percepção de quão inteligente somos, de acordo com a pesquisa, publicada esta semana no Journal of Experimental Psychology.
“A internet é um ambiente poderoso, que traz toda informação do mundo para a ponta dos dedos. Por isso é fácil confundir nosso próprio conhecimento com essa fonte externa. Quando as pessoas estão por conta própria, elas podem ser bastante imprecisas sobre quanto sabem e quão dependentes são da internet”, afirma o psicólogo Matthew Fisher, líder do estudo.

Câmara pode aprovar regulamentação da prostituição

prostituta
A Câmara dos Deputados criou comissão especial para analisar projeto do deputado Jean Wyllys (PSol-RJ) que regulamenta a prostituição como a atividade dos profissionais do sexo. Segundo o deputado, o projeto de lei nº 4211/12 garantirá a esses profissionais o acesso à saúde, ao direito do trabalho, à segurança pública e, principalmente, à dignidade humana, tirando a profissão da marginalidade.
De acordo com a proposta, profissional do sexo é toda pessoa capaz e maior de 18 anos que, voluntariamente, presta serviços sexuais mediante remuneração. O pagamento pela prestação dos serviços será exigível juridicamente a quem os contratou. Eles poderão atuar de forma autônoma ou em cooperativa e terão direito a aposentadoria especial com 25 anos de serviço. O autor da proposta lembra que a prostituição remonta à Antiguidade e perdura até hoje, mesmo sofrendo exclusão normativa e condenação moral.

Manifesto do PT pede ajuda da esquerda para ‘sair da crise’

Em documento intitulado “Manifesto”, a corrente Construindo um Novo Brasil, majoritária no PT, convoca os partidos de esquerda, os movimentos sociais e os intelectuais a contribuírem com um “programa emergencial para sair da crise”. Ao fazer um mea-culpa por muitas das turbulências do atual cenário político, a tendência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o PT precisa se “reinventar” e defende mudanças no ajuste fiscal proposto por Dilma Rousseff.

Cássio pede cassação de Dilma e Temer pelo TSE por uso dos Correios em campanha

cassiopacote
O líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), espera que o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolha pedido protocolado no ano passado pelo partido para cassar o mandato da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Em pronunciamento nesta quarta-feira (1º), o senador apontou que auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que os Correios foram utilizados sem a devida contratação da campanha, o que caracterizaria abuso de poder político.
Segundo Cássio, os avanços nas investigações da Operação Lava Jato também reforçam a consistência do pedido do PSDB, ao evidenciar que a campanha de Dilma teria sido beneficiada com recursos desviados da Petrobras. Cássio observou que o ministro Gilmar Mendes pediu vista do processo, que inicialmente foi negado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura.

Pesquisa Ibope sobre o governo Dilma acendeu a luz vermelha no Instituto Lula

Dilma-e-Lula-se-liga
O que mais deve preocupar a presidente Dilma Rousseff em meio ao tsunami de más notícias trazidas pela mais recente pesquisa do Ibope que ouviu 2.002 pessoas em todo o país entre os últimos dias 21 e 25: a queda na aprovação dela não se dá apenas entre os que votaram em Aécio Neves (PSDB) para presidente da República. Não.
Entre os que dizem ter votado em Dilma no segundo turno da eleição de 2014, a aprovação do seu governo caiu de 80% em dezembro último para 34% agora. Entre os partidários de Aécio caiu de 16% para 3%. Para 69% dos entrevistados, Dilma é culpada pelo esquema de corrupção na Petrobras. Para 60% deveria ser deposta.
A gestão de Dilma é considerada ruim ou péssima por 64% dos brasileiros, índice igual ao obtido pelo então presidente José Sarney em julho de 1989. O percentual dos que não confiam em Dilma saltou de 14% para 74%. O segundo mandato dela está sendo pior do que o primeiro (76%). Apenas 14% acreditam que o resto do mandato será ótimo ou bom.
Nada do que Dilma está fazendo é aprovado pela maioria da população. As políticas de taxa de juros e impostos são reprovadas por 89% e 90%, respectivamente. E o combate à inflação por 84%. As ações na área da saúde? Quase 85% reprovam.
Anteontem, reunido em São Paulo com um grupo de políticos do PT, Lula disse que seu futuro está ligado ao de Dilma para o bem ou para o mal. Se ele estiver certo, a pesquisa Ibope, que só veio confirmar o que a pesquisa do instituto Datafolha antecipara, acendeu a luz vermelha no Instituto Lula.
Por Ricardo Noblat