2 de maio de 2015

BRASNORTE:Isabel Maiolini acusa vereadores por perca da chefia da Secretaria Municipal de Educação

Ex-secretária Isabel Maiolini
A bióloga Isabel Maiolini dos Santos não responde mais pela chefia da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município de Brasnorte, desde a última quinta-feira, dia 30 de abril. A professora comunicou seu desligamento da pasta por meio de uma carta entregue ao prefeito Eudes Tarciso de Aguiar (PSD), que a aceitou de pronto.

Nesta sexta-feira (01), a ex-secretária publicou na timeline do Facebook do jornalista e blogueiro Dorjival Silvas, as razões que a levaram a deixar a Secretaria. Segundo Isabel, vinha havendo pressão de vereadores junto ao prefeito pedindo a saída dela.

No texto, a professora em tom de indignação, acusa vereadores de não terem colaborado com a Secretaria de Educação e Cultura em sua gestão e de nem ao menos terem participado de um importante evento realizado recentemente no município com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Educação. 

Isabel Maiolini deixou a pasta debochando dos vereadores através da indagação: “Entreviste um vereador para saber se eles (ele) conhecem (conhece) este projeto e verifique esta informação. Eles pedem a minha cabeça, mas nunca perguntaram no que precisavam ajudar”.

Sua saída da pasta da Educação, a segunda mais importante da Administração em volume de receitas, também a deixou insatisfeita porque para ela “a educação será prejudicada em dez anos” face aos projetos que vinha desenvolvendo.

REPERCUSSÃO: Ontem, após a notícia da saída de Isabel Maiolini da Secretaria de Educação, foi veiculada na timeline do jornalista Dorjival Silva, texto da presidente do diretório municipal do Democratas Cristiane Alves Martins com as seguintes palavras: “Me assustei agora”. Pelo inbox do Facebook Cristiane contou que Isabel Maiolini era uma indicação do DEM. 

Pelo visto, a exoneração ou pedido de exoneração da secretária não está sendo bem digerido pelos Democratas de Brasnorte (podendo repercutir em nível de estado) que apoiaram em circunstâncias cheias de adversidades internas a campanha que consagrou Tarciso Aguiar prefeito municipal.

LEIA O TEXTO DA EX-SECRETARIA ISABEL:

O prefeito me esclareceu que estava sendo pressionado por um grupo político, uma vez que a educação poderia sofrer penalidades por este grupo, resolvi sair. Nunca iria prejudicar a educação apenas por um cargo. Mas gostaria de dizer também que este grupo deveria antes ter ido ao meu gabinete para saber da quantidade de trabalho que ficou prejudicado com a minha saída, inclusive o plano municipal de educação, que deve durar uma década e que tem prazo para terminar, isto me preocupa. Mas na última reunião no Fórum para discutir estas questões todos os vereadores foram convidados para participar, pois para a construção deste plano é necessário a participação dos vereadores, mas nem um foi na reunião e depois eles têm a coragem de falar mal da secretária, mas quando a presença deles se faz presente(necessária) nenhum apareceu, e em nem(nenhuma) outra reunião do Fórum. Entreviste um vereador para saber se eles (ele) conhecem (conhece) este projeto e verifique esta informação. Eles pedem a minha cabeça, mas nunca perguntaram no que precisavam ajudar. Com isso resolvi sair da secretaria para que os vereadores ajudem o próximo secretário, pois caso contrário a educação será prejudicada em dez anos. Estou a inteira disposição para esclarecer o fato” Isabel Maiolini dos Santos.

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

vacina-sprayA Campanha de Vacinação contra a Gripe começa na próxima segunda-feira (4) em 65 mil postos de saúde espalhados pelo país. Serão disponibilizados 54 milhões de doses para a imunização de 49,7 milhões de pessoas. A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo. Devem ser imunizadas crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. É importante levar aos postos de saúde o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais. Neste caso é preciso levar também uma prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose. Pacientes que participam de programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem ir aos postos onde estão cadastrados para receber a dose, sem necessidade da prescrição médica.
O Ministério da Saúde destaca que a vacina é segura e consiste em uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe. Segundo a pasta, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas que recorrem aos hospitais por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações decorrentes da influenza.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o governo ressaltou que é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. A campanha termina no dia 22 de maio.

DEM publica resolução e Júlio segue na presidência até fusão com o PTB

A direção nacional do DEM divulga resolução prorrogando os mandatos dos diretórios estaduais e municipais da sigla, até a deliberação final sobre a possível fusão com o PTB. Com isso, as eleições internas marcadas para julho ficam suspensas e o ex-deputado federal Júlio Campos permanece no comando partidário.
De acordo com o democrata, o DEM mato-grossense é favorável à fusão desde que o processo seja dirigido pela ala liderada pela deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ). A parlamentar, que é filha do petebista Roberto Jefferson, principal delator do escândalo do Mensalão, apoiou o candidato presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado nas urnas, e faz oposição sistemática à presidente da República Dilma Rousseff (PT).
Júlio Campos, contudo, afirma que a fusão será prejudicada se o processo for comandado pelo líder do PTB na Câmara Federal, Jovair Arantes (PTB-GO), que apoiou a reeleição de Dilma e integra a base governista. “Seria incoerente para o DEM fundir com o PTB para ser governista. A militância não aceitaria uma incongruência dessas. Não podemos perder a identidade ideológica”, diz em entrevista ao Rdnews.
O democrata também explica que não existe qualquer dificuldade de relacionamento entre DEM e PTB em Mato Grosso. Conforme o dirigente, os partidos são aliados históricos no Estado e devem absorvem a fusão com tranquilidade. “Temos grande admiração e apreço por quadros como Osvaldo Sobrinho e Chico Galindo. Estamos torcendo para que a articulação seja concretizada em nível nacional”, conclui.
Com a possível fusão entre DEM e PTB, a bancada do novo partido no Congresso Nacional contará com 47 deputados federais e oito senadores. O número de prefeitos, vices, vereadores e deputados estaduais ainda está sendo contabilizado pelos dirigentes.

Bêbado, motorista perde controle de carreta e invade duas residências; uma pessoa ficou ferida

Patrícia Neves
Foto: Agora MT
Bêbado, motorista perde controle de carreta e invade duas residências; uma pessoa ficou ferida
Alcoolizado, o  motorista Anderson Leite Pinheiro, de 30 anos, foi detido em flagrante pela Polícia Militar depois de bater com uma carreta contras duas residências na cidade de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na noite de sexta-feira, dia 1º de maio. A ocorrência policial foi registrada na rua 16, do Residencial Casaldáliga.

Anderson atingiu o muro de uma residência e a varanda de outra.Por sorte, nenhum dos moradores dos locais ficou ferido, mas o motorista da carreta sofreu ferimentos leves.

Visivelmente embrigado, o motorista foi detido por populares depois de descer do veículo. Aos populares, ele reconheceu o erro e pediu desculpas por toda a situação causada. Na sequência, foi entregue para uma equipe da Polícia Militar.

O rapaz, segundo o site  Primeira Hora,  disse ainda que era morador da cidade de Primavera do Leste e havia consumido bebida alcóolica.  O motorista foi conduzido para Polícia Civil para prestar depoimento. 

PF descobre laços impróprios entre Toffoli e empreiteiro do petrolão

tofoli_petroNo dia 13 de novembro do ano passado, o engenheiro Léo Pinheiro, sócio e presidente da empreiteira OAS, não imaginava que sua rotina estaria prestes a sofrer uma reviravolta em algumas horas. Era noite de quinta-feira. Trocando mensagens com um amigo, ele parecia tranquilo e informava: “Estou indo para a África na segunda”. Depois, perguntou: “Você vai ao aniversário do ministro Toffoli no domingo?”. O amigo respondeu que ainda não sabia se compareceria à festa. Marcaram um encontro para o sábado no Rio de Janeiro e outro para segunda-fei­ra, 17, em São Paulo. Léo Pinheiro acabou não indo à África, ao Rio, a São Paulo nem ao aniversário do ministro. A Polícia Federal prendeu o engenheiro horas depois da troca de mensagens.
Seis meses se passaram e esse diálogo, aparentemente sem relevância, ganhou outra dimensão. Léo Pinheiro foi solto na última semana no fim de um julgamento dividido, em que o voto do ministro Toffoli foi decisivo para sua libertação. Toffoli votou com o relator, ministro Teori Zavascki, para conceder habeas corpus ao empreiteiro Ricardo Pessoa, da OAS – decisão logo estendida aos demais presos da Lava-Jato. Se Toffoli tivesse votado contra a concessão do habeas corpus, Pessoa e Léo Pinheiro teriam sido mantidos atrás das grades.
Léo Pinheiro, ponta de lança do esquema de corrupção da Petrobras, acusado de desviar bilhões de reais e de subornar algumas dezenas de políticos, deve sua soltura à inadequada e estranha proximidade com o ministro Toffoli? É tão difícil afirmar que sim quanto que não. Para que os empreiteiros con­ti­nuas­sem presos bastaria que um dos outros ministros que votaram a favor do habeas corpus, Gilmar Mendes e Teori Zavascki, tivesse discordado do relator. A questão é que, até onde se sabe, nem Gilmar Mendes nem Teori Zavascki têm relações com empreiteiros. Como mostra o relatório da Polícia Federal, Toffoli é próximo de Léo Pinheiro, da OAS. Ambos são amigos diletos do ex-presidente Lula, em cujo governo Toffoli, ex-advogado do PT, foi nomeado para o STF.

Professores no Brasil estão entre mais mal pagos em ranking internacional

piso professor
O Brasil é o lanterninha em um ranking internacional que compara a eficiência dos sistemas educacionais de vários países, levando em conta parâmetros como os salários dos professores, as condições de trabalho na escola e o desempenho escolar dos alunos.
O estudo internacional foi elaborado pela consultoria Gems Education Solutions usando dados dos mais de 30 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e alguns emergentes, como o Brasil. Nele, o país aparece como um dos últimos em termos de salário pago aos professores, por exemplo.
O valor que os educadores brasileiros recebem (US$ 14,8 mil por ano, calculado por uma média de 15 anos e usando o critério de paridade de poder de compra) fica imediatamente abaixo do valor pago na Turquia e no Chile, e acima apenas de Hungria e Indonésia. Os salários mais altos são na Suíça (US$ 68,8 mil) e na Holanda (US$ 57,8 mil).
Os professores brasileiros também são responsáveis por mais estudantes na sala de aula: 32 alunos, em média, para cada orientador, comparado com 27 no segundo lugar, o Chile, e menos de 8 em Portugal.

Gastos com seguro-desemprego sobem R$ 605 milhões este ano

carteira-de-trabalho1Apesar de estarem na mira do ajuste fiscal, os valores repassados ao seguro-desemprego continuam crescendo nos últimos meses. O governo federal desembolsou R$ 10,7 bilhões para o benefício no primeiro trimestre de 2015. O montante é R$ 605 milhões superior aos R$ 10,1 bilhões gastos no mesmo período do ano passado.
O levantamento do Contas Abertas levou em consideração os diversos tipos de benefícios, como o pescador artesanal, bolsa qualificação, trabalhador doméstico e trabalhador resgatado. Além disso, os valores estão atualizados pela correção do salário mínimo no período. O seguro-desemprego é pago pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
A taxa de desocupação aumentou para 6,2% no terceiro mês do ano. O crescimento é parecido com o do próprio seguro-desemprego, que, percentualmente, foi de 6% de um ano para o outro. O índice de desemprego é o mesmo registrado em março de 2012 e o maior desde maio de 2011, quando chegou a 6,4%. No mês anterior, o indicador havia chegado a 5,9%. A taxa foi considerada a maior para fevereiro desde 2011.

Deputado chama Dilma de ‘desgraçada’

O deputado federal Paulinho da Força “arrebentou” a presidente Dilma Rousseff com críticas ao seu governo durante ato promovido pela Força Sindical em São Paulo neste 1º de maio. Diante de milhares de pessoas, ele chamou Dilma de “desgraçada”, “covarde” e não poupou críticas à sua gestão no âmbito trabalhista. Assista:

Atrasados podem declarar a partir de segunda-feira, com multa

20140224083635320123aO prazo para declarar o imposto de renda terminou ontem e quem não enviou o documentou ou quer fazer alguma retificação poderá acessar o sistema novamente a partir de 8h de segunda-feira (4). O contribuinte que atrasou a entrega das informações pagará multa mínima de R$ 165,74, que vai até 1% do imposto devido ao mês. No passado, foram 450 mil declarações em atraso e 550 mil retificadoras.