24 de maio de 2015

Candidato deve ter endereço de e-mail próprio para se inscrever no Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam amanhã (25). Aqueles que estão interessados em participar da prova e não têm um endereço de e-mail devem providenciá-lo para fazer a inscrição. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) vai aceitar apenas um participante por endereço eletrônico. Até o ano passado, um mesmo endereço podia ser usado por vários estudantes. Após fazer a inscrição, os candidatos devem ficar atentos ao e-mail, que será usado para a comunicação direta com cada um dos inscritos.
As inscrições para o Enem serão exclusivamente pela internet, no site do exame. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios. O MEC espera que mais de 9 milhões de pessoas façam a inscrição.
A partir deste ano, o cartão de confirmação de inscrição não será enviado pelos Correios, ficará disponível na página do Enem na internet. Os locais de prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição e será responsabilidade do estudante fazer a verificação.

Preço da gasolina pode ter aumento de até 9,5%

gasolina altaAlém dos aumentos de preços administrados anunciados recentemente estarem surpreendendo para cima, alguns economistas estão incluindo em seus cenários de inflação deste ano um possível reajuste nos preços da gasolina. Para eles, será necessário reforçar o caixa da Petrobras por causa da alta da cotação do petróleo no mercado internacional e da desvalorização do câmbio no Brasil.
Além disso, a empresa já deu sinais de que vai reajustar os combustíveis. Essa percepção ganha força na medida em que o mercado acredita que a estatal tem autonomia para decidir sobre sua política de preços independentemente da inflação. O economista-chefe do banco Safra, Carlos Kawall, trabalha com um cenário de reajustes nos preços da gasolina em 2015, de 9,5% e de 6,0% na refinaria e na bomba, respectivamente, distribuídos em duas etapas, uma no meio e outra no fim do ano.

Dilma sobre impeachment: “a mim não atemorizam”

dilmahomenagem
Ciente de que não há base legal que a ameace, a presidente Dilma Rousseff afirma que está tranquila quanto ao movimento capitaneado pelo PSDB que prega impeachment contra ela. Em entrevista ao jornal mexicano La Jornada, ela disse que “essa discussão tem viés de uma arma política” e reafirmou que não tem por que temer.
“Eu acho que tem um caráter muito mais de luta política, entende? Ou seja, é muito mais esgrimido como uma arma política. Agora, a mim não atemorizam com isso. Eu não tenho temor disso, eu respondo pelos meus atos. E eu tenho clareza dos meus atos”.
Dilma comentou temas da política brasileira, como o esquema de corrupção de empreiteiras em contratos com a Petrobras, e assuntos internacionais, como o relacionamento entre Brasil e México, onde ela tem agenda vasta nesta semana.

Menor é linchado pela população ao assaltar com facão

Um adolescente foi linchado pela população na manhã deste domingo (24), no bairro do Planalto, Zona Oeste de Natal. Um policial de folga que passava pelo local informou ao 190 RN que a população conseguiu deter o menor infrator logo após tomar de assalto, de posse de um facão, um celular de um senhora de idade.
O policial de folga ao ver que a população estava a ponto de matar o menor, interviu e conseguiu controlar a situação até a chegada dos policiais do 9 Batalhão da PM. O menor conduzido ao hospital e a Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal onde ficará a disposição da justiça.

DEBANDADA: PSD perde força e pode virar "nanico" em MT, diz analista

DOUGLAS TRIELLI

O Partido Social Democrático (PSD), que possui maior número de prefeitos em Mato Grosso e a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, pode se tornar em breve um partido nanico, conforme avaliação do professor e analista político João Edisom de Souza.

Nas últimas semanas, líderes da agremiação ameaçam uma debandada em massa, caso o presidente nacional licenciado do PSD, ministro Gilberto Kassab, não decline da ideia de nomear o ex-deputado federal Roberto Dorner para presidência do diretório em Mato Grosso.

No entanto, para João Edisom, a sigla, que foi a última a ser criada em território nacional, já emite, há algum tempo, sinais de enfraquecimento.

"Hoje, se verifica que o PSD é um partido novo, mas que já começou a perder força. Nacionalmente, já está menor que o PP, por exemplo" Nacionalmente, o principal fator seria o próprio Kassab, que se aproximou da presidente Dilma Rousseff (PT), assumindo o Ministério de Cidades e já cogitaria deixar a agremiação.

“O PSD está vivendo uma crise nacional. O principal expoente, criador do partido, é o Gilberto Kassab, que virou ministro e, dentro da reforma eleitoral, está pensando em criar um novo partido”, afirmou.

“Hoje, se verifica que o PSD é um partido novo, mas que já começou a perder força. Nacionalmente, já está menor que o PP, por exemplo. Não digo que será o fim, mas pode, muito em breve, cair para condição de um partido nanico”, disse.

Outro fator crucial para o possível esvaziamento seria uma falta de unidade interna.

Segundo o analista político, o PSD foi um “apanhado” de futuros candidatos a pleitos eleitorais que se juntaram por descontentamento em outros partidos.

“Tem outro fator em Mato Grosso que é preciso levar em conta é que os prefeitos, até por necessidade, não gostam de ficar fora da coligação do governador, por se sentirem prejudicados. E, hoje, o PSD está fora da base governista, mas possui o maior número de prefeitos”, disse Souza.

“Então, se a reforma eleitoral passar no Congresso, abrindo a possibilidade de novos partidos, o PSD vai sofrer um esvaziamento, tanto no nacional, quanto nos Estados e Municípios”, afirmou.

Fator Riva

Para João Edisom, o afastamento abrupto do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, foi crucial para instabilidade interna no PSD em Mato Grosso.

"O José Riva não é homem de partido pequeno. Se existir um minguar do PSD quando o Riva deixar a prisão, com certeza, irá mudar de filiação partidária" Riva está preso no Centro de Ressocialização de Cuiabá, desde o dia 21 de fevereiro, em decorrência da Operação Imperador, deflagrada pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual.

Ele foi o principal articulador para implantação do partido em Mato Grosso e mesmo não sendo o presidente, era o principal líder.

“Mas o José Riva não é homem de partido pequeno. Quando o PMN era grande, ele ficou lá; quando ficou pequeno, deixou o partido. Se existir um minguar do PSD quando o Riva deixar a prisão, com certeza, irá mudar de filiação partidária”, afirmou.

O líder da bancada oposicionista na Assembleia, deputado Gilmar Fabris (PSD), acredita que o partido somente sofrerá uma queda no número de filiados em Mato Grosso caso Kassab continue a intervir nas decisões regionais.

“É um risco real, correto e acontecerá. Porque está ocorrendo uma intervenção do diretório nacional aqui em Mato Grosso, mas nós não iremos acatar isso. Se há uma intervenção, nos dá o direito de ir embora para outra legenda”, disse.

“Isso só se faz quando o partido peca e não está alinhado com a nacional, o que não é nosso caso. Fizemos tudo o que estava a nosso alcance na eleição passada. Então, a ideia é não só sair os quatro deputados, como também os prefeitos e vereadores”, afirmou.

Para Fabris, a saída de Riva do comando do partido não foi fator para a instabilidade interna.

“É lógico que o partido teve uma avaria com a saída do Riva, porque ele era o grande líder, foi quem criou o partido aqui. Mas ele já estava saindo da política...”, disse.


“Acredito que dentro de um mês irá se resolver a situação do partido: Se vai praticamente se dissolver em Mato Grosso ou se vamos engrossar o número de filiados”, completou.

Morre em Cuiabá, aos 52 anos, o vereador Clovito Hugueney


Faleceu na tarde deste domingo (24), no Hospital Jardim Cuiabá, na Capital, o vereador Clovito Hugueney (SDD). Ele estava internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) desde a última quinta-feira (21).

Clovito havia sido encaminhado às pressas à unidade e apresentava um quadro de infecção generalizada.

No mesmo dia em que foi internado, sofreu uma parada cardio-respiratória, que foi estabilizada pela equipe médica.

Segundo a assessoria de imprensa do vereador, a família não quis dar mais detalhes sobre o falecimento do parlamentar, nem o local e horário do velório e do sepultamento.

Clovito completou 52 anos de idade no dia 29 do mês passado e já foi submetido a mais de 30 procedimentos cirúrgicos, sendo três transplantes de rins.

Carreira

Na vida pública, Clovito teve influência de seus avôs, que participaram diretamente da política estadual.

Clóvis Hugueney, seu avô paterno, foi deputado estadual por cinco vezes, além disso, ocupou cadeira de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Já seu avô materno, Justino Malheiros, foi vereador da Capital.

Ela estava em seu quarto mandato na Câmara Municipal de Cuiabá. Foi reeleito em 2012 pelo PTB, mas, durante o mandato, migrou para o SD.


Sua vaga deve ser assumida por Neviton Fagundes (PTB).

Brasil precisa construir 64 mil bibliotecas escolares até 2020 para cumprir meta

livrosO Brasil precisa construir mais de 64,3 mil bibliotecas em escolas públicas até 2020 para cumprir a meta de universalizar esses espaços, prevista na Lei 12.244. A legislação, sancionada em 24 de maio de 2010, obriga todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um livro para cada aluno matriculado, tanto na rede pública quanto privada. A cinco anos do fim do prazo, 53% das 120,5 mil escolas públicas do país não têm biblioteca ou sala de leitura. A contar de hoje, seria necessário levantar e equipar mais de 1 mil bibliotecas por mês para cumprir a lei.
O levantamento foi feito pelo portal Qedu, da Fundação Lemann, a pedido da Agência Brasil, com base em dados do Censo Escolar 2014 – levantamento anual feito em todas as escolas do país. Esses são os últimos números disponíveis e trazem informações tanto de instituições de ensino fundamental quanto de ensino médio. Os dados mostram grande disparidade regional na oferta de bibliotecas escolares. Enquanto na Região Sul 77,6% das escolas públicas têm biblioteca, na Norte apenas 26,7% das escolas têm o equipamento e na Nordeste, 30,4%. No Sudeste, esse índice é 71,1% e no Centro-Oeste, 63,6%.

Cosméticos falsificados contêm veneno e urina, alerta polícia

batom
A polícia de Londres tem alertado consumidoras inglesas quanto aos produtos de beleza adquiridos via internet. De acordo com o jornal “Mirror”, alguns sites têm vendido cosméticos falsificados de marcas como M.A.C, fabricados em instalações sem higiene.
Análises realizadas encontraram traços de urina humana, sujeira de rato e venenos, como cianeto e arsênico, em batons, delineadores e bases para o rosto e mais de cinco mil sites foram proibidos de vender esses produtos no Reino Unido.
“Os falsificadores tentam fazer com que os produtos fiquem o mais próximo possível das versões originais; eles não se importam com o tipo de substância que utilizam, contanto que fique visualmente idêntico ao original”, afirmou Gavin Terry, do Trading Standards Institute.

Suposta foto de Luciano Huck e Angélica em hospital circula pela web

luciano_foto
Uma suposta foto que mostra Angélica e Luciano Huck em atendimento médico após o acidente sofrido na manhã deste domingo (24) circula pelas redes sociais. Na imagem, a apresentadora aparece deitada em uma maca com Luciano ao lado, segurando sua mão.
O avião que o casal estava com os três filhos precisou fazer um pouso forçado no município de Rochedo, no Mato Grosso do Sul, por volta das 11h de hoje. Após o acidente, o casal foi levado para a Santa Casa de Campo Grande para ser atendido. A apresentadora sofreu escoriações, mas todos passam bem.
De acordo com a rádio BandNews, o avião fez um pouso forçado a 30 metros de uma rodovia após sofrer uma pane na bomba de combustível. A aeronave é um bimotor do modelo Carajá. Em comunicado, a TV Globo disse que o avião partiu às 9h da Fazenda Caiman, no Pantanal. “A família está bem, em observação e deve seguir hoje ainda para São Paulo”, finalizou o boletim.

Médicos revelam que mundo está perdendo a guerra contra o suicídio

suicidio
“Estamos perdendo a guerra para o suicídio”. A afirmação alarmante é do psiquiatra e professor da USP Mario Francisco Juruena, que explica que, embora não haja uma forma de determinar com plena certeza que um indivíduo vá se matar no futuro, os médicos têm, sim, instrumentos para prever as chances que pacientes graves carregam de tirar a própria vida.
A principal chave da prevenção estaria no tratamento dos traumas de infância. Cicatrizes emocionais que os adultos carregam, de feridas abertas quando eram crianças, podem antecipar muitos dos riscos de suicídio — separação materna, estresse, maus tratos, negligência, perdas precoces e abusos seriam, de acordo com o psiquiatra, alguns dos principais fatores.
Desta maneira, o papel do médico é monitorar o histórico do paciente, dando atenção a traumas severos em qualquer idade, mas mais especificamente na primeira infância e na vida intrauterina. Isso porque, como conta o psiquiatra, quanto mais precoce o trauma, maior ele será, já que o sistema nervoso de uma criança não está preparado para a agressão, apenas para a afetividade.

Avião com Angélica e Luciano Huck faz pouso forçado em MS

Por: G1

Uma aeronave de pequeno porte fez um pouso forçado na manhã deste domingo (24) na área de uma fazenda a cerca de 30 km de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Estavam no bimotor o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck, acompanhado dos três filhos e de duas babás.

A tripulação era composta por um piloto e um copiloto. Segundo a assessoria da Santa Casa de Campo Grande, Angélica sofreu escoriações. Todos passam bem e seriam submetidos a exames. Angélica está com equipe e família em Mato Grosso do Sul para gravar temporada especial do Programa Estrelas.

COMO FOI O ACIDENTE

De acordo com o Corpo de Bombeiros e com a Aeronáutica, o pouso forçado ocorreu em uma propriedade nas imediações da rodovia MS-080, na saída para a cidade de Rochedo.

A aeronave tinha decolado de Estância Caimam, em Miranda, perto de Bonito, e seguia para Campo Grande. Perto da aproximação para o pouso, às 10h52, o piloto avisou à Torre de Controle em Campo Grande que estava em situação de emergência e que faria pouso forçado.

RESGATE DOS FERIDOS

Segundo o Coronel Hudson Farias de Oliveira, do Corpo de Bombeiros, nove pessoas ficaram com escoriações leves e algumas foram transportados para a Santa Casa de Campo Grande em carros particulares.

Outros, no entanto, foram levados por quatro carros de resgate dos bombeiros e ao menos um deles foi resgatado de helicóptero. "Não há vítimas fatais", disse ao G1 o coronel.

Segundo o coordenador do Samu, Eduardo Cury, o copiloto foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Universitária.

MODELO DO AVIÃO

Segundo a Aeronáutica, o avião envolvido no acidente é um Embraer, modelo 820C, matrícula PT-ENM. A aeronave pertence à empresa MS Táxi Aéreo. Ainda segundo a Força Aérea, todas as pessoas que estavam na aeronave foram socoridas sem ferimentos graves.

INVESTIGAÇÃO

Um helicóptero da Base Aérea de Campo Grande foi deslocado para apoiar nos trabalhos e acompanhar a investigação. No fim da manhã, técnicos do Seripa 4 já foram enviados para realizar a perícia e conduzir as apurações.

GRAVAÇÕES DO ESTRELAS

A apresentadora Angélica e a equipe estão em Mato Grosso do Sul  para realizar gravações para o programa Estrelas, da TV Globo. De acordo com o GShow, a apresentadora grava nova temporada especial no Pantanal.

A produção levou convidados para apresentar receitas locais, realizar safari fotográfico e conduzir apresentações musicais. Daniel Rocha, Cristiano Araújo, Munhoz & Mariano foram alguns dos convidados.

Nas redes sociais, o casal registrou a viagem. Angélica publicou em sua conta no Instagram que estava a caminho de gravações no Pantanal na terça-feira (19). "Partiu!", escreveu.


Acompanhando Angélica, Luciano Huck publicou fotou da apresentadora no Pantanal na sexta-feira (22). "Minha pantaneira", brincou. E no sábado (23), o apresentador colocou no ar um vídeo da paisagem do local. "Que lugar lindo", afirmou.

Tangará: Destaque Empresarial ACITS 2014 foi entregue em grande festa neste sábado

Em torno de 1.200 pessoas compareceram ao evento realizado nas dependências do CTG Aliança da Serra. Entre as autoridades presentes, além da diretoria da ACITS, o Presidente da FACMAT, Jonas Alves, os Deputados Estaduais Saturnino Masson e Wagner Ramos e o Prefeito Fábio Martins Junqueira.

Neste ano oram premiadas 104 empresas dos mais diversos segmentos. Também receberam premiação 11 empresários. Como empreendedores foram premiados Gilberto e Djalma dos Santos, do Supermercado Big Master, Marcos Venícios, das Lojas HAVAN, Silvana Maria Vizzotto Varnier proprietária das academias Polly Dance, Carlos Perini, proprietário do Laticino Vital, Carlos Dalmolin, do Supermercado Polo Centro, Márcio Lopes, da TGA Sistemas, João Carlos Azevedo Introvini, da empresa Oeste Veículos e Siga Oeste, Iria Welter Girardi, da Íria Confecções e Calçados, Nildo Lima Queiroz Loja Coisa Nossa e Paulo Cesar Bittencourt de Carvalho, da Natural Beef.

Como Empresário do Ano de 2014 foi premiado o empresário Valdir Perin Souza das empresas Supremax Nutrição Animal.

O evento foi avaliado de forma positiva pela equipe da ACITS – Associação Comercial e Empresarial de Tangará da serra. A administradora da ACITS, Rosenei Caparroz avaliou muito positivamente o evento. “Um sucesso enorme. Terminamos o evento e a casa segue cheia. Tudo dentro do esperado. Nossa avaliação é muito positiva, com todos os premiados comemorando esta conquista que é o Destaque Empresarial”, disse ela.

O presidente da ACITS, Wander Masson falou à Rádio Pioneira com emoção sobre o evento. “Foi um grande período de preparação. Um período de pesquisa, neste ano com novidade, porque inovamos com a pesquisa via internet. O pessoal da UINC elaborou o software e tivemos três semanas de votação. E hoje é o dia mais importante. O dia da confraternização em que todos os escolhidos nesta pesquisa estão sendo homenageados. Hoje eles recebem seu certificado e seu troféu. É um dia importante para os empresários e as equipes que fazem parte destas empresas e que são merecedores deste prêmio. Parabéns a todos que foram vitoriosos”, disse ele.


Fonte: Marlenne Maria com Marcelo Silva.

Gefron recupera cinco veículos roubados que seriam levados para Bolívia

Cinco veículos provenientes de roubo foram recuperados pelos policiais do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), neste sábado (23.05). Os carros seriam levados para a Bolívia.
 
Por volta das 20 horas deste sábado a equipe volante do Gefron realizava o patrulhamento pela BR-174 quando recebeu informação do Núcleo de Inteligência do Gefron de que dois veículos, sendo uma Strada e outro tipo Pajero, estariam com duas motos embarcadas saindo de Pontes e Lacerda sentido Bolívia.
 
Diante das informações a equipe localizou os veículos. Ao avistar a viatura um dos motoristas jogou farol alto contra os policiais e saiu do veículo efetuando vários disparos e, junto com os demais que estavam no outro veículo, correram para a mata.
 
Foram recuperados e apreendidos um veículo Trailblazer de cor branca e placa OBR 7447, que estava com placa clonada; um Fiat Strada de cor prata e placa NTX 2751, uma moto 300 CB Honda de cor vermelha e placa OAT 7774, uma moto Titan Honda 150cc de cor preta e placa OBP 5122, e uma Honda Biz de cor rosa e placa NJU 5082 que estava no veículo Strada.
  
Os veículos foram levados para a base do Gefron em Porto Esperidião para posterior entrega na Delegacia de Policia Civil de Porto Esperidião. 

Pesquisa revela que 70% dos brasileiros não leram livros em 2014

Segundo dados de pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, 70% dos brasileiros não leram nenhum livro no ano de 2014. No entanto, além do baixo índice de leitura, outro dado que preocupa educadores é o fato de o número de leitores ter caído de 35% em 2013 para 30% no ano passado. 

Governo está pagando seus próprios pecados, diz FHC

fhc
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou neste sábado, 23, o corte de despesas federais anunciado pelo governo Dilma Rousseff. Para ele, o bloqueio de R$ 69,9 bilhões em gastos públicos, incluindo investimentos, demonstra que o País é mal governado. “A situação fiscal é de tal maneira difícil, e foi consequência de erros dos governos, que agora, com esse corte, o governo está pagando seus próprios pecados e vai ter que tomar medidas de contenção, como está tomando”, disse o ex-presidente, após participar de seminário em universidade particular de Brasília.
O líder tucano fez questão de destacar que o corte do orçamento foi uma medida necessária, porém ingrata, para resolver a grave situação fiscal do País. “Qual é a critica que eu posso fazer? Não é à contenção. É que há uma espécie de operação sem anestesia. Quando você faz uma contenção fiscal você tem que explicar ao País o que vem depois, para quê você faz, qual a esperança, qual o horizonte. E agora nós só estamos vendo nuvem negra. Aí as pessoas ficam irritadas e não aceitam” disse Fernando Henrique aos jornalistas.

Dirceu estaria disposto a denunciar o ex-presidente Lula, diz Veja

lula cascudo em dirceu
Como forma de amenizar eventuais implicações no escândalo da Operação Lava Jato, o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu estaria disposto a falar da participação do ex-presidente Lula tanto no mensalão, quanto na Lava Jato. A informação é da revista Veja desta semana.
Segundo a revista, Dirceu “jamais se voltou contra o antigo chefe, que lhe prometeu ajuda — e recursos — para desmontar a ‘farsa do mensalão’. Deu em nada”. “Investigado no escândalo do petrolão, o ex-ministro agora emite sinais de que pode contar o que sabe sobre os dois esquemas de corrupção usados pelo governo para comprar o apoio de partidos aliados. Seus amigos garantem que, se cumprir a promessa, o magoado e abandonado Dirceu vai fritar o antigo chefe”, ressalta a revista.
A amigos, conforme a Veja, Dirceu sempre protestou contra a condenação superior à sete anos no julgamento do mensalão. E a pessoas próximas ele tem culpado o ex-presidente Lula pela sua perda de expressão política após o mensalão.
A publicação também afirma que Lula somente não foi implicado no escândalo do mensalão porque o operador do esquema, o publicitário Marcos Valério, pediu propina ao PT para não comprometer o ex-presidente no caso. O pedido de propina ocorreu durante uma conversa entre ele e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), na época presidente da CPI dos Correios, que investigava o caso. Amaral negou qualquer conversa neste sentido.

Governo prevê um rombo 28% maior na Previdência

dinheiro pelo raloCom a deterioração do mercado de trabalho e sucessivas derrotas do pacote de ajuste fiscal no Congresso, o governo passou a projetar um salto do deficit da Previdência Social neste ano, segundo Folha de São Paulo.
De R$ 43,6 bilhões calculados na versão original do Orçamento, feita no ano passado, o rombo esperado nas contas do INSS foi elevado em 67%, para R$ 72,8 bilhões com as novas estimativas de receitas e despesas divulgadas na sexta (22).
Trata-se de um aumento de 28,4%, bem superior à inflação, em relação aos R$ 56,7 bilhões do ano passado. Como percentual do PIB, o deficit sobe de 1% para 1,2%, maior patamar em seis anos.

Distritão torna inútil maioria dos votos para deputado federal

A Folha também destaca que a principal bandeira do PMDB na reforma política, o sistema de eleição para deputado conhecido como distritão torna sem efeito a maior parte dos votos dados pelos eleitores aos candidatos.No atual modelo, o voto sem serventia atingiu 6% dos eleitores de São Paulo que escolheram um candidato a deputado em 2014. Com o distritão, atingiria 64%.
O montante não tem relação com os votos nulos, brancos ou com a abstenção. Trata-se dos votos dados aos candidatos não eleitos, mais os direcionados em excesso para os mais bem votados.No atual sistema, chamado proporcional, a votação nos não eleitos e a votação excedente nos eleitos contribuem para que outros candidatos do mesmo partido ou coligação consigam uma vaga.Dessa forma, o eleitor não “perde o voto” se seu candidato não conseguir uma cadeira. Essa escolha influencia na distribuição das vagas e acaba ajudando alguém que, em tese, defende uma plataforma parecida.
15143215

Presidente da Câmara quer criminalizar porte de armas brancas

Em mensagem veiculada no Twitter, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), solidarizou-se com a família do médico Jaime Gold, 57, morto por esfaqueamento há cinco dias, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona Sul do Rio de Janeiro. Informou que levará rapidamente a voto, no plenário da Câmara, uma proposta de criminalização do porte de armas brancas.
A legislação penal brasileira não tipifica como crime o porte de facas, tesouras e outras armas branca. A lei 10.863, de 2003, proíbe apenas o porte de armas de fogo, excetuando as situações em que a profissão exige —como no caso dos policiais. Daí a movimentação de Eduardo Cunha.

Lava Jato avança sobre contratos do bilionário mercado do pré-sal

presalA força-tarefa da Operação Lava Jato deflagrou esta semana a primeira ofensiva para comprovar que o esquema de cartel e corrupção nas obras de refinarias e petroquímicas da Petrobrás, entre 2004 e 2014, foi reproduzido em contratos do bilionário mercado do pré-sal.
São obras de plataformas, construção e locação de navios e sondas de perfuração para exploração de petróleo – a maior parte deles vigente – que envolvem volume de investimentos público e privado superior aos projetos até agora sob escopo da operação.
No foco atual dos procuradores e delegados da Polícia Federal estão contratos da Sete Brasil – empresa criada pela Petrobras em parceria com fundos de pensão públicos e privados e com três bancos – com cinco estaleiros para a construção, no País, de 29 sondas de exploração no fundo do mar. Esses contratos somam US$ 25,5 bilhões.

Senado paga R$ 15 mil por palestra de Xuxa

Calma não estamos falando da Rainha dos Baixinhos…
xuxa_palestra
Em tempos de crise e ajuste fiscal, o governo não tem poupado na contratação de “celebridades” para palestras e em premiações para os servidores. Na última semana, o Senado Federal pagou R$ 15 mil ao ex-nadadorFernando Scherer, o “Xuxa”, por uma palestra ministrada pelo campeão mundial no lançamento do Programa de Formação Gerencial da Casa. Durante a apresentação, que ocorreu na segunda-feira (18), o campeão mundial e medalhista olímpico compartilhou experiências pessoais e falou sobre temas como o trabalho em equipe e a importância de encarar desafios.

PMDB se vinga e empareda Kassab com reforma

kassab1_1
A reforma política defendida pelo PMDB do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, tem alvo certo: Gilberto Kassab (Cidades). Impedindo acesso de partidos nanicos aos R$ 868 milhões do fundo partidário, o PMDB busca retaliar contra o ministro, que tenta recriar o Partido Liberal (PL) para “roubar” deputados e senadores peemedebistas. Com a medida, os novos partidos vão nascer sem dinheiro, esvaziando-os.

Tesoura federal vai tirar mais de R$ 21 bilhões da Saúde e Educação

tesouraO Governo Federal insiste que o corte de quase R$ 70 bilhões no orçamento não afetará compromissos assumidos. Só as áreas Saúde (R$ 11,774 bilhões) e Educação (R$ 9,423 bilhões) vão perder juntas 30% desse bolo indigesto.
E quem vai sofrer mais com isso? Os cidadãos mais necessitados, que necessitam da atenção básica e educação pública.