1 de agosto de 2015

Grande queimada na área urbana deixa assustada população de Brasnorte




Um incêndio de grandes proporções foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (31) em uma propriedade rural localizada na área de expansão urbana de Brasnorte. O fogo, segundo pessoas ouvidas pelo Gazeta do Noroeste MT, pode ter surgido supostamente do pátio de uma madeireira instalada às margens da MT – 170, sentido Campo Novo do Parecis. Leia mais AQUI

Cobrança extra na conta de luz continua em agosto, diz Aneel

economialuzEm agosto, os consumidores vão pagar novamente um adicional de R$ 5,50 a cada 100 quilowatts/hora (kWh) de energia consumidos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou hoje (31) que a bandeira tarifária vermelha estará em vigor no período.
O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, de acordo com o custo de geração de energia. Em julho, a bandeira também foi vermelha, por causa do uso intenso da energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a gerada por usinas hidrelétricas.
Com as cores verde, amarela e vermelha, as bandeiras servem para indicar as condições de geração de energia no país. Se for um mês com poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estarão mais baixos, por isso, será necessário usar mais energia gerada por termelétricas.

Maioridade penal será destaque no plenário da Câmara

Na primeira semana de agosto, o segundo turno das propostas de emenda à Constituição (PEC) da maioridade penal e da reforma política são os destaques do Plenário da Câmara dos Deputados, cuja pauta também traz o projeto de lei de correção do FGTS pela poupança e quatro prestações de contas da Presidência da República. As sessões ordinárias têm a pauta trancada por dois projetos do Executivo sobre combate ao terrorismo e seu financiamento.
Aprovada em primeiro turno no início de julho, com 323 votos favoráveis e 155 contrários, a PEC 171/93 reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.
Esse texto é mais brando que o rejeitado um dia antes por não ter atingido número suficiente de votos. A matéria, uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Andre Moura (PSC-SE), excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado.

Datafolha: 62% da população tem medo da Polícia Militar

viatura_PMOs moradores das cidades brasileiras têm medo de morrer assassinados. É o que constata pesquisa divulgada hoje (31) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostrando que essa é uma preocupação de 81% da população com mais de 16 anos.
A informação consta de levantamento encomendado pelo fórum ao Instituto Datafolha, e ouviu 1.307 pessoas em 84 municípios com mais de 100 mil habitantes, na última terça-feira. (28). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
“Sessenta e três por cento das pessoas têm muito medo [de morrer assassinadas] e 49%, com medo, acham que podem ser vítimas já no próximo ano”, disse o vice-presidente do fórum, Renato Sérgio de Lima, que apresentou os dados. “Ou seja, temos uma população atemorizada”, destacou.
Em 2012, o número de pessoas com medo de morrer assassinadas era menor. Naquele ano, levantamento semelhante do Datafolha em cidades com 15 mil habitantes mostrava que esse medo era de 65%, sendo que, em 2015, é maior entre mulheres, pessoas de cor preta e do Nordeste.

Jovem alerta que conversas de WhatsApp podem ser roubadas

conversa whatsUm marroquino de 19 anos descobriu uma falha no serviço de mensagem instantânea WhatsApp, que permite extrair todos os contatos e o conteúdo das conversas dos telefones da marca iPhone. De acordo com a revista “TelQuel”, o jovem, Ahmed Lekssays, que cursa o primeiro ano de Engenharia na Universidade Al Akhawayn, em Ifrane, e é apaixonado por computação, percebeu esta falha há um mês durante um “teste de intrusão” no aplicativo.
Usando um iPhone e um computador com o sistema operacional Linux, Lekssays conseguiu acessar contas do WhatsApp e extrair todo o conteúdo, tanto de conversas quanto da agenda de contatos, em várias ocasiões. O jovem, que garante ter feito a operação inclusive em aparelhos bloqueados, já comunicou à empresa sobre o problema, ainda não solucionado.
Não é a primeira vez que Lekssays descobre bugs como esse. Há algum tempo, o estudante encontrou uma falha no aplicativo do Twitter no sistema iOS, que permitia o acesso a contas vinculadas a esse aplicativo. A questão foi notificada e a companhia resolveu o problema. (EFE)

Ficar de pé melhora saúde do coração, diz estudo

Passar mais tempo em pé, em vez de sentado, pode melhorar os níveis do açúcar, gordura e colesterol no sangue, de acordo com um novo estudo publicado nesta sexta-feira no “European Heart Journal”. Pesquisadores da Austrália deram monitores de atividade a 782 homens e mulheres, com idades entre 36 e 80 anos. Os equipamentos podiam determinar quanto tempo cada participante passava dormindo, sentado ou deitado, além de caminhando e correndo. Foram analisadas amostras de sangue, altura, peso e circunferência da cintura. Os pesquisadores então estimaram o impacto na saúde de se substituir o período sentado para o em pé ou andando.
— O tempo em pé em comparação com o sentado foi significativamente associado com menores níveis de açúcar e gordura no sangue — afirmou Genevieve Healy, pesquisador da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Queensland, na Austrália. — Além disso, substituir o tempo sentado pelo de uma caminhada também foi associada com uma redução na cintura e no índice de massa corporal (IMC).
Duas horas a mais por dia passadas em pé em vez de sentada reduz em 2% os níveis de açúcar no sangue e em 11% o de triglicerídeos (gordura). Já o resultado de se passar duas horas por dia caminhando em vez de sentado reduziu em 11% o índice de massa corpora e em 7,5 cm, em média, a circunferência da cintura. Além disso, os níveis de açúcar no sangue caíram 11% e os níveis de triglicerídios, em 14% por cada duas horas gastadas caminhando em vez de sentado.

Vendas de veículos novos caem 22,4% em julho

carro_zeroAs vendas de veículos novos no Brasil caíram 22,4% em julho – até a última quinta-feira – na comparação com o mesmo mês do ano passado, mostram dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) obtidos pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, com fontes do setor automotivo.
Com o resultado, os emplacamentos acumulam retração de 20,9% em 2015 até agora, recuo maior do que o de 20,7% registrado até junho, o que contraria a expectativa de entidades da indústria automotiva de início de recuperação das vendas no segundo semestre no ano.
De acordo com dados do Renavam, nos 21 primeiros dias úteis de julho, foram emplacados 215,1 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus no país, volume 1,2% superior aos 212,5 mil vendidos em igual período de junho, mas inferior às 277,5 mil unidades licenciadas nos 22 dias úteis de julho do ano passado.
Com isso, de janeiro a julho, as vendas de veículos novos somam 1,534 milhão de unidades, 406 mil unidades a menos do que o total emplacado em igual intervalo de 2014, o equivalente a quase dois meses de vendas, no atual ritmo do mercado.

Grande queimada na área urbana deixa assustada população de Brasnorte

POR DORJIVAL SILVA




Um incêndio de grandes proporções foi registrado no final da tarde desta sexta-feira (31) em uma propriedade rural localizada na área de expansão urbana de Brasnorte. O fogo, segundo pessoas ouvidas pelo Gazeta do Noroeste MT, pode ter surgido supostamente do pátio de uma madeireira instalada às margens da MT – 170, sentido Campo Novo do Parecis.

Quem viu o fogo disse ter ficado assustado com a altura das chamas, a fumaça preta e a velocidade que ele se propagou “lambendo” e destruindo tudo que encontrou pela frente. “Como moro aqui perto, tive muito medo de o fogo vir em direção a nossa casa. E como não há na cidade equipamentos para combater a incêndios grandes como esses cheguei a pensar que iria perder tudo que construí com minha família durante a vida”, disse uma senhora que preferiu se manter no anonimato.  

O fogo se espalhou rapidamente queimando, além do pó do pátio da madeireira, o pasto de uma considerável área rural. O estrago atingiu ainda a vegetação das margens de um córrego, queimou cercas e por pouco não se espalhou para propriedades do outro lado da rodovia onde tem um conjunto habitacional.  

Motoristas que passaram no momento pela MT 170 também ficaram assustados com a quantidade de fumaça espalhada por todas as direções.

Testemunhas contaram ao portal não ter visto no local nenhum carro pipa da prefeitura tentando apagar o fogo. E como a mais próxima companhia do Corpo de Bombeiros se localiza na cidade de Juína, a 160 km distantes, o incêndio correu livremente indo até onde pode ir.

CRIME AMBIENTAL – Fosse em um município onde os órgãos de controle e fiscalização do Estado estivessem presentes, certamente uma investigação seria aberta para apurar as causas do incêndio. Mas, infelizmente Brasnorte está totalmente desassistida nesse sentido. No município, não há permanente Juiz, Promotor e nem Delegado de Polícia. O Juiz é de Juína, o Promotor é da comarca de Juara e o Delegado é o titular de Sapezal. Todos vêm apenas uma vez por semana ao município.

Brasnorte também está sem postos de atendimento do Ibama e da Sema, órgãos que poderiam fiscalizar crimes contra a natureza.

Dessa forma a população brasnortense está parcialmente desassistida pelo estado. Com o município se enquadrando no famoso dito popular “ao deus dará”.