20 de janeiro de 2016

ProUni tem mais de 559 mil candidatos no primeiro dia de inscrições

a3c950b7-cf71-4d05-bc24-47df506f2caeO Ministério da Educação recebeu 1.071.075 inscrições de 559.327 candidatos a bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni), considerando balanço até as 17 horas desta terça-feira (19). Cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Hoje foi o primeiro dia de inscrições.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que o sistema está funcionando bem. “Nós temos tecnologia, nós temos história, nós temos competência. Ninguém vai ficar sem se inscrever por falha no sistema”, disse Mercadante.

PSDB pede a extinção do PT à Justiça Eleitoral

estrela do pt choraO PSDB protocolou nesta quarta-feira (20) na Procuradoria-Geral Eleitoral uma representação na qual pede que seja investigada a documentação que teria sido entregue pelo ex-diretor da área internacional Petrobras Nestor Cerveró à Procuradoria-Geral da República.
Nela, segundo reportagem do Jornal Valor Econômico da última segunda-feira (18), antes do acerto da delação premiada, Cerveró disse que a campanha à reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2006 recebeu R$ 50 milhões em propina, resultado de uma negociação para a compra de US$ 300 milhões em blocos de petróleo na África, em 2005.
“Esse é um crime que não tem sua prescrição prevista em lei. O que está em jogo não é o ex-presidente Lula, mas sim o recebimento por parte do Partido dos Trabalhadores de recursos do exterior”, disse líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio.  Ele explica que “o que a lei veda e a Constituição veda também é que recursos vindos do exterior abasteçam campanhas eleitorais no Brasil, o que é uma ofensa à soberania nacional e à independência dos partidos políticos”.
“Qual consequência disso? É a extinção do partido, porque ele perde o registro, portanto, independentemente do que vá acontecer com o ex-presidente Lula, a consequência é direta para o seu partido, o Partido dos Trabalhadores”, disse Sampaio, acrescentando que a extinção do PT não decorre da vontade do PSDB, mas sim de uma consequência legal.

Vídeo: Querem nos roubar de novo usando a Petrobras!

PSTU vai à TV dizer “Fora Dilma, Cunha, Temer, Aécio e o Congresso corrupto”

fora_todos
Em rede nacional nesta quinta-feira (21), o partido apresentará uma saída da classe trabalhadora para a crise econômica e política que vive o país. A vereadora de Natal pelo PSTU, Amanda Gurgel, estará no programa e vai defender que todo político receba o mesmo salário de uma professora, projeto que ela já protocolou na Câmara Municipal. O programa vai ao ar às 20h no rádio e às 20h30 na TV, horário de Brasília.
Nesta quinta-feira, dia 21 de janeiro, vai ao ar em rede nacional de rádio e televisão o programa semestral do PSTU. No momento em que a grande maioria da população é penalizada pela crise econômica, com inflação, retirada de direitos e desemprego, o partido vai dizer que é preciso botar para fora Dilma, Cunha, Temer, Aécio e o Congresso Nacional de corruptos. “Fora todos eles”, dirá o PSTU no programa, que vai ao ar no rádio às 20h e às 20h30 na TV, horário de Brasília.

Juiz autoriza depoimento de Dilma como testemunha de defesa na Operação Zelotes

dilma_cargosA presidenta Dilma Rousseff deverá ser ouvida como testemunha de defesa de um dos acusados no suposto envolvimento de compra de duas medidas provisórias (MPs) no governo. A assessoria de imprensa da Justiça Federal do Distrito Federal confirmou que o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, autorizou o pedido para que a presidenta seja ouvida.
De acordo a assessoria de imprensa da Justiça Federal do DF, será expedido um ofício de consulta à presidenta para saber como ela vai querer responder as perguntas, se por escrito ou de forma presencial.
As investigações sobre as denúncias de compra de MPs foram feitas na Operação Zelotes, deflagrada pela Polícia Federal, em março do ano passado, para apurar suspeita de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) visando anular ou diminuir débitos tributários de empresas com a Receita Federal.

PDT de Brasnorte se prepara para disputar eleições municipais

O Partido Democrático Trabalhista (PDT de Brasnorte) deverá lançar candidatura majoritária nas eleições deste ano. Foi o que disse em entrevista a uma rádio local na última segunda-feira, o presidente da legenda, jornalista Dorjival Silva. O partido tem pelo menos três nomes aptos para enfrentar a disputa eleitoral, mas não ousou ainda divulgá-los.

Brasnorte, com pouco mais de 10 mil eleitores deverá ter uma das campanhas eleitorais mais disputadas de todos os tempos. Até o momento, pelo menos quatro partidos estudam se lançar em majoritárias. 

OIT estima que 700 mil brasileiros perderão emprego em 2016

camiladominguespalacio-piratinisegurodesempregoO Brasil registrará o maior salto na taxa de desemprego entre as grandes economias do mundo em 2016 e, durante o ano, 700 mil brasileiros devem perder seus trabalhos. Os dados foram publicados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), que, em seu informe anual, aponta para o aumento do desemprego no País para 7,7% e alerta que a crise econômica levará a uma “queda severa” no mercado de trabalho.
O Brasil será responsável por um a cada três novos desempregados em 2016 no mundo. No total, 2,3 milhões de postos de trabalho serão destruídos no mundo. Desses, 700 mil no Brasil. O mercado brasileiro ainda responderá por mais de um terço de todo o desemprego latino-americano.

VEJA NOSSAS OFERTAS DE TELEFONIA AQUI

Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe fidelização em contratos de telefonia

golpe telefoneA Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a fidelização nos contratos de prestação de serviços, entre eles os de telecomunicações. A medida está prevista em substitutivo do relator, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), ao Projeto de Lei 5267/13.
O texto altera o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e inclui como abusivas as cláusulas contratuais que obriguem a fidelização do consumidor e o pagamento de multas para o cancelamento antecipado de contratos de prestação de serviços.
O projeto será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. O texto tramita em caráter conclusivo, ou seja, se for aprovado nas comissões, poderá seguir diretamente para o Senado, sem passar pelo Plenário da Câmara.

VJEA QUANTOS PRODUTOS ESTÃO EM OFERTA EM NOSSA LOJA - CLIQUE AQUI

Em email, dono da Odebrecht relata conversa com Lula

lulaOD
Em janeiro de 2009, o empresário Marcelo Bahia Odebrecht – preso desde 19 de junho pela Operação Lava Jato – relata em e-mail para executivos do grupo conversa com o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para que ele intercedesse junto ao presidente da Bolívia, Evo Morales. O interesse aparente do empreiteiro eram negócios do grupo no setor petroquímico boliviano.
“Acabei tendo oportunidade de conversar com Lula e Chaves enquanto estavam na sobremesa. (Andre, Gov. Do MS estava ao lado).”, escreve Odebrecht em mensagem de 15 de janeiro de 2009. Naquele dia, Lula e o presidente da Bolívia, Evo Morales, participaram de inauguração de trecho de uma ligação rodoviária entre o Oceano Atlântico, no Brasil, e o Oceano Pacífico, no Chile, passando por terras bolivianas. O empreiteiro cita “Chaves”, possível referência a Hugo Chávez, então presidente venezuelano, morto em 2013, com quem o ex-presidente Lula estaria no dia seguinte, 16.
Chamada de Corredor Bioceânico, a obra que reuniu Lula, o presidente boliviano Evo Morales e o dono da Odebrecht, tem a empreiteira como uma das contratadas. No discurso feito pelo ex-presidente do Brasil, que está arquivado nos registros do Planalto, o petista cita em suas homenagens de abertura a presença de Marcelo Odebrecht.

Coreia do Norte diz que criou bebida que não causa ressaca

licorDepois da bomba de hidrogênio, a Coreia do Norte anunciou, nesta semana, que fez o que para muitos ainda é um sonho distante. Segundo o governo do país, eles conseguiram produzir uma bebida alcoólica que não dá ressaca. De acordo com o Pyongyang Times, jornal estatal, a bebida é um licor suave, feito de ginseng e arroz queimado (que vai no lugar do açúcar).
Seria o tal arroz queimado, aliás, o segredo para que a bebida possa ser livremente consumida, sem consequências desagradáveis no dia seguinte. A Koryo Liquor, bebida feita com Kaesong Koryo insam [ginseng], conhecido por seu alto efeito medicinal, e com arroz queimado, é muito apreciada por especialistas e entusiastas por seu sabor suave e por não causar ressaca”, diz o artigo, que conta ainda que a novidade é resultado de anos de trabalho.

Dilma cria órgão para fiscalizar o futebol

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (19) a criação da Autoridade Pública de Governança do Futebol que vai fiscalizar o esporte no país. O órgão contará com a participação paritária de atletas, dirigentes, treinadores e árbitros e será a instância fiscalizadora do Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut). De acordo com presidenta, a finalidade é garantir a efetiva modernização da gestão dos clubes de futebol.
Segundo a presidenta, com essa autoridade, será possível acompanhar “com rigor e transparência” o cumprimento das contrapartidas assumidas pelos clubes no Profut e permitirá que os patrocinadores tenham mais confiança na boa aplicação dos recursos investidos.

Polícia Federal sem dinheiro até para abastecer viaturas

Circular interna na intranet da Polícia Federal alertou que as viaturas da corporação no DF não tinham dinheiro para reabastecer. O informe, do final do ano, informou que foram zeradas as cotas de abastecimento e que, até janeiro, situações de urgência deveriam ser autorizadas pelo superintendente regional. A PF, que ajudou a recuperar R$ 2,5 bilhões roubados no Petrolão, foi “premiada” com cortes de R$ 133 milhões.

Em tempo: 
Via assessoria, a PF informa que a suspensão dos abastecimentos foi uma “medida de gestão” e que não afetou os trabalhos dos agentes.

Preso, Delcídio volta a se irritar com Lula e o PT

lula_delcidio
Delcídio do Amaral voltou a manifestar irritação com o governo, com o PT e com Lula. Ele relatou a pessoas que o visitaram na prisão ter a convicção de que o STF (Supremo Tribunal Federal) só não autorizou a sua saída do cárcere, no fim de 2015, porque nenhum dos atores políticos citados se moveu para que ele obtivesse o benefício.
Segundo o jornal o Estado de São Paulo, o humor do senador voltou a preocupar o governo. Antes do julgamento do habeas corpus do senador, em dezembro, circulava a informação, no próprio STF, de que era grande a possibilidade de a turma encarregada de julgá-lo determinar a revogação da prisão. No dia da decisão, surpresa: o ministro Teori Zavascki despachou sozinho. E manteve o parlamentar na cadeia.

Continua caos nas rodovias MT 358 e MT 170

O caos continua nas MTs 358 – trecho que liga Tangará da Serra ao município de Campo Novo do Parecis; e 170 – trecho que vem da Amaggi até Brasnorte.

Alguns serviços emergenciais como tapa-buracos, até foram realizados pelo governo estadual no ano passado, mas com a intensidade das chuvas na região neste período, a situação das rodovias voltou a ser agravada.

A situação da MT 170 é a mais preocupante. Um trecho de mais de 80 km oferece riscos aos condutores de veículos que não conhecem bem a rodovia.

Em muitos locais não há mais pista de rolamento, obrigando com isso os motoristas a fazerem verdadeiro zigue zague para poder passar.

A situação complicada da MT 170 se arrasta há anos. Entra governo e sai governo e o caos continua, apesar das muitas promessas nos períodos eleitorais. ]

VEJA OUTROS IMAGENS DA RODOVIA:


Consumo excessivo de açúcar aumenta o risco de câncer, diz estudo

açucarApós a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmar que o café e a carne causam câncer, um estudo da Universidade do Texas relacionou a doença ao consumo excessivo de açúcar.
Segundo os pesquisadores do Anderson Cancer Center, publicado pela revista “Cancer Research”, o elevado consumo de açúcar aumenta o risco de tumores nos seios e as metástases no pulmão.
Estudos epidemiológicos anteriores já haviam demonstrado que a sacarose proveniente dos alimentos tem um impacto significativo sobre o desenvolvimento de um carcinoma mamário porque favorece mecanismos inflamatórios ou picos de insulina que ajudam no aparecimento da doença.

Cunha vai aprontar: ameaça parar votações até palavra final do STF sobre impeachment

cunha_IP
A argumentação usada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rito do impeachment deixou dúvidas corre o risco afetar diretamente os trabalhos da Casa no retorno do recesso legislativo e atrasar ainda mais o processo contra o peemedebista no Conselho de Ética.
No entendimento de Cunha, a decisão da Corte de proibir votação secreta para a comissão especial pode ser interpretada como uma regra geral, o que mudaria as eleições do comando de todos os colegiados. De acordo com o Correio Braziliense, diante desse possível impasse, Cunha decidiu não realizar votações até que o Supremo julgue os embargos de declaração que ele apresentará em fevereiro sobre o impeachment.

Propostas que acabam com foro privilegiado estão prontas para votação na Câmara

Propostas que acabam com o foro privilegiado estão prontas para a votação no Plenário da Câmara, mas polêmicas e falta de consenso impedem avanços. Os textos (PECs 130/07 e 168/07) dos ex-deputados Marcelo Itagiba e José Fernando de Oliveira tentam alterar a Constituição e foram aprovados em comissão especial da Câmara, em 2008, na forma de um substitutivo do também ex-deputado Regis de Oliveira.
Porém, esse substitutivo foi rejeitado pelo Plenário, em 2009, quando o país ainda repercutia o chamado escândalo do mensalão. Desde então, as duas propostas originais não voltaram mais à pauta, apesar de estarem prontas para a análise dos deputados. Uma delas (PEC 130/07) revoga todos os artigos da Constituição que preveem o foro privilegiado para autoridades, enquanto a outra proposta (PEC 168/07) mantém essa prerrogativa apenas nos casos de crime de responsabilidade.

Denúncia de corrupção na Petrobras vem desde 1999

O juiz substituto da 3ª Vara Federal do Rio, Vitor Barbosa Valpuesta, aceitou a denúncia do Ministério Público Federal sobre pagamento de propina da empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras de 1999 a 2012. A denúncia, feita pelos procuradores em dezembro, torna-se agora uma ação penal, tendo como réus os ex-funcionários da Petrobras Jorge Zelada, Renato Duque, Pedro Barusco e Paulo Roberto Buarque Carneiro, além dos ex-representantes da SBM no Brasil Julio Faerman e Luís Eduardo Campos Barbosa.
O juiz Vitor Valpuesta entendeu haver indícios mínimos do cometimento dos crimes apontados na denúncia, como corrupção ativa, passiva e evasão de divisas, e determinou a abertura da ação, em decisão de 13 de janeiro. Faerman e Barusco firmaram acordos de delação premiada e, por isso, terão suas penas atenuadas. Faerman detalhou como fez os pagamentos de propina por meio de contas no exterior aos funcionários da Petrobras.
Além de abrir a ação penal, o juiz determinou o desmembramento do processo em relação aos sete representantes estrangeiros da SBM que foram alvos da denúncia. Segundo o Ministério Público Federal, os pagamentos de propina começaram por volta de 1999 até 2012, passando pelos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Só Barusco, por exemplo, disse em sua delação ter recebido cerca de US$ 21 milhões de Faerman e Luís Barbosa em contas no exterior.
850_capa_pequena_home

Pressão do setor produtivo pode enterrar CPMF

cpmf-01_bastaEntidades divulgaram manifesto que questiona a legitimidade da proposta de Dilma. A mobilização do setor produtivo, que nesta terça-feira divulgou um manifesto questionando a legitimidade política da presidente Dilma Rousseff para propor a recriação da CPMF ou aumento de tributos já existentes, pode ser a pá de cal na pretensão do governo em aprovar o imposto do cheque para tapar um buraco de R$ 10,3 bilhões no orçamento de 2016.
Líderes da base e oposição avaliam que a classe produtiva acordou para a gravidade da situação econômica e a pressão das entidades mais representativas do PIB brasileiro coincidem com o sentimento dos parlamentares na volta de seus estados.

Jovem infarta e morre após tomar remédio para emagrecer

jovemUma jovem morreu vítima de um infarto na noite de segunda-feira (18), na cidade de Santa Helena, sudoeste de Goiás. Tainara Lacerda Santos, 23 anos, foi internada no Hospital Municipal da cidade após passar mal. Segundo informações do G1, a família da jovem desconfia que o motivo do problema cardíaco tenha sido o uso de um suplemento termogênico usado para acelerar o metabolismo e perder peso.
“Ela estava passando mal, ela estava suando. Aí, ela falou assim: ‘Tia, estou passando muito mal. Cheguei da academia e estou passando muito mal’. Aí eu falei: ‘Vai tomar um banho, trocar essa roupa da academia para você melhorar’. Ela tomou um banho, deitou no sofá e vomitou”, contou Lúcia Francisca Lacerda, tia de Tainara, ao G1.