19 de dezembro de 2016

Vem "catástrofe política" por ai, avisa Carlos Bezerra

O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) previu uma "catástofre política" em Mato Grosso caso seja confirmada a prática de eventual caixa dois na campanha do então candidato ao Governo Pedro Taques (PSDB), em 2014.

 A possibilidade de uso de dinheiro não contabilizado, que se traduz em crime eleitoral, surgiu após a divulgação do conteúdo da delação premiada do empresário Giovani Guizardi, réu confesso no esquema de pronia na Seduc (Secretaria de Estado de Educação).

Amigão de Pedro Taques é denunciado pelo Gaeco

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) ofereceu denúncia contra o empresário Alan Malouf, sócio do Buffet Leila Malouf, e o engenheiro eletricista Edezio Ferreira da Silva.

 A denúncia foi protocolada na tarde desta segunda-feira (19). A nova acusação é derivada da 3ª fase da Operação Rêmora, denominada "Grão Vizir", que culminou na prisão de Alan Malouf, no último dia 14.

 Na última sexta-feira (16), Alan prestou depoimento ao Gaeco sobre a operação, que apura um esquema de propina e fraudes em licitações na Secretaria de Estado de Educação, do qual ele seria um dos líderes.

Embaixador russo é morto por atirador na Turquia.



Andrei Karlov, embaixador da Rússia na Turquia, foi morto por um atirador enquanto visitava uma galeria de arte em Ancara, capital turca, segundo o Ministério das Relações Exteriores russo. O responsável pelo ataque gritava "Allahu Akbar" ("Alá é grande"), de acordo com um fotógrafo da agência de notícias AP que estava presente no local.

Atoleiros impedem chegada de combustível a Aripuanã

A chuva que durou quatro dias em Aripuanã (947km de Cuiabá) provocou grandes atoleiros nas vias de acesso e com isso dificultou a chegada de cargas de combustível. Dos quatro postos da cidade, apenas o posto localizado no Centro da cidade ainda tem alguma reserva. Na manhã desta segunda-feira (19) formou-se uma longa fila de condutores apreensivos para garantir o abastecimento.

O taxista Manoel Pinheiro disse ao Circuito Mato Grosso que a expectativa é de que até o final da tarde de hoje ou amanhã chegue uma carga para repor o estoque. “Eu enfrentei a fila e conseguir encher o tanque”, comemorou.

A BR 174, que liga Castanheira a Colniza, é a mais prejudicada pelas fortes chuvas, problema que ocorre todos os anos neste período sem que haja uma solução. Além de combustível, também demora a chegar nas cidades da região alimentos e outras cargas essenciais para o dia a dia da população.

Luke P. Mamute lança livro em Tangará da Serra

Por Dorjival Silva

O roteirista de cinema Luke P. Mamute lançou no último dia 17, em Tangará da Serra, seu livro “Nota de Cinco”. Esta é a quarta obra do autor.

Filho do cineasta Amauri Tangará, o escritor contou que este seu livro é um romance, focado no dia a dia das pessoas.

Mil exemplares desta edição já foram comercializados.

Fim do foro, reforma política e teto de gastos foram aprovados na CCJ

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador José Maranhão (PMDB-PB), citou o fim do foro privilegiado para autoridades nos crimes comuns, a reforma política e a fixação de um teto para os gastos públicos entre 330 proposições legislativas votadas pelo colegiado em 2016.
Em 43 reuniões, conforme Maranhão, a CCJ manteve elevada produtividade e “soube responder às demandas da sociedade, obedecendo ao seu mandato de zelar pelo texto constitucional e proporcionar debates de alto padrão para solucionar as questões brasileiras mais relevantes”.

Ibama destrói equipamentos de madeireiros ilegais na Amazônia - Fotos




Na ponta do lápis, a operação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) contra crimes ambientais em terras indígenas em Rondônia e Mato Grosso, na semana passada, teve bons resultados.
 Em apenas um dos quatro dias de fiscalização na divisa entre Mato Grosso e Rondônia, foram incendiados dois caminhões para transporte de madeira, um skidder (trator para arrasto de toras), uma camionete Mitsubishi L200 e uma pá carregadeira –prejuízo de pelo menos R$ 600 mil aos madeireiros. LEIA reportagem completa AQUI

Lula vira réu pela 5ª vez na Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, aceitou denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 19. Agora, Lula se torna réu pela quinta vez em ações penais nas Operações Lava Jato, Zelotes e Janus.
Nesta ação, Lula é apontado como o responsável por comandar ‘uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar, assentada na distribuição de cargos públicos na Administração Pública Federal’.

Universitária da Unemat perde a vida em atropelamento quando retornava de oração

A universitária Jacklinne Hein Oliveira morreu vítima de um atropelamento neste fim de semana na cidade de nas imediações da cidade de Novo Horizonte do Norte, distante a 617 km de Cuiabá. A jovem retornava de um encontro de oração quando foi atropelada em uma rodovia estadual, MT-388. O acidente foi registrado durante a madrugada de sábado, 17.
 
A estudante de Administração, da Universidade do Estado de Mato Grosso, estava na companhia de uma amiga quando a motocicleta em que estavam foi atingida por outro automóvel. O local de onde eles retornavam, segundo informações de populares, era comumente visitado por evangélicos.
 
Segundo informações coletadas no local, a jovem ainda chegou a ser socorrida por uma unidade do Serviço de Atendimento Médico Legal (SAMU) e foi para um hospital da região, mas sem sucesso.
 
A garota era estudante do curso de Administração na cidade de Juara. No Facebook amigos lamentaram a tragédia.  "Descanse em paz Jackzinha....Você foi um grande exemplo para mim! Oremos pela família dela", diz uma das postagens.