17 de julho de 2019

Deputado Medeiros pede afastamento da reitora e auditoria nas finanças da UFMT


O deputado federal José Medeiros (Pode) enviou um ofício ao Ministério da Educação (MEC) para que seja realizada uma auditoria na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo em vista as recentes acusações do titular da Pasta, Abraham Weintraub, de ingerência por parte da reitora Myrian Serra. O parlamentar solicitou também o afastamento da reitora até que as investigações estejam concluídas.

Leia também:

Cabo Gerson diz que 6 promotores cometeram ilegalidades no Gaeco


O cabo da PM Gerson Correa Júnior, que é réu na ação penal relativa às escutas clandestinas operada no Estado, foi reinterrogado na tarde desta quarta-feira (17), em audiência na 11ª Vara Militar da Capital. Esta é a terceira vez que ele presta esclarecimentos sobre os fatos.

Durante grande parte do depoimento, ele fez acusações a promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), como uso de "relatórios fraudulentos" para justificar grampos ilegais e desvio de finalidade de uma verba secreta destinada a ações de investigação.

Globo demite bailarinas do Domingão do Faustão


A produção do programa ‘Domingão do Faustão’, da Rede Globo, dispensou 11 integrantes da sua equipe de balé no início desta semana, de acordo com informações do colunista Chico Barney.

Segundo a reportagem, o movimento ocorre imediatamente após o fim do ‘Show dos Famosos’ e às vésperas do retorno de dois formatos populares ‘Ding Dong’ e ‘Dança dos Famosos’.

O motivo do desligamento de tantas bailarinas ainda não foi conhecido. Embora seja comum a troca de casting, não há registro recente de tantas dispensas ao mesmo tempo.

“O ‘Domingão do Faustão’ renova seu quadro de bailarinas periodicamente, numa rotina que acontece desde a sua estreia”, disse a Comunicação da Globo ao colunista Chico Barney.

PDT suspende Tabata e mais sete por votos pró-reforma da Previdência


A deputada federal Tabata Amaral (SP) e outros sete parlamentares do PDT foram suspensos do partido por terem votado a favor da reforma da Previdência no 1º turno de votação da proposta na Câmara. Eles responderão processo administrativo na Comissão de Ética da sigla, que prevê uma decisão em até 60 dias.

A Executiva Nacional do partido se reuniu nesta quarta, 17, para debater os votos contrários à orientação do PDT, que havia fechado questão contra a reforma. “Por decisão da maioria, os deputados também estão com suas representações partidárias suspensas até que o processo seja concluído – o que pode demorar até 60 dias”, informou a sigla.

PCC e militantes do PT atuavam juntos para coagir sem-teto, diz MP


Em uma denúncia do Ministério Público, assinada pelo promotor Cassio Roberto Conserino, dezenove integrantes de movimentos sem-teto de São Paulo são acusados do crime de extorsão por invadir edifícios para cobrarem aluguel das vítimas, além de serem compelidos a votarem nos candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo Conserino, caso as vítimas não pagassem, os criminosos “perpetravam todo tipo de ameaças e/ou violência para expulsar o ‘inadimplente’ do edifício”. O PCC auxiliava a liderança na realização de pressão.

Contas poderão trazer nome de cônjuge para ajudar a comprovar endereço


Concessionárias de serviços públicos deverão oferecer a possibilidade de inclusão de nome de cônjuge, companheiro ou pessoa maior de 18 anos que resida com o usuário, para fins de comprovação de residência. É o que estabelece o projeto de lei apresentado no Senado Federal.

Excesso de café aumenta chance de pressão alta em pessoas predispostas


O consumo habitual de mais de três xícaras de café de 50 ml por dia aumenta em até quatro vezes a chance de pessoas geneticamente predispostas apresentarem pressão arterial alta. A descoberta faz parte de um estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) e publicado na revista Clinical Nutrition.

Estudo anterior mostra, por outro lado, que o consumo moderado de café (de uma a três xícaras por dia) tem efeito benéfico sobre alguns fatores de risco cardiovascular – particularmente a pressão arterial.
  
A principal autora do estudo, Andreia Machado Miranda, pós-doutoranda no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), explica que essa conclusão chama atenção para a importância da relação entre o consumo de café e a prevenção da pressão alta. “Como a maior parte da população não tem ideia se é predisposta ou não para desenvolver a pressão alta, o ideal é que se faça um consumo moderado de café. Até onde nós sabemos, pelos nossos estudos e por outros já publicados, esse consumo moderado é benéfico para a saúde do coração”, apontou.