18 de julho de 2019

Senador propõe reduzir para 16 anos a permissão para dirigir.


O senador Mecias de Jesus, do PRB de Roraima, apresentou um projeto de lei para que jovens possam dirigir a partir dos 16 anos — e não 18 anos, conforme a legislação atual.

Ele defende que “o Brasil vive um inegável processo de amadurecimento de
nossos jovens”.

“Não é mais razoável que um jovem de 16 anos não possa conduzir um automóvel ou motocicleta.”

Se com 16 anos pode dirigir e votar, pode ir para um presídio. Sabe de tudo. Ou não senador?

Twitter lança oficialmente o recurso de ocultar respostas em publicações


O Twitter anunciou nesta quarta-feira (17), o lançamento de um recurso polêmico e que pode alterar a dinâmica da rede social: trata-se do Hide Replies (ou Ocultar Respostas, em português), que oferece aos usuários a capacidade de recuperar o controle sobre uma conversa iniciada por eles, ocultando qualquer resposta que possa ser considerada não relevante ao tema discutido em uma thread. E isso inclui, claro, ofensas por parte de outros participantes.

No Twitter, e em outras redes sociais, uma conversa saudável pode ser facilmente interrompida por pessoas que não contribuem de maneira positiva para o debate. E isso pode ser feito por meio de comentários impróprios, rudes ou mesmo com ofensas. Os administradores de um perfil podem, claro, silenciar, bloquear ou banir os agressores, mas isso não remove os comentários da visão dos outros participantes. E é aí que a função de ocultar as respostas no Twitter pode ser eficaz.

No entanto, o recurso não funciona como um botão de exclusão. As respostas ocultadas não são removidas do Twitter por completo, mas, sim, colocadas atrás de um ícone. Se as pessoas quiserem ver esse material, podem pressionar esse símbolo para visualizar.

Quinta-feira marcada por assinatura da Lei do Selo Arte por Bolsonaro


Momento histórico para as agroindústrias artesanais em todo o Brasil. Nesta quinta-feira (18), às 16h, durante o evento de 200 dias do Governo Jair Bolsonaro, será assinado o decreto que regulamenta o Selo Arte, responsável por identificar os queijos artesanais e embutidos de origem animal, tais como o Socol de Venda Nova do Imigrante e a Carne de Sol de Montanha, no processo de comercialização em todo o território nacional.

O selo é previsto na Lei nº 13.680/18, de autoria do Deputado Federal Evair de Melo (PP-ES), que desburocratiza a produção e a venda desses alimentos, ampliando o mercado para o setor. Para o parlamentar, a assinatura do decreto representa a vitória dos produtores artesanais contra a burocracia.

Abono do PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira


O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na quinta-feira, 25, da próxima semana. A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição.

Os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro receberão o abono do PIS ainda este ano. Já os nascidos entre janeiro e junho terão o recurso disponível para saque em 2020. Recebem também este ano os servidores públicos cadastrados no Pasep com dígito final do número de inscrição entre 0 e 4. Os com final entre 5 e 9 receberão no próximo ano.

A data para o fechamento do calendário de pagamento do exercício 2019/2020 está prevista para o dia 30 de julho de 2020. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores. O pagamento do abono salarial referente ao PIS será feito pela Caixa em suas agências em todo o país; e o abono do Pasep será pago no Banco do Brasil.

Dia 25 estarão abertas inscrições para seleção de conselheiros tutelares em Tangará da Serra


No próximo dia 25, estarão abertas as inscrições para quem deseja participar do seletivo para atuar no Conselho Tutelar de Tangará da Serra.

Interessados em participar da seleção podem se inscrever, só presencialmente, no período de 25 de julho a 02 de agosto, na sala de conselhos da Prefeitura. 

O salário mensal oferecido é de R$ 2.762,77 + gratificação de 30% como adicional para cobertura de plantões noturnos, intervalos de almoço, finais de semana e feriados. 

Aplicativo FaceApp pode abrir porta para abusos com dados dos usuários


Nos últimos dias, imagens de pessoas em versões mais velhas delas mesmas viraram a nova febre das redes sociais no país. O responsável por isso foi o aplicativo Faceapp, ferramenta para edição e aplicação de filtros a imagens, como a simulação das faces em idades mais avançadas ou em outros gêneros. Contudo, seu funcionamento e suas normas internas podem abrir espaço para abusos no uso e compartilhamento dos dados de seus usuários.

O FaceApp está disponível nas lojas de aplicativos Play Store (para o sistema operacional Android) e Apple Store (para o sistema operacional iOS). Na loja Play Store no Brasil estava listado em julho como o principal aplicativo na categoria gratuitos. Com nota 4,5 de 5, no momento da publicação desta reportagem, o app chegava perto de 1 milhão de downloads.

Chegou no Brasil: Instagram removerá o número de curtidas em fotos de usuários brasileiros


O Instagram vai remover o número total de curtidas em fotos e visualizações de vídeos no feed e no perfil de usuários brasileiros, a partir desta quarta-feira (17). 

A ação faz parte de um teste da empresa no país. Segundo a rede social, o principal objetivo “é garantir que usuários se concentrem mais nas fotos e nos vídeos do que na quantidade de curtidas que recebem”.

Com a mudança, somente o dono do perfil terá acesso aos números totais das publicações. Em nota, a empresa afirmou querer criar um ambiente no qual as pessoas deixem de se sentir em uma competição. 

A expectativa é que uma mudança desse tipo possa ajudar usuários a se importar menos com as curtidas e mais com as histórias. A alteração será incorporada de forma gradativa nos aparelhos de todos os usuários brasileiros, conforme o aplicativo seja atualizado.