16 de setembro de 2019

PCdoB contra as novas carteirinhas estudantis


O PCdoB vai pedir a Rodrigo Maia para ter a relatoria da MP que cria a carteira estudantil digital.

Na prática, o novo modelo digital encolhe ainda mais o PCdoB, já que acaba com as principais fontes de financiamento da UNE e da Ubes, que são controladas há anos pelo partido.

Vereadores de olho na possível mudança eleitoral


Os vereadores de todo país estão na expectativa de mudanças na lei eleitoral, sobretudo no item relacionado às coligações proporcionais.

A maioria deseja o retorno ao modelo antigo, mas, para que isso seja possível, o Congresso terá que aprovar a matéria até o final deste mês.

Número de mortes violentas no país caiu 10,43%


O Brasil registrou 57.341 mortes violentas intencionais em 2018, redução de 10,43% em relação ao ano anterior, quando o número chegou a 64.021. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2019, divulgado hoje (10) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O total de 2018 é o menor desde 2013 (55.847 casos).

A taxa de homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes chegou a 27,5 no país em 2018, enquanto em 2017 era de 30,8 – uma redução de 10,8%. No recorte por unidades federativas, as maiores taxas estão em Roraima (66,6), no Amapá (57,9), no Rio Grande do Norte (55,4) e no Pará (54,6). Já as menores foram registradas em São Paulo (9,5), Santa Catarina (13,3), Minas Gerais (15,4) e no Distrito Federal (16,6).

PC do B e MDB param a ANCINE com briga de poder


Após “aparelhar” em governos do PT os cargos de direção e assessoria da Ancine, a “agência reguladora” do cinema nacional, o PC do B não larga o osso. Alguns saíram com o ex-presidente da entidade Manoel Rangel, que se agarrou ao cargo por dez anos, caso inédito entre agências reguladoras, mas vários deles, ligados ao partido, não tiveram a dignidade de pedir demissão após a vitória do “inimigo” mais temido e odiado, Jair Bolsonaro, em 2018. Atualmente se fingem de mortos.

CNH vencida vale como documento de identificação pessoal, decide STJ


Mesmo vencida, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vale como documento de identificação pessoal. Isso porque, segundo a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, o prazo de validade diz respeito apenas à licença para dirigir.

Dessa forma, segundo o colegiado, o candidato que apresente CNH vencida para identificação não pode ser impedido de fazer prova de concurso público, ainda que o edital expressamente vede o uso de documentos com prazo de validade expirado.

Lei que facilita caixa 2 é grave retrocesso e será contestada, diz Fux


O projeto de lei prestes a ser aprovado no Senado, que aumenta o fundo eleitoral e inviabiliza a fiscalização da prestação de contas de campanha, “vai passar sem um crivo bem rigoroso de constitucionalidade”, disse hoje Luiz Fux.

“Entendo que a era hoje é a era da transparência. E, com o dinheiro público, o segredo não pode ser a alma do negócio. De sorte que a transparência é uma exigência da sociedade em relação a tantos quantos lidam com o dinheiro público. Entendo que, se a lei representa um grave retrocesso, vai passar sem um crivo bem rigoroso de constitucionalidade”, disse o ministro num congresso de direito no Rio, informa O Globo.

Tangará da Serra agoniza no calor de 37 graus


Esta segunda-feira, 16, está sendo um dos dias mais quentes deste ano em Tangará da Serra. Os termômetros estão assinalando a marca dos 37 graus Celsius com a sensação de 38.

Esse calorzão já está prejudicando a saúde dos tangaraenses. Temos notícias de aumento de atendimento pela saúde pública do município, com inúmeras pessoas se queixando de variados tipos de problemas.

No município, não há mais nada na redondeza que não tenha sido alvo das queimadas.

As Serras de Tapirapuã, Parecis e Deciolância, ainda têm muitas chamas destruindo o que ainda resta da seca vegetação.

A administração municipal diz que o racionamento d’água anunciado semana passada não comprometerá de todo a cidade.

E todo mundo torce para que cheguem logo as chuvas para resolver de vez esses problemas proporcionados pela cruel estiagem.