3 de dezembro de 2019

Estadão se dobra: A melhoria na economia melhora o desempenho de Bolsonaro nas pesquisas


A melhora na economia, segundo o Estadão, está melhorando também o desempenho de Jair Bolsonaro nas pesquisas.

“O resultado da economia poderá não significar necessariamente uma redução nos índices de ruim/péssimo, mas poderá elevar, na outra ponta da balança, o porcentual de ótimo/bom do presidente. Ao menos essa é a tendência demonstrada pelas sondagens disponíveis neste momento.”

A soltura de Lula, como disse o próprio Jair Bolsonaro, deve contribuir ainda mais.

Banco do Brasil pode ser privatizado


O ministro da Economia, Paulo Guedes, e sua equipe se preparam para iniciar um processo que pode levar à privatização do Banco do Brasil (BB), segundo fontes que acompanham de perto o programa de desestatizações do governo federal.

O primeiro passo para essa medida será Guedes convencer o presidente Jair Bolsonaro a aceitar vender o banco público, de acordo com essas fontes.

A privatização do Banco do Brasil, porém, não seria feita no curto prazo, podendo ocorrer até o fim do mandato, em 2022. Em nota, o Ministério da Economia informou que o governo Bolsonaro “não pretende privatizar Banco do Brasil, Caixa e Petrobras”. O banco não comentou.

Deputados só vão ‘trabalhar’ por nove dias durante todo o mês de dezembro


Parlamentares brasileiros têm ritmo próprio de “trabalho”, mas neste dezembro o ócio na Câmara dos Deputados alcançou a outro patamar. Serão apenas 9 dias trabalhados oficialmente, incluindo esta segunda-feira (2), quando menos de 10% dos deputados compareceram.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, convocou sessão para esta e a próxima segunda (9), terças (3 e 10) e quartas (4 e 11). Haverá ainda três dias para a Comissão de Orçamento. Depois, somente em 2020.

PIB: economia brasileira cresce 0,6% no terceiro trimestre e ensaia recuperação


A economia brasileira apresentou alta de 0,6% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o segundo trimestre, na série com ajuste sazonal, segundo dados do IBGE

Apesar do avanço, o resultado reflete a tímida retomada da atividade econômica do país, que registrou recuo de 0,1% no resultado do Produto Interno Bruto (PIB) de janeiro a março avanço de 0,4% no segundo trimestre. Em valores correntes, o PIB do 3º tri totalizou 1,842 trilhão de reais. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o crescimento é de 1,2%