24 de março de 2020

Anvisa aprova três novos testes para coronavírus


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, ontem, três novos testes para detectar o covid-19. Com isso são 11 os testes aprovados pela agência para detectar o novo coronavírus.

Entre os novos produtos aprovados, dois são ensaios moleculares, do tipo PCR, com alto grau de precisão. O terceiro é um novo teste rápido que faz a detecção de anticorpos, utilizando uma pequena amostra de sangue para a detecção.

Dos 11 testes aprovados até o momento no Brasil, nove são do tipo rápido, que obtém resultados em cerca de 15 minutos, e dois são do tipo molecular.

Receita Federal ainda não sabe se vai prorrogar o prazo da declaração


A Receita Federal do Brasil ainda não se mostrou sensível às dificuldades geradas pela pandemia do coronavírus, em relação ao adiamento ou suspensão dos prazos para entrega das declarações de Imposto de Renda deste ano. Ainda está matutando, enquanto os prazos correm.

Questionada nesta segunda-feira, a confirmou apenas que “está avaliando”. Lacônica, sua assessoria informa: “Não há definição”.  A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

O secretário da Receita, José Tostes, recebeu no dia 20 um pedido do Sindicato dos Auditores Fiscais para ampliar o prazo para 31 de maio.

Segundo o Sindifisco, a pandemia do vírus e as medidas impostas para combate-lo podem dificultar o recolhimento de documentos do IR.

O secretário José Tostes teve de desmentir informações de que o prazo foi prorrogado. A negativa foi interpretada como definitiva. Só que não.

Apesar das dificuldades, a Receita já recebeu cerca de 6 milhões de declarações e deve receber mais 26 milhões até o fim do prazo.

Emissão de passaportes e certidões para estrangeiros está suspensa em MT durante período de pandemia da Covid-19


A emissão de passaportes e certidões para estrangeiros foi suspensa pela Polícia Federal, em Mato Grosso, nessa segunda-feira (23). A suspensão segue por tempo indeterminado durante o período de pandemia do novo coronavírus.

A medida tem em vista a publicação da Medida Provisória nº 926 e do Decreto nº 10.282, ambos de 20 de março de 2020.

De acordo com a Polícia Federal, o prazo de 90 dias para retirada do passaporte está suspenso, retomando-se a contagem ao término da situação de emergência.

Saúde atualiza dados e sobe para 6 o número de casos de Covid-19 confirmados em MT

Secretário de Saúde atualiza dados e sobe para 6 o número de casos de Covid-19 confirmados em MT

O secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, acaba de atualizar os dados do coronavírus em Mato Grosso e informou que, após o credenciamento de dois laboratórios particulares na Capital, subiu para 6 o número de casos confirmados da Covid-19. Todos os casos são da região metropolitana, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. Outros dois casos de Rondonópolis ainda aguardam contraprova.

Pessoas em Rondonópolis descumprem ordem e se aglomeraram em volta de corpo

Curiosidade e pandemia

Nem mesmo o momento de pandemia do novo coronavírus afasta o povo das ruas, ou da cena de um crime bárbaro.

No final da manhã desta segunda-feira (23), em Rondonópolis, uma pessoa foi assassinada na porta de um supermercado, por um motociclistas ainda não identificado.

Posterior ao crime, confirme um leitor do Olhar Direto, várias pessoas se aglomeraram em frente ao estabelecimento para saber ou ver o que tinha acontecido.

A ordem do Ministério da Saúde é clara: fique em casa.

Mas nem todo mundo obedece.

Um vídeo gravado no momento mostra muitas pessoas querendo saber o que houve, algumas com máscara, inclusive. Mas, a verdade é que a curiosidade ainda é maior que qualquer pandemia. Pelo menos é o que parece.