Header Ads Widget


Amazônia: aumenta desmatamento, diz Inpe

Dados levantados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que em agosto foram desmatados 756 km² da Amazônia brasileira, área equivalente a metade da cidade de São Paulo. O número é 134% do registrado em agosto: 323,7 km².

Segundo o Inpe, no entanto, não é possível dizer com precisão que o ritmo de desmatamento mais que dobrou de um mês para o outro. Isso porque as áreas detectadas não são as mesmas todos os meses, já que a observação por satélite está sujeita à cobertura das nuvens, variável de um mês para outro.

No mês de agosto, a visibilidade da região foi de 74%.Mesmo maior que a de julho, a área de desmatamento de agosto é menor que a registrada nos meses de junho, maio e abril, este o pior mês de 2008, quando a Amazônia perdeu em 30 dias 1.124 km2, segundo informações do Inpe.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Pará foi o Estado que mais perdeu floresta. Em agosto, o Inpe registrou 435,27 km² de desmatamento no estado, 57% do total. O Mato Grosso aparece em seguida, com 229,17 km², seguido por Rondônia, com 29,21 km².

Os dados são captados pelo sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real).

Postar um comentário

0 Comentários