Header Ads Widget


Mais de 300 jovens morrerão de forma violenta em Cuiabá até 2012, segundo Unicef

Um estudo divulgado nesta terça-feira pela Unicef aponta Cuiabá como a sétima capital mais violenta contra jovens e adolescentes. Segundo os dados do estudo, serão 323 jovens assassinados de forma violenta em um período que vai de 2006 até o ano de 2012.

Os números por si só já servem de alerta, mas a capital mato-grossense fica em uma posição intermediária em relação ao índice nacional. Segundo o estudo, 22% das cidades têm um IHA (índice de Homicídio na Adolescência) superior a 3 mortes para cada mil adolescentes. Cuiabá se encaixa entre essa maioria, com 3,8 mortes.

Foram levantados dados de quatro cidades de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. De todas elas, Várzea Grande é a mais violenta, com um IHA de 4,13 e uma estimativa de 163 adolescentes mortos até 2012.

Em terceiro vem Sinop, com um índice de IHA de 1,48 e uma estimativa de 22 jovens mortos. Rondonópolis vem por último, com IHA de 1,13 e 28 possíveis adolescentes mortos até 2012.
Os dados apontam que a população de cor negra é a mais afetada pela violência, em especial os homens.

"O risco é 12 vezes mais elevado para homens e mais do que dobro para os negros", diz o estudo. A forma mais comum de morte é por arma de fogo e a idade com maior probabilidade é de 19 a 24 anos.

Apesar de Cuiabá ser a capital mais violenta do centro-oeste, o título de cidade com maior IHA é Luziânia (GO). O estudo destaca que a situação por lá é muito diferente do resto da região, com um índice extremamente elevado que chega a 5,4 jovens mortos para cada 100 mil habitantes. TVCA

Postar um comentário

0 Comentários