Header Ads Widget


“Coisas de Criança...”

Por Maria Barroso - especial para o Diário de Tangará


21 DE ABRIL, DIA DE “TIRADENTES” OU DIA DE “TIRAR DENTES?”

A importância da aprendizagem significativa.

Quando estamos na Faculdade, ouvimos constantemente que devemos utilizar os recursos metodológicos mais concretos possíveis, facilitando assim o entendimento do educando, seja qual for a série.

Recentemente, presenciei uma situação que me fez refletir o quanto isso é importante. No último dia de aula, antes do feriado de “Tiradentes”, meu afilhado de seis anos de idade, aluno da Educação Infantil de uma Escola Municipal, chegou em casa muito assustado, e, quase chorando me perguntou:

- Dinda, por quê vão tirar os meus dentes?

E eu, ainda sem entender nada, perguntei?

- Você vai ao dentista?

Ele, na sua inocência de criança me respondeu: - “ A professora disse que amanhã não tem aula, porque é “dia de tirar dentes”!

Então, de uma forma simples e clara, resumi para ele quem foi “Tiradentes”, e sua importância na História do Brasil. Provavelmente, a professora disse apenas que não haveria aula porque era “Dia de Tiradentes”.

É lógico que, para a faixa etária da turma, ela não precisaria explicar toda a “Inconfidência Mineira”, mas, poderia ter utilizado recursos, como um simples cartaz com uma foto de Tiradentes, fazendo um breve comentário sobre quem foi e seu papel na História do nosso país, e, assim, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.

Desde o início da vida escolar, é importante que o educando saiba o significado das datas cívicas que estão dentro do calendário escolar.

É necessário que o educador estimule o interesse pelo questionamento, que desperte diariamente a curiosidade pelo saber, seja qual for o tema, seja qual for a idade do aluno, certamente, algum conhecimento será assimilado por ele acerca do assunto abordado.

Maria Barroso é Pedagoga e Assessora Parlamentar em Tangará da Serra - MT

Postar um comentário

0 Comentários