Header Ads Widget


Diagnóstico precoce de depressão infantil só depende do governo

Aprovada pela Assembleia, a matéria vai passar agora pelos crivos da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Estado de Educação

Mato Grosso conquistou na Assembleia Legislativa a oportunidade de fazer um enfrentamento antecipado e direto ao transtorno depressivo infantil. Ele é considerado a principal doença do século e afeta aproximadamente oito milhões de crianças só na América do Norte, onde são feitas as principais pesquisas.

A matéria (PL nº 461/09) já chegou ao governo aprovado em segunda e última votação, pela AL, e vai passar pelos crivos da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ela cria centros especializados, integrados com todas as escolas da rede estadual do Ensino Fundamental, para diagnosticar precocemente a depressão nessa faixa etária.

O objetivo do autor da proposta – o vice-líder do Partido Republicano na AL, deputado Wagner Ramos – é que, com essa estrutura, o Estado ofereça à população condições para diagnóstico da depressão infantil ainda em seu estágio inicial e tratamento psicológico para a criança e seus familiares.

Estudos científicos comprovam que o Transtorno Depressivo Infantil é uma perturbação do humor capaz de comprometer o desenvolvimento da criança ou do adolescente e interferir em seus processos de maturidades psicológica e social.

A queda do rendimento escolar quase sempre acompanha o transtorno por falta de concentração e de motivação, perda do interesse pelas atividades e pensamento lento.

“O melhor meio para detectar uma depressão infantil é a observação em casa e na escola tentando identificar seu tipo e os fatores que o provocaram, manter diálogo constante com a criança e procurar ajudas médica e terapêutica para tratamento e diagnóstico diferencial”, alertou o parlamentar.

A depressão pode interferir de maneira significativa na vida diária, nas relações sociais e acadêmicas, e no bem-estar geral da criança e do adolescente, podendo até levar ao suicídio. Da Assessoria Parlamentar (INFORME PUBLICITÁRIO).

Postar um comentário

0 Comentários