Header Ads Widget


Pronto. Já temos "Ficha Limpa"

Se o que estava nos faltando para o aperfeiçoamento das nossas instituições democráticas era a vigência do tão badalado projeto denominado "Ficha Limpa", o nosso parlamento deu um passo decisivo ontem para a sua vigência.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou, por unanimidade (diga-se de passagem), o texto da proposta. De agora em diante aqueles condenados pela Justiça não terão vida fácil para participar dos processos eleitorais.

Aliás, é o senador Demóstenes Torres, do DEM, quem resume tudo numa só frase quanto à vigência dessa matéria. Ele disse que é um texto tão rigoroso que provavelmente no final deste ano "muitos de nós não estaremos mais aqui".

E isso porque qualquer conduta eleitoral indevida levará a uma fatal inelegibilidade o que, certamente, num prazo muito longo fará com que qualquer político que esteja nele inserido seja banido da vida pública".

Um detalhe que chama a atenção é que o projeto de lei aprovado não foi iniciativa de qualquer deputado ou senador. Trata-se de algo de iniciativa popular.

Agora o que mais se discute é se essa nova lei vai valer já para as eleições deste ano ou se apenas para a próxima. Demóstenes Torres e todos os integrantes de sua bancada admitem que a vigência já será a partir de 2010. Que será bem-vinda!

Postar um comentário

0 Comentários