Header Ads Widget


As revelações do censo demográfico

Os números revelados pelo censo demográfico empreendido pelo IBGE são tidos e havidos como verdadeiras facas de dois gumes. Ou seja, para uns são dados animadores. Mas, para outros podem ser sinais de flagrantes prejuízos.

Por exemplo, no aspecto da saúde pública, a gente observa pelos dados conhecidos que houve uma melhoria no acesso da população à assistência médico-hospitalar. Mas, certamente que esse não é apenas um número que realça nesse meio. Há outros.

Para alguns municípios onde houve decréscimo da população, estes terão um menor quantitativo das receitas transferidas. Prejuízo.

Isso sem falar que os dados são preliminares nesse censo e ainda mostram um índice populacional de modo geral no Brasil bem abaixo da estimativa que se fazia antes.

A população brasileira não cresceu no ritmo que se projetava e isso se deu devido a vários fatores, dentre os quais o principal deles se deveu à baixa fecundidade sem falar numa maior participação da mulher no mundo do trabalho, tendo esse aspecto uma relevância bem maior na redução do número de filhos por família.

Mas, essas contradições e esses contratempos em nada desqualificam o gigante trabalho empreendido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Reconhecemos que esse trabalho é de fundamental importância para a elaboração das políticas públicas nesse País.

Daí que, sendo dados preliminares, a gente espera que alguma possível distorção ainda possa ser corrigida, aí sim, colocando o nosso querido Brasil no seu verdadeiro caminho. É para isso que se faz o censo de 10 em 10 anos. Emery Costa

Postar um comentário

0 Comentários