Header Ads Widget


Do Webleitor Repórter: O que é o preconceito?

O QUE É O PRECONCEITO? O PORQUÊ DA DISCRIMINAÇÃO? O QUE LEVA UM SER A SE COLOCAR NO DIREITO DE SER SUPERIOR SOBRE O OUTRO?

A estes questionamentos, podemos analisá-los de dois lados: de um está à falta de conhecimento, o que por sua vez, leva o indivíduo a ter conclusões e julgamentos precipitados e muitas vezes, errôneos. E do outro lado está à construção histórica, onde no que diz respeito à raça e sexo principalmente o negro como raça inferior e a mulher como sexo frágil, o homossexual como vergonha para a sociedade. Livre do direito de ir e vir e no cenário social sempre foi vistos e tratados com descaso.

Diante dessa realidade, buscamos trabalhar com os alunos do CEJA Antônio Casagrande na carga horária de oficinas, esses fatores que estão dispostos no Projeto “Multiculturalismo, Diversidade Cultural” na escola. Onde trabalhamos os conceitos: Diversidade Cultural, sexual, racial, religiosa e social. Procuramos através de uma construção do conhecimento, conscientizar os alunos, pois a partir do conhecimento de causa, observamos que os “preconceitos” estão diminuindo. Estes temas por sua vez, abrangem um grande leque de possibilidades

No primeiro trimestre, trabalhamos com palestras, pesquisas. Os alunos desfilaram com os temas do Projeto no dia 13 de maio, desfile cívico (aniversário da cidade de Tangará da Serra); fórum: Diversidades Culturais tecnologias e educação limites e possibilidades.

Realizamos uma aula de campo na aldeia Rio Verde, onde os alunos por meio de depoimentos ficaram muito satisfeitos com a experiência vivida. Depoimento, aluna do 3ªFase do Ensino Médio, ELIANDRA BENICIO SABARRETE DE AZEVEDO (é um projeto, que vem trabalhando as diferenças culturais que existem entre os seres humanos.

Há vários tipos de diferenças tais como: a língua, danças, vestuários, etnia, cor, estatura e outras. Infelizmente todos sofreram algum tipo de preconceito, um exemplo são os nossos índios, inclusive estivemos numa aldeia dos índios Pareci em busca de mais conhecimento da cultura deles.

Vou resumir o tipo de vida deles, é bastante diferenciada, mais o índio não deixa de ser humano só porque é índio. Por isso temos que aprender a viver com as diferenças no meio em que vivemos pra construirmos uma sociedade mais justa.)

Neste segundo trimestre estamos preparando uma peça de teatro com o tema Preconceito e Discriminação para ser apresentado no próprio Ceja Antonio Casagrande e também no Pro jovem da Escola Estadual Emanuel Pinheiro.

A participação dos alunos e professores, com significativa interação e interesse ao tema.

RELATORIO DAS OFICINAS DA AREA DE HUMANAS

PROFESSORAS: ADRIANA PALHANA MOREIRA
LETICIA ROMAGNA GONZALES
RAIMUNDA PEREIRA SAOUZA
VANIA DE ALMEIDA BARBOSA

Postar um comentário

0 Comentários