Header Ads Widget


Motivos para cassações de tantos prefeitos

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), realizado a partir de dados da Justiça Eleitoral, das associações estaduais de municípios e de uma pesquisa direta nas prefeituras, onde foram buscadas informações sobre os motivos de afastamento de cada prefeito constatou que mais de 2% dos prefeitos que foram eleitos em 2008 e tomaram posse em 2009 não estão mais no exercício do mandato.  Dos 5.563 municípios brasileiros, 128 tiveram troca de prefeito até fevereiro deste ano.

MOTIVOS
O principal motivo para as mudanças foi a cassação de mandato: 65,6% dos casos, o equivalente a 84 dos 128 casos registrados pela CNM. As cassações por infração à legislação eleitoral correspondem a 36,9% dos casos, e os atos por improbidade administrativa, a 38,1%.

 Em 19 municípios, o prefeito eleito faleceu - quatro foram assassinados, três morreram em acidentes e 12 faleceram por causas naturais. A renúncia para concorrer a outros cargos afastou 13 prefeitos e outros dois afastaram-se por problemas de doença. Muito interessante esse levantamento.

Postar um comentário

0 Comentários