Header Ads Widget


CONAMP rejeita proposta de emenda nº 75 à Constituição

 A PEC - proposta de emenda 75/2011, de autoria do senador Humberto Costa, prevê a possibilidade de aplicação, a membros do Ministério Público, das penas de demissão e cassação de aposentadoria ou de disponibilidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

O presidente da CONAMP, em nota técnica enviada ao Senado Federal, manifestou posicionamento contrário da CONAMP à aprovação dessa proposta, por entender que ela é flagrantemente inconstitucional porque suprimi a exigência de sentença judicial transitada em julgado, para a decretação da perda do cargo ou para outras sanções.

Para César Bechara Nader Mattar Júnior, a PEC, caso aprovada, oferecerá grande um imenso risco à atuação do Ministério Público e, conseqüentemente, à preservação dos direitos fundamentais. “Se erros são praticados, a solução é punir o indivíduo, não enfraquecer a instituição. Retirar do Poder Judiciário e concentrar no Conselho Nacional do Ministério Público a possibilidade de decretar essa sanção é medida que certamente vai estimular o surgimento de uma nova instância de pressão”, salientou.
O presidente da CONAMP destaca ainda que o direito constitucional à vitaliciedade instrumentaliza e assegura a independência funcional à instituição, não ao indivíduo.

Postar um comentário

0 Comentários