Header Ads Widget


Pesquisas e horário eleitoral


Os mais jovens não tiveram oportunidade de participação nas grandes vigílias cívicas eleitorais. Nem haverá mais essa possibilidade. O crescimento das cidades, o avanço tecnológico na informática, além de outras dificuldades, como a insegurança, falta de transporte urbano, fizeram com que a comunicação dos candidatos fosse concentrada no horário político eleitoral gratuito. 

Como o tempo dessa apresentação depende do número de deputados federais que cada partido tenha na Câmara dos Deputados, explica-se o trabalho dos candidatos em procurar o maior número de legendas para fazer coligações, trabalho que não é tão simples, tendo em vista o número de partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral e o critério de repartição do tempo.

Nos últimos anos, os eleitores preferiam a passeata ao discurso dos candidatos. Era a noite inteira marchando e cantando as músicas preferidas, entremeadas com ritmos que estivessem nas paradas musicais. Com a proibição e fim dos espetáculos, a palavra dos candidatos passou a ser escutada. Antes, muitos se retiravam do local, retornando nos intervalos entre oradores, quando as bandas voltavam a tocar. 

Os políticos gostaram, pois diminuiu a despesa com os comícios. Passou-se a investir mais na realização de pesquisas de opinião pública e na produção do programa eleitoral. Os críticos reclamam que uma comunicação melhor, mais emocional pode ser mais importante que o conteúdo dos programas propostos pelos candidatos.

Em relação às pesquisas, no início são utilizadas para saber o quanto os candidatos definidos são conhecidos. Sua importância maior é quando começa o horário eleitoral e a propaganda dos candidatos na TV e nas emissoras de rádio. Muitos afirmam que desligam a televisão no horário destinado aos candidatos, mas, aos poucos, os nomes vão sendo mais conhecidos e a audiência vai aumentando. 

Como o tempo é importante, o ex-presidente Lula não hesitou em fechar aliança do PT de São Paulo com o PP de Paulo Maluf, em troca de preciosos 1 minuto e 43 segundos que este partido tinha a oferecer ao candidato Fernando Haddad, num total de 7 minutos e 35 segundos no horário dessa coligação. Nove segundos a menos que Serra, que poderia ter ampliado sua apresentação caso tivesse conquistado o PP de Paulo Maluf.

Tem-se discutido o que será mais importante nas eleições de 2012, a publicidade ou o escritório de advocacia. Os dois se completam e procuram trabalhar em conjunto. Quando um candidato está crescendo nas pesquisas, geralmente as oposições entram com mais processos contra ele, na Justiça Eleitoral. 

O objetivo é tirar minutos de propaganda desses candidatos para evitar que cresçam. Os escritórios de campanha montaram serviços de escuta, com estagiários acompanhando programação de rádio e televisão. Outra equipe monitora o que é publicado nos jornais, assinalando tudo que julgar importante. Ao menor deslize, um motoboy dispara em direção ao escritório de campanha, entregando material suficiente para ser utilizado pelos advogados. Laire Rosado

Postar um comentário

0 Comentários