Header Ads Widget


Operação Falsário: professor Cleiton Zanatta é preso por falsificação de diploma em Tangará da Serra

Cleiton Zanatta: Preso por falsificação
de diplomas em Mato Grosso

Um mandado de prisão expedido pela justiça de Cáceres foi cumprido nesta quinta-feira pela Polícia Judiciária Civil (PJC) de Tangará da Serra contra o professor Cleiton Zanatta. Ele é acusado de falsificação documental e vendas de certificados do ensino médio.

Em coletiva com a imprensa a delegada Alessandrah Marquez afirmou que a investigação contra o esquema de falsificação de diplomas foi iniciada e conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres e dura já há algum tempo. “Hoje [ontem] recebemos a carta precatória criminal itinerante para dar cumprimento ao mandado de prisão preventiva e a dois mandados de busca domiciliar, um destes em um estabelecimento comercial”, disse.

O autor do crime, conforme a delegada foi preso e interrogado com as perguntas que vieram previamente formuladas de Cáceres. Com ele, a Polícia encontrou certificados de conclusão de cursos em branco que serão encaminhados para a cidade de Cáceres, a fim de identificar a autenticidade e por qual motivo estava com o suspeito preso.


MAIS SOBRE A OPERAÇÃO – Cinquenta e sete ordens judiciais estão em cumprimento pela Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso, na operação "Falsário", para desarticular uma quadrilha especializada em falsificação de diplomas do ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação.

A operação foi iniciada nesta quinta-feira nos Estado de Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo para cumprimento de 11 mandados de prisão preventiva, 23 mandados de busca e apreensão domiciliar e 23 três mandados de condução coercitiva. Dez pessoas estão presas e 23 pessoas beneficiárias foram conduzidas para interrogatórios. Todos poderão responder por falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.

As ordens de busca e apreensão foram cumpridas, resultando em grande volume de material apreendidos como notebooks, computadores, documentos e vasta quantidade de certificados que ainda não foram contabilizados, além de cheques e mais de R$ 100 mil, em dinheiro.

A base das investigações é a cidade de Cáceres onde está preso o chefe da quadrilha, em Mato Grosso. A delegada Anamaria Machado Costa foi designada pela delegada Regional de Cáceres, Elisabete Garcia dos Santos, para finalizar a investigação que está em andamento há cinco meses. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz de Cáceres Jorge Alexandre Martins Ferreira, com anuência do promotor de Justiça Rinaldo de Almeida Segundo. (PJC- Assessoria)


Fonte: Rádio Pioneira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Imagino a quantidade de diplomas falsos que devem estar sendo usados no interior de Mato Grosso. É preciso fazer um pene fino e tentar acabar de vez com esse "mercado" criminoso.

    ResponderExcluir