Header Ads Widget


Pesquisadores descobrem nova espécie de orquídea em Brasnorte

Pesquisadores também encontraram na
região de Tangará da Serra espécie de orquídea
 nunca antes registrada no país.
(Foto: Unemat / Assessoria)

Pesquisadores do laboratório de botânica da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), anunciaram a descoberta de uma nova espécie de orquídea em Mato Grosso. Outra espécie que nunca havia sido coletada no Brasil também foi registrada no estado.

A nova espécie da planta foi descoberta na região da cidade de Brasnorte, distante 580 km de Cuiabá.

Segundo a professora responsável, Celice Alexandre Silva, a descoberta é resultado de um acordo de cooperação com uma empreiteira que iria construir uma pequena central hidrelétrica na cidade.


Há pelo menos dois anos os pesquisadores vêm estudando a nova espécie. A coleta das plantas resultou em 2012 na publicação do livro “Orquídeas nativas de Mato Grosso”. No entanto, por questões científicas, a nova espécie à época não foi incluída na obra.

Os pesquisadores ainda não batizaram a nova espécie, mas a professora explica que geralmente os cientistas homenageiam o lugar onde a planta foi descoberta ou alguma característica marcante, como a flor, por exemplo. “Ela já tem um gênero. O que falta agora é tipificar o nome”, esclareceu.  A nova espécie pertence ao gênero Dichaea  Lindl.

E os trabalhos, segundo a professora, não param apenas na identificação. “Nós estamos estudando a fundo essa nova espécie. Precisamos descobrir se há funções alimentícias, medicinais ou mesmo ornamentais”, afirmou.

O próximo passo é a publicação de um artigo em revistas científicas internacionais. “Esse é o nosso trabalho, de conhecer e fazer com que todo o mundo tenha conhecimento da nossa descoberta”, disse. Por enquanto, não estão sendo divulgadas imagens da nova espécie.


Outro resultado do grupo de pesquisa foi a coleta de uma espécie nunca antes registrada no Brasil, encontrada na região de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. A espécie, do gênero Tropidia Lindl, já havia sido encontrada em países da América Central, Estados Unidos e Equador.

Postar um comentário

0 Comentários