Header Ads Widget


Chico Daltro “some do mapa”, deixa PSD acéfalo e prefeitos já reclamam

O presidente estadual do PSD, ex-vice-governador Chico Daltro, tomou “chá de sumiço” desde que foi derrotado na disputa à Câmara Federal em 2014. A situação gera descontentamento entre os 39 prefeitos da sigla que reclamam da falta de direção partidária. O grupo cobra o debate sobre a situação do partido que apoiou o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e agora está na oposição ao sucessor Pedro Taques (PDT).

A crise de direção ainda se agravou com a prisão do secretário-geral, ex-presidente da Assembleia José Riva, que era considerado a principal liderança do PSD em Mato Grosso. O social-democrata está recolhido ao Centro de Custódia de Cuiabá desde 21 de fevereiro, quando foi preso na deflagração da Operação Imperador, por envolvimento em suposto esquema de desvio de recursos no Legislativo.


O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga, admite o descontentamento dos correligionários. O dirigente municipalista também afirma que tenta contornar a situação. “Não podemos negar que o PSD está acéfalo. Estamos tentando conversar com o Chico Daltro e não conseguimos fazer contato. Nosso presidente desapareceu. A prisão do Riva agravou ainda mais a situação. Por isso, precisamos nos reunir para definir os rumos do partido no Estado”, declarou em entrevista ao Rdnews.

  Neurilan Fraga também nega que a prisão de Riva possa estar gerando constrangimento para os prefeitos do PSD. “A prisão foi causada por atitudes individuais do próprio Riva e cabe a ele provar a inocência perante a Justiça. O partido é bem maior que o Riva. Tem quatro deputados estaduais e 39 prefeitos. Todos estão preocupados em representar bem seus eleitores”, completou.

Enquanto Chico Daltro não aparece e Riva segue atrás das grades, o PSD permanece sem direção formal. Entretanto, a deputada estadual Janaína Riva tem falado publicamente em nome da agremiação e Neurilan Fraga assumiu a responsabilidade de articular os prefeitos social-democratas.

Segundo Janaína, a situação deve permanecer inalterada até junho. A parlamentar explica que o presidente nacional do PSD, ministro das Cidades Gilberto Kassab, publicou resolução determinando que as direções estaduais sejam dissolvidas somente no segundo semestre para realização de novos processos eleitorais. “Vamos esperar junho se aproximar para dar inicio ao debate sobre a nova direção do PSD”, disse.

Nos bastidores, a informação é que o diretório do PSD mato-grossense será transformado em Comissão Provisória. Ocorre que a resolução de Kassab  prevê a formação de direções estaduais somente nos estados que conseguiram eleger deputado federal.


Nas últimas eleições, Chico Daltro obteve 47.340 votos e não foi eleito deputado federal porque o PSD não atingiu o coeficiente de 213 mil votos. Com isso, o partido perdeu a cadeira no Congresso Nacional ocupada por Eliene Lima, que não conseguiu se reeleger. Além de Janaina Riva, a bancada na Assembleia é formada por Gilmar Fabris, Zé Domingos Fraga e Pedro Satélite. RDNews

Postar um comentário

0 Comentários