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Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens no mundo. Nas Américas, os traumatismos provocados pelos acidentes só matam menos que os homicídios.
Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de jovens no mundo. Nas Américas, os traumatismos provocados pelos acidentes só matam menos que os homicídios.
Nesta
quinta-feira (11) os países do Mercosul assinam um acordo para tentar reduzir a
violência no trânsito. A situação é tão grave no Brasil, que o primeiro
compromisso vai ser evitar que o número de vítimas aumente.
O
acidente do paciente Neison Wille foi causado por excesso de velocidade. Ele
ficou tetraplégico aos 28 anos. "Se eu estivesse de cinto de segurança, eu
não teria sofrido a lesão", fala Wille.
Quando
os acidentes não matama, a recuperação é sempre lenta. " É uma freada na
cida. As pessoas andam com tanta pressa e depois precisam frear por um ano,
meses,. É um minuto que se pensa que se ganha e na verdade se perde com uma
imprudência", fala a neurocientista Lúcia Braga, diretora-presidente da
Rede Sarah.
Dos
pacientes em tratamento na Rede Sarah, vítimas de acidentes de trânsito, a
maior parte, 38%, tem entre 20 e 29 anos. O número de jovens que morrem ou
sofrem graves sequelas por esse motivo disparou um alerta e há motivos para
isso.
A
segunda causa de morte entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil, atrás apenas dos
homicídios. No geral, em 2009, o Brasil ocupava o quarto lugar no ranking de
acidentes de transporte terrestre na região do Mercosul. Hoje está na segunda
colocação. A taxa de mortalidade, que era de 18,3 mortes por cem mil habitantes,
subiu para 22,5 mortes no mesmo grupo.
Em
comparação com países do bloco, o Brasil só perde para a Venezuela que tem uma
taxa de 37,2 mortes para cada cem mil habitantes.
No
Sistema Único de Saúde (SUS), o reflexo do problema: em 2013, foram 170.805 mil
internações por acidentes de trânsito, mais da metade envolve motociclistas -
R$ 231 milhões foram usados no atendimento às vítimas.
“Uma
verdadeira epidemia. Excesso, exagero que precisa ser enfrentado”, fala o
ministro da Saúde, Arthur Chioro.
As
estradas precisam ser mais seguras? Falta equipamento de proteção? A formação
de motoristas é deficiente? Tudo isso faz parte de um diagnóstico que vai ser
traçado pelos países do Mercosul que vão
assinar nesta quinta-feira (11) um acordo para priorizar a segurança no
transito e tentar diminuir as fatalidades que podem deixar marcas para o resto
da vida. FONTE: Jornal Hoje
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