Obesidade pode provocar câncer de mama, mostra estudo

mulherUma equipe de cientistas espanhóis demonstrou que a obesidade pode provocar câncer de mama e que, provavelmente, dito risco pode ser detectado com uma simples análise de sangue. O estudo, liderado pela doutora Ana Belén Crujeiras, do grupo de cientistas do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede-Fisiopatologia da Obesidade e da Nutrição (CIBERobn), foi publicado no International Journal of Obesity e parte da tese doutoral de Begoña Cabia, pesquisadora do grupo de Crujeiras.
A obesidade é um dos fatores importantes para o desenvolvimento do câncer de mama, mas este estudo demonstra pela primeira vez que mecanismos moleculares estão implicados no processo. “O objetivo do trabalho era estudar se o sobrepeso é capaz de ativar os genes relacionados com os processos adiantados de desenvolvimento do câncer de mama e vimos que sim”, explicou Crujeiras à Agência Efe.
Para isso, os pesquisadores do CIBERobn estudaram em ratos obesos a expressão dos genes implicados nas rotas que iniciam o câncer e os compararam com os de ratos magros e comprovaram que os processos cancerosos se ativavam nos animais obesos.

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça os cinco traficantes presos neste domingo pela Polícia Federal em Tangará da Serra

Sábado com acidente fatal na BR 364 próximo a Diamantino

Cecilia Gabriella,15 anos, é morta com 22 facadas em Campo Novo do Parecis