Header Ads Widget


LIDERANÇA E GESTÃO: Como montar o currículo

Fernanda Viola
No começo do ano muitas empresas abrem processo seletivo em busca de talentos. Mas, para concorrer às vagas, é preciso, antes de qualquer coisa, de um bom currículo. Afinal, é ele o responsável pelo primeiro contato entre candidato e empregador. E, em meio ao recebimento de tantos arquivos, os recrutadores precisam ser seduzidos por um material bem estruturado, que gere interesse e vontade de saber mais sobre o candidato.

Pensando nisso, fizemos uma lista com dicas do pessoal da Catho e do LinkedIn para você elaborar um currículo completo e eficiente que irá te ajudar no primeiro passo em busca de um novo emprego.

Vale lembrar que todas as informações inseridas em seu currículo devem ser verídicas, uma vez que você poderá ser testado a qualquer momento em qualquer que seja a habilidade que conste no arquivo, o que contará na avaliação final do recrutador e, quem sabe, servir como critério de desempate entre você e outro candidato.

Confira na lista abaixo algumas dicas:
O arquivo deve ter, no máximo, duas páginas. Não faça descrições genéricas de si mesmo. Pouca objetividade e excesso de informações com pequena relevância estão entre os erros mais comuns.

Estão entre os tópicos essenciais a um currículo:
Dados pessoais – Além de nome completo, idade e estado civil, não se esqueça de incluir seus contatos, como telefone e e-mail.

Objetivo profissional – Seja direto, indicando sua área de interesse.

Formação acadêmica – Insira o nome da instituição de ensino, curso e datas de início e término, apresentando-os por ordem de importância (pós-graduação, graduação etc.).

Experiência profissional – Cite o nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atividades. Esse é o item chave para o recrutador. Seja objetivo, mas capriche! É por meio dele que será feita uma primeira avaliação do seu potencial para a vaga.

Idiomas / Informática – Cite apenas aqueles que estuda/estudou e seu nível de conhecimento em cada um deles.

Cursos – Cite somente aqueles que têm relação com a área da oportunidade em questão.

Algumas vagas exigem o envio de foto. Se for o seu caso, tome cuidado, pois há muitos profissionais que escolhem equivocadamente a imagem de apresentação, como, por exemplo, com roupas ousadas ou muito informais.


Postar um comentário

0 Comentários