Header Ads Widget


O que você deve saber sobre suas pesquisas particulares online

 

Os navegadores de Internet populares incluem opções para pesquisar e visitar sites em modos “privados” há anos. No entanto, existem muitos equívocos sobre o que essa opção faz.
O modo de navegação privada altera a maneira como seu navegador funciona, esteja você usando o Mozilla Firefox, Google Chrome, Apple Safari ou qualquer outro navegador, mas não altera o funcionamento de outras coisas.

Quando você navega normalmente, seu navegador armazena dados sobre seu histórico de navegação, registra visitas a diferentes sites online, salva cookies e armazena dados.

Os navegadores também mantêm um histórico de arquivos baixados, senhas que você escolheu para salvar e pesquisas que você digitou na barra de endereço.

Quando você ativa o modo de navegação privada, também conhecido como “modo de navegação anônima” no Google Chrome e “navegação privada” no Safari, seu navegador não armazena essas informações.

Conforme projetado, os modos de navegação privada são mais adequados para proteger seu histórico da web de outras pessoas que usam o mesmo dispositivo. Mas não faz muito além de oferecer esse escudo local.

A navegação privada não o torna anônimo online. Qualquer pessoa que possa ver seu tráfego de Internet (seu empregador, seu provedor de serviços de Internet, agências governamentais, pessoas bisbilhotando sua conexão sem fio pública) pode ver sua atividade de navegação.

Os modos privados também são limitados em capacidade quando se trata de endereços IP que se conectam ao dispositivo e podem ser usados ​​para localizar geograficamente o usuário.

“Esteja você no modo de privacidade ou não, o destinatário sempre deve saber seu endereço IP, porque quando o navegador envia a solicitação para obter dados, o servidor que recebe a solicitação precisa saber para onde enviar esses dados de volta”, diz Andrew Reifers , professor da Escola de Informação da Universidade de Washington.

Outra limitação quando se trata deste serviço é quando você faz login em qualquer site.

Assim que você entrar em um site no modo de navegação anônima (Facebook, Amazon, Gmail), suas ações não serão mais anônimas ou temporárias, pelo menos quando se trata desses serviços. Embora os cookies e os dados de rastreamento sejam excluídos quando sua sessão privada terminar, eles ainda podem ser usados ​​enquanto a sessão estiver ativa, vinculando suas atividades entre contas e perfis.


Fontes:

CNN Business: “Private browsing may not protect you as much as you think”

Wired: “Incognito Mode May Not Work the Way You Think It Does”

The Conversation: “Private browsing: What it does – and doesn’t do – to shield you from prying eyes on the web” 

How-To Geek: “How Private Browsing Works, and Why It Doesn’t Offer Complete Privacy”

Postar um comentário

0 Comentários