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A formação do professor

Pesquisa da Fundação SM e a Organização dos Estados Ibero-Americanos sobre "A formação e a iniciação profissional do professor e as implicações sobre a qualidade de ensino" mostra como o professor vê sua própria formação.

O levantamento inédito foi feito com professores de todas as regiões brasileiras para saber o que pensam a respeito dos primeiros anos de carreira. Foram distribuídos 15 mil questionários para professores de Educação Básica em pleno exercício da profissão, durante o primeiro semestre de 2009.

Foram consideradas respostas de 3.512 professores de todo o Brasil, quase que a totalidade de professores de escolas públicas (96,3%). De acordo com mais da metade dos entrevistados, a qualidade do sistema educacional brasileiro está diretamente relacionada à formação inicial do docente.

Entretanto, menos de 20% dos docentes creem que o currículo da formação inicial contemple todas as competências necessárias para o exercício da profissão e quase a metade dos professores considera que não há equilíbrio entre teoria e prática nos currículos de Pedagogia e das licenciaturas.

Buscou-se analisar quais são os aspectos mais importantes para que um curso formador de professores tenha qualidade. São elas: capacitação para planejamento de aulas, abordagem de temas atuais relativos à infância e juventude e apresentação de estratégias para a avaliação da aprendizagem.

Os estágios supervisionados são considerados menos importantes. Para conhecer a pesquisa na íntegra, acesse http://www.pluricom.com./ br/clientes/grupo-sm/noticias/2009/10/AF_pesquisa_baixa.pdf .

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