QUE HORAS TREINAR? Exercícios de manhã ou à noite? Confira as vantagens de cada horário

A atividade física melhora a memória, o humor, o sistema imunológico, aumenta a resistência e a disposição física e mental, tem efeito antienvelhecimento e contribui para a concentração. Ajuda também nos casos de depressão e ansiedade, reduzindo o estresse e a tensão corporal. Além disso, praticar exercícios físicos fortalece os músculos, regula o intestino, reduz o colesterol, ajuda a diminuir dores crônicas, auxilia na perda de peso e no controle da pressão sanguínea, melhora a autoestima, a flexibilidade, a elasticidade e a postura. Com tantos benefícios, existe horário correto para praticá-la?

Treinar pela manhã tem suas vantagens, pois desperta o corpo para o dia, deixando-o em estado de alerta nas horas seguintes. Além disso, auxilia na organização do sono, ou seja, possibilita que o sono venha mais cedo e que dure a noite inteira. No entanto, a principal vantagem de se exercitar pela manhã é a rotina, que fica mais sólida tendo a atividade física como primeiro compromisso do dia.

Alguns cuidados, porém, precisam ser tomados por quem optar pela academia neste período do dia. Treinar pela manhã requer bom aquecimento articular, uma vez que o corpo precisa despertar com cuidado. Para aqueles que têm dificuldade para acordar cedo, paciência é fundamental para despertar o corpo aos poucos.

Já quem opta por treinar à noite tem como vantagem o “preparo” do corpo, ou seja, a fase de despertá-lo já passou. O aquecimento muscular, porém, não deve ser reduzido. Outro ponto positivo é a oportunidade de usar a atividade física para dissipar o estresse diário. A desvantagem em deixar o treino para o fim do dia está justamente nas dificuldades da rotina, como reuniões que alteram o horário de saída do trabalho e confraternizações com amigos e colegas. Com isso, as chances de deixar a atividade física para outro dia aumentam.

Independentemente do horário, o mais importante é adaptar sua rotina para encaixar a atividade física e, assim, não deixar de cuidar da sua saúde.


Erika Fernandes é instrutora da Academia Bodytech

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