Header Ads Widget


DORJIVAL SILVA COMANDA A MADRUGADA NA LIBERTADORA




Dorjival Silva: 11 anos e cinco meses depois

Publicado no domingo, 24 de setembro de 1995, no caderno de cidade, página 11, Jornal Gazeta do Oeste – Mossoró – RN.
Texto do jornalista Carlos Scarlack

O rádio mossoroense decididamente não é mais o mesmo. A mudança começou há sete meses atrás, quando foi ao ar pela primeira vez o programa “Madrugada Brasileira”, na Rádio Libertadora, apresentado pelo disc-jóquei, Dorjival Silva. Com um desenho inovador, o programa de variedades, vem ganhando consistência pelas discussões sobre temas polêmicos com participação direta dos ouvintes, sendo líder em audiência.

O guardião da madrugada, Dorjival Silva, entusiasmado com o sucesso obtido, considera seu projeto “ousado” e conta que tudo começou a partir de uma conversa com o diretor da emissora, R. Alves. “Ele me convocou e lançou o convite para fechar uma lacuna existente na programação, no horário das 00h30 às 4h, aceitei o desafio”, revela.

Dorjival explica que, inicialmente, o programa tinha como objetivo atingir o público trabalhador da madrugada, como vigilantes, taxistas e padeiros, por exemplo, com muita música e dentro de uma perspectiva regional. “Mas com o passar do tempo, os ouvintes de outras camadas começaram a ver o programa como uma alternativa para opinar e debater questões sócio-culturais e econômicas, tornando-se uma espécie de tribuna livre”.

Isso provocou um novo formato no “Madrugada Brasileira”, que passou a ter participação direta de ouvintes de todo o Nordeste e de outras regiões, como Mato Grosso, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro etc. A abertura de fronteiras deu nova dimensão ao programa que passou a disputar a audiência no horário com as grandes emissoras nacionais como a Tupy (RJ), Tamandaré (PE), Nacional (DF) e Sociedade, da Bahia (BA).

“Nós abrimos espaços para os poetas, românticos e solitários da madrugada”, filosofa Dorjival Silva, confessando que o programa superou todas as expectativas. Ele atesta que recebe cerca de 50 ligações por noite, sendo o programa atualmente o carro-chefe da emissora.

Madrugada Brasileira é o único programa apresentado no horário por uma emissora AM em todo o estado, sendo a Rádio Libertadora, por conseguinte, a única a funcionar 24 horas. Essa liderança inconteste vem dando outra feição ao rádio, onde as discussões e comentários se sobrepõem à música. Para o radialista, esse fato mostra a importância do rádio como veículo de informação.

O APRESENTADOR
Dorjival Silva, 30, nasceu em Patu, e milita no rádio norte-rio-grandense há sete anos, tendo passado já pelas principais emissoras da cidade, e atuando ainda em televisão, na TV Ponta Negra e como colaborador em jornais. Concluinte do curso de Ciências Sociais, na URRN, é publicitário, poeta e autor de três livros – “A Verdade e a Ficção na Poesia” (89), “Poesialerta” (92) e “Luz”, este último ainda no prelo, devendo ser lançado até o final do ano.
PS: O Madrugada Brasileira esteve no ar ininterruptamente por 4 anos. O apresentador tornou-se um dos radialistas nordestinos mais conhecidos no Brasil. Nesta data ainda milita no rádio, apresentando aos sábados na Rádio Pioneira de Tangará da Serra - MT, o programa Nordeste em Festa.

Postar um comentário

0 Comentários