Header Ads Widget


Promessa de campanha pode ser obrigada a registro na Justiça

Os candidatos a presidente, governador e prefeito poderão ser obrigados a registrar na Justiça Eleitoral as suas promessas de campanha feitas durante as eleições.

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta semana um artigo discreto que determina que os candidatos registrem seus planos de governo até dois meses antes das eleições.

O artigo está presente no projeto de lei que estabelece normas gerais sobre responsabilidade orçamentária pública.A proposta ainda precisa ser aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos e na Câmara.

Mas já é vista como um importante instrumento de controle por parte do eleitorado.- É uma iniciativa muito positiva porque representa um compromisso de maior responsabilidade por parte dos candidatos, que devem expor o que tem que fazer e ter a contabilidade no que diz respeito ao seu compromisso de campanha.

Os eleitores poderão cobrar as diretrizes propostas pelo candidato, disse o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), membro da CCJ.O objetivo é que as promessas de campanha sejam efetivamente estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) dos governos.

Esse plano é um instrumento de planejamento que estabelece quais as estratégias serão feitas pelo governo. O Plano Plurianual compreende o período iniciado no exercício do mandato até o segundo ano de governo.

De acordo com a proposta, as promessas de campanha deverão estar estabelecidas nesse plano, que deve ser divulgado à população.* Com informações do Congresso em Foco AQUI.

Postar um comentário

0 Comentários